Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Concurso Miss e Mister Rodeio Brasil consagra celebridades country no interior de SP

Evento terá 28 participantes e será domingo (25), em Barretos (SP)

Luana Sol, Tarcísio Lopes, Taci Pádua e Marcelo Focas - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste domingo (25), serão eleitos em Barretos, no interior paulista, os novos Miss e Mister Rodeio Brasil. O concurso de beleza temático celebra a 12ª edição do masculino, que acontece ininterruptamente e anualmente desde 2011, e a 7ª do feminino, ambos na cidade, distante 421 km da capital do estado. Ao todo, 28 participantes concorrem nas disputas, sendo 19 moças e 9 rapazes.

Segundo o diretor do concurso, Milton Figueiredo, para vencer é preciso ter "toda a delicadeza de uma miss e classe de um mister, com o adicional da rusticidade característica do povo caipira e sertanejo". "O conjunto dessas características, mescladas com simpatia, elegância e boa comunicação, irão definir os vencedores", conta.

Milton explica ainda que ambos os títulos "representam o público do rodeio, que gosta da música e do universo country e sertanejo, além de todos os pormenores da tradição caipira". Por isso, a única regra, desde a primeira edição, é que tenham afinidade e gostem dos universos sertanejo, country e caipira, e podem ser casados, ter filhos ou até mesmo serem pessoas transgênero –quesito que tem ganhado ênfase no mundo miss nos últimos anos.

Inclusive, a representante de Pedreira (SP), Sussu Lourenço, 23, que é professora de dança e atual princesa do rodeio de Jaguariúna (SP), é uma mulher trans. Na história do concurso, diz Milton, outros representantes da comunidade LGBTQIA+ já concorreram. Apesar dessa abertura, até o momento nenhuma miss ou mister trans venceu o título nacional.

Para se inscrever, basta ser maior de 18 anos ou emancipado, e não é necessário ser peão ou amazona. Do lado feminino, os perfis são variados e vão desde empresárias, modelos e influenciadoras digitais, a farmacêutica, socorrista e comissária de bordo. No grupo tem também manicure, biomédica e uma lash designer -especialista em cílios. No time masculino, tem DJ, cantor, educador físico e até um eletricista automotivo.

Os coroados levam para casa, além de uma quantia em dinheiro, prêmios e presentes de patrocinadores, um passaporte para curtir os 11 dias da Festa do Peão de Barretos deste ano. Eles também viram celebridades country, com presença VIP em todos os camarotes da Country Mix Gold em festas de peão pelo país. Eles vão suceder Fabíola Jeanne, de Cambuí (MG), e Max Willian, de Embaúba (SP), respectivamente Miss e Mister Rodeio Brasil 2022.

"Eu quis muito ser Miss Rodeio Brasil, me preparei bastante para conquistar o título, desde antes da pandemia", relata Fabíola. Max também sonhou com o título e valoriza sua conquista. "A história do concurso vai se fazendo a cada ano valorizando o homem e a mulher sertaneja e exaltando a cultura do rodeio do nosso país. É gratificante demais poder dizer que eu faço parte dela!", diz.

Além das tradicionais e famosas competições do Miss Universo, Miss Mundo, Miss Grand International, Miss Supranational e outras, os concursos de nicho tem cada vez mais ganhado espaço no setor. Entre os temas de mundiais, estão ecologia e América Latina, até cacau e café.

Nos últimos dias, inclusive, aconteceu em Montería, na Colômbia, o Reinado Internacional da Pecuária -ou Reinado Internacional de la Ganaderia, em espanhol. No concurso, as misses aprendem até a inseminar uma vaca -com apoio de especialistas e cuidados animais. Venceu a dominicana Adriana Paola Müller González e quem defendeu o Brasil foi a brasiliense Maiza Santa Rita.

SELETIVA

A final do Miss e Mister Rodeio Brasil 2023 será aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do concurso no Youtube e em suas redes sociais. O show está agendado para começar às 17h, na praça de alimentação do North Shopping Barretos.

Um corpo de jurados vai avaliar os candidatos com notas, em três etapas preliminares: entrevista (Comunicação), desempenho nas redes sociais (Social Media Challenge) e beleza plástica, harmonia corporal e saúde (Best Body). A miss e o mister que tiverem a maior somatória das etapas vão direto para o grupo de cinco finalistas de cada categoria.

Os outros quatro serão escolhidos na final, após desfile em traje de banho e traje country -que substitui as conhecidas performances em traje de gala, dos concursos mais tradicionais. No palco, os selecionados respondem a uma mesma pergunta e, após os votos nas respostas, são anunciados os titulares de 2023.

Por enquanto, segue Milton, os concursos não estão franqueados a nenhuma organização mundial. Ele analisa que não há hoje um certame de beleza do nicho country, a nível global, com infraestrutura substancial para mandarem candidatos do Brasil. "Mas seguimos de olho para caso surja algo que dê match com nosso evento".

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem