Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Holandesa é 1ª europeia a vencer maior mundial de miss para mulheres trans

Solange Dekker venceu no sábado (24) o Miss International Queen; brasileira Isabella Satorinne não entra no Top 11

Holandesa Solange Dekker recebe a coroa de Miss International Queen 2023

Holandesa Solange Dekker recebe a coroa de Miss International Queen 2023 Chalinee Thirasupa/Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na tarde deste sábado (24), aconteceu na Tailândia a 17ª edição do concurso de beleza Miss International Queen (MIQ), que é exclusivo para mulheres transgênero. Ao final da cerimônia, que tem um formato similar aos tradicionais certames de miss do setor, foi coroada a holandesa Solange Dekker, 27.

Primeira europeia a vencer o título, ela é natural de Amsterdã, tem 1,85m de altura e deixou para trás outras 21 candidatas. A partir de agora, em seu ano de reinado, ela vira embaixadora da "Royal Charity AIDS Foundation of Thailand", fundação tailandesa em prol do combate à AIDS, que recebe anualmente a doação dos lucros do evento.

A brasileira Isabella Satorinne, 29, que é do Pará, não entrou no primeiro corte de 11 semifinalistas. O tema do evento de 2023 foi "Pride Together", em alusão ao mês do Orgulho LGBTQIA+. Segundo a organização, a missão do MIQ é conscientizar e promover a igualdade entre homens e mulheres LGBTQIA+ e transgêneros, em todos os sentidos.

Como vice-campeã ficou a Miss Cingapura, Qatrisha Zairyah Kamsir, 32, seguida da Miss Estados Unidos, Melony Munro, 34, em terceiro. Completaram o Top 6 as representantes do México, Ivanna Cazares, 32 (quarto lugar), Filipinas, Lars Pacheco, 26, (quinto lugar) e Tailândia, Arissara Kankla, 22 (sexto). Vale registrar que a disputa sempre é realizada na cidade tailandesa de Pattaya, conhecida por suas belas praias.

MAIOR CONCURSO TRANS

Uma das competições nichadas mais conhecidas do universo dos concursos de beleza, o Miss International Queen surgiu em 2004 na Tailândia, país famoso por sua tolerância e aceitação de pessoas transgênero. A cultura trans é tão presente na sociedade tailandesa, que a cirurgia de mudança de sexo é uma das especilaidades da medicina do país, o que atrai pacientes do mundo todo.

As misses desfilaram em traje de gala, traje típico e as finalistas responderam a perguntas do júri no palco. A final de hoje foi exibida ao vivo em TV local e pelo canal do concurso no YouTube, para todo o mundo. Quem passou a coroa foi a filipina Fuchsia Anne Ravena, 28, vencedora de 2022.

Enquanto Ravena é a terceira representante de seu país a vencer a coroa, a única brasileira que reinou no trono mundial foi a paulista Marcela Ohio, em 2013. Ainda assim, o Brasil bateu três vezes na trave, e ficou em segundo lugar com a pernambucana Aleika Barros (2007), a carioca Jéssika Simões (2012), a mineira Valeska Dominik (2015) e, mais recente, com a cearense Lavine Holanda (2017).

Com 19 anos de existência, o evento é considerado o maior concurso de beleza para mulheres transgênero no mundo. Apesar de sua periodicidade anual, ele não foi realizado em três ocasiões, cancelado por motivos distintos: em 2021 devido à restrições impostas pela pandemia de Covid-19; em 2017 em respeito à morte do rei tailandês Bhumibol Adulyadej; e em 2008 por conta de conflitos políticos armados no país asiático.

Uma curiosidade é que, em 2010, quem defendeu o Brasil foi a estilista Michelly X, responsável por desenhar e produzir figurinos para famosos como Xuxa, Anitta, Ivete Sangalo, Pabllo Vittar e Glória Groove. Em 2020, ela também assinou o traje típico da gaúcha Julia Gama no Miss Universo daquele ano, quando a miss ficou em segundo lugar, perdendo apenas para a mexicana Andrea Meza.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem