Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil

Miss Brasil Beleza Internacional 2023 tem 16 candidatas ao título; veja quem são

Escolhida será conhecida em 29 de agosto e representa o país em outubro no Japão

Eduarda Engel, Hilde Lima e Layla Nunes, candidatas a Miss Brasil Beleza Internacional
Eduarda Engel, Hilde Lima e Layla Nunes, candidatas a Miss Brasil Beleza Internacional - Montagem
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na noite da próxima terça-feira (29), acontece em Niterói (RJ) a edição 2023 do Miss Brasil Beleza Internacional. A competição, que elege uma representante do país para disputar o tradicional Miss International, terá neste ano um grupo de 16 misses de diferentes estados brasileiros. Elas lutam pela coroa que hoje pertence à carioca Isabella Oliveira, 25, titular de 2022.

O confinamento por aqui começou no último dia 23 e, desde então, as candidatas têm cumprido uma intensa agenda de ensaios e compromissos. Entre eles, estão visitas ao Cristo Redentor, às quadras das escolas de samba Vila Isabel e Salgueiro e ao governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Após a coroação, marcada para acontecer no Teatro Municipal de Niterói, a partir das 20h, a vencedora terá pouco tempo para preparar as malas. Isso porque a final do Miss International será no dia 26 de outubro em Tóquio, no Japão. Nas últimas décadas, o concurso quase sempre acontece no país asiático, onde fica a sede da organização.

A alemã Jasmin Selberg, 24, é a atual titular do mundial e foi eleita em dezembro, na 61ª edição do certame. Na ocasião, ela conquistou a terceira coroa da nação europeia, que venceu também com Iris Klein (1989) e Ingrid Finger (1965).

O Brasil venceu o Miss International uma única vez, com a carioca Maria da Glória Carvalho, em 1968. Entre as boas colocações recentes, o país entrou no top 10 em 2015 e 2014, e no top 15 entre 2011 e 2013. Porém, nenhuma brasileira se classifica desde 2016.

Apesar disso, nomes bastante conhecidos do showbiz nacional já estiveram nas passarelas da disputa japonesa, como o das atrizes Grazi Massafera (2004) e Rayanne Morais (2009).

Grazi Massafera no Miss Brasil 2004, quando ficou em 3º lugar e se tornou Miss Brasil Beleza Internacional
Grazi Massafera no Miss Brasil 2004, quando ficou em 3º lugar e se tornou Miss Brasil Beleza Internacional - Jose Patricio - 16.abr.2004/Folhapress

A eleição da Miss Brasil Beleza Internacional existe há mais de 60 anos e, vale lembrar, durante alguns anos não teve seletiva própria. Isso porque entre 1960 e 1980 e entre 1995 e 2016, a enviada tupiniquim ao Miss International era a segunda ou terceira colocada do Miss Brasil –o primeiro lugar ia para o Miss Universo. Desde 2017, um concurso próprio seleciona as candidatas brasileiras para a competição – menos em 2020 e 2021, já que foi cancelado em razão da pandemia de Covid-19.

O Miss International está entre os maiores concursos de beleza da atualidade. Ao lado dele estão na lista, por exemplo, também o Miss Universo, Miss Mundo (ou Miss World) e o Miss Grand international, vencido em outubro de 2022 pela paulista Isabella Menin.

O país com maior número de coroas até hoje é a Venezuela, com 8 vitórias, seguida pelas Filipinas, com 6. Ao lado da Alemanha, também possuem três pódios: Austrália, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Polônia e Reino Unido.

VEJA LISTA DE CANDIDATAS

  • Miss Alagoas, Raica Paz, 18, modelo
  • Miss Amazonas, Deily Veras, 20, modelo
  • Miss Bahia, Andressa Parrini, 21, professora de educação infantil
  • Miss Distrito Federal, Andressa Borges, pedagoga
  • Miss Espírito Santo, Larissa Birino, 22, modelo e professora de passarela
  • Miss Goiás, Layla Nunes, 24, influenciadora digital
  • Miss Mato Grosso, Weronica Sadmann, 21, modelo
  • Miss Minas Gerais, Ariadne Salgado, 25, influenciadora digital
  • Miss Pará, Fátima Grassi, 22, professora e influenciadora digital
  • Miss Paraíba, Karine Cardoso, 24, professora de idiomas
  • Miss Paraná, Hilde Lima, 28, modelo e promotora de eventos
  • Miss Pernambuco, Eduarda Nascimento, atriz e modelo
  • Miss Rio de Janeiro, Giovanna Araújo, 18, modelo
  • Miss Rio Grande do Norte, Beatriz Goulart, 22, marketing digital
  • Miss Santa Catarina, Eduarda Engel, 22, estudante de farmácia e atleta
  • Miss São Paulo, Sabrina Theodoro, 23, atriz

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem