Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil Miss Universo

Jakelyne Oliveira fala sobre os 10 anos do seu título de Miss Brasil Universo: 'Muitas armadilhas'

Modelo e atriz diz que precisou de sabedoria para tomar decisões num mundo tão encantador

Jakelyne Oliveira se apresenta durante o Miss Universo 2013
Jakelyne Oliveira se apresenta durante o Miss Universo 2013 - Darren Decker/Miss Universe Organization L.P., LLLP/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dez anos se passaram e muita coisa mudou. Jakelyne Oliveira era muito jovem quando venceu o título de Miss Universo Brasil 2013 –tinha apenas 20 anos. De lá para cá, são muitas experiências profissionais na bagagem. Foram diversos trabalhos como modelo e atriz, além de uma participação no reality show A Fazenda 12 (Record), em 2020.

Jake –como é carinhosamente chamada pelos fãs– vê sua trajetória com gratidão e orgulho. "É muito gratificante poder olhar para trás e ver todas as coisas que eu conquistei. Sem dúvida, ser Miss Brasil é um dos momentos mais marcantes da minha vida, apesar de também ter sido um dos mais difíceis", diz em entrevista exclusiva à coluna.

Hoje, com 30 anos e muitos desafios superados, ela relata que superou ciladas que surgiram após ser eleita —o que ela atribui à base familiar que tem. "Muitas armadilhas encontrei nesses últimos 10 anos, mas graças a Deus consegui passar por elas sem me prejudicar, sem me deixar ser levada."

A mato-grossense, que ostenta 8 títulos de miss em seu histórico, é uma das poucas brasileiras a chegar ao cobiçado Top 5 do Miss Universo. Em 2013, na Rússia, ela ficou em quinto lugar na edição do mundial, que foi vencido pela venezuelana Gabriela Isler. "Atribuo esse resultado à minha tranquilidade. Eu estava tão feliz em estar ali e foi tão leve, tão gostoso e um dos concursos que eu mais me diverti."

Namorada do cantor sertanejo Mariano, que conheceu em A Fazenda, a miss enumera as lembranças, bonitas e nem tanto, e fala de seu legado como miss. "Eu penso muito no próximo, me considero uma agente de transformação", destaca. Confira abaixo a entrevista completa.

Dez anos se passaram desde seu ano de miss. Como você se sente quando pensa nisso?
Me sinto muito feliz e realizada. É muito gratificante poder olhar para trás e ver todas as coisas que eu conquistei e todas as oportunidades que o Miss Brasil trouxe para a minha vida. A primeira porta que se abriu para mim no mundo do entretenimento quando eu vim morar em São Paulo foi o Miss Brasil. Então, eu sou muito, muito grata a essa oportunidade de conseguir transformar não só a minha vida, mas a vida daqueles que eu amo também.

Qual a lembrança mais bonita que você guarda do seu período de miss?
Quando eu falo de Miss Brasil, a primeira coisa que me vem à cabeça é o momento que eu venci no nacional, pois foi algo realmente muito inesperado. Eu, no auge dos meus 20 anos, não estava preparada para realizar esse sonho e me surpreendeu muito. Sem dúvida é um dos momentos mais marcantes da minha vida, que eu carrego também como um dos momentos mais felizes, porque foi a oportunidade que Deus me deu para transformar realmente a minha vida. Então dá até um friozinho na barriga só de lembrar, do momento que os apresentadores falaram que a vencedora era Mato Grosso.

E qual a lembrança mais chata?
A lembrança mais chata foram os primeiros meses de reinado, em que eu me sentia muito sozinha, sentia muita solidão. Eu estava em outro estado, longe da minha família, longe dos meus amigos e literalmente só trabalhava. Tudo aquilo me fortaleceu muito, apesar de ter sido um dos momentos mais difíceis da minha vida. Eu era muito jovem, sem conhecer praticamente nada desse mundão. Eu não tinha nem esse pensamento de morar em cidade grande, de vir para São Paulo. Meu intuito sempre foi me formar em engenharia agrícola e ambiental e ficar em Rondonópolis. Então foi algo realmente inesperado, difícil, mas me fortaleceu.

Qual você considera que foi o seu maior desafio no período?
O meu maior desafio nesse período foi tomar as rédeas da minha vida e saber que eu era responsável por todas as decisões. Eu sempre morei com a minha mãe, então era ela quem me ajudava muito em tudo que eu fazia, em tudo que eu precisava. Eu precisei ter essa consciência e sabedoria também para tomar as decisões corretas num mundo muito encantador, mas também cheio de armadilhas. Uma coisa que eu agradeço muito a minha mãe são as raízes, a base que ela me deu de educação. Independentemente do lugar em que eu esteja, eu sempre me recordo de tudo que ela me ensinou e, a partir disso, consigo tomar as melhores decisões. Também sempre com o direcionamento de Deus. Muitas armadilhas encontrei nesses últimos 10 anos, mas graças a Deus consegui passar por elas sem me prejudicar, sem me deixar ser levada. Sou muito grata por isso.

Você chegou ao cobiçado Top 5 do Miss Universo daquele ano. A que você atribui esse momento?
Eu atribuo esse resultado à minha tranquilidade mesmo. Eu estava tão feliz em estar ali e foi tão leve, tão gostoso e um dos concursos que eu mais me diverti. Eu não tive muito tempo de preparação, foi só um mês do nacional para o mundial, mas eu fui muito bem emocionalmente e psicologicamente. Entendo que isso me ajudou muito a ter tranquilidade na passarela. Eu não imaginava que eu chegaria ao Top 5 e, para mim, foi a maior vitória também poder estar lá entre tantas mulheres lindas de todo o mundo. Trazer esse resultado para o nosso país foi muito gratificante.

Depois do Miss você fez inúmeros trabalhos na TV e no mundo da moda. Qual deles você acha que foi o mais importante e por quê?
Eu sou muito grata a todos os trabalhos que eu fiz depois do meu reinado. Foram extremamente importantes para mim e me trouxeram aprendizado, conhecimento, muitas oportunidades para poder crescer, trabalhar a minha carreira, minha imagem… Quando eu penso em televisão, a primeira coisa que me vem à mente foi a proposta que recebi de fazer uma minissérie da Globo assim que eu entreguei o título de Miss Brasil à minha sucessora. É um marco muito grande na minha história, pois eu estava em um período de muita incerteza se ia continuar em São Paulo ou voltar para Rondonópolis. Eu pedia muito para Deus me dar um sinal do que eu deveria fazer e lembro que eu estava em Fortaleza, onde aconteceu o concurso, e no dia seguinte recebi a ligação. Na hora que apareceu 021 no telefone eu até assustei! Me convidaram para fazer esse teste e eu vi isso como uma resposta de que eu deveria permanecer nesse caminho e me dedicar a isso.

Você acredita que sua participação em A Fazenda ajudou a humanizar a figura da miss?
Acredito que sim, pois A Fazenda me trouxe uma visibilidade muito grande para eu mostrar não só o mundo miss, mas quem é a Jakelyne real, que existe fora das redes sociais, fora da televisão. Com o reality, eu me aproximei mais das pessoas e pude conquistar o coração de muita gente que me acompanha até hoje. Eu sou muito grata por essa oportunidade!

Na Fazenda você conheceu seu atual parceiro. O que você trouxe da sua experiência como miss para seu relacionamento?
O que eu trago do mundo miss para a minha vida diariamente é a postura, a elegância, a comunicação, o jeito de me portar, de me vestir. E, claro, isso se reflete também em todos os meus relacionamentos, inclusive com meu parceiro de vida.

Hoje, qual seu balanço de reinado e qual você acha que é o legado que deixou?
O balanço de reinado nestes 10 anos foi construído com muita resiliência e educação. Eu lembro que na época de miss me chamavam nos bastidores de Miss Simpatia, por ser uma pessoa humana e simpática. Eu penso muito no próximo, me considero uma agente de transformação, acredito que esse seja o meu legado aqui na Terra.

Como está hoje sua relação com o mundo miss?
Neste ano em que eu comemoro 10 anos de Miss Brasil estou ainda mais presente neste universo, inclusive muito empolgada com os projetos para o mês de comemoração. Quero falar da minha história e relembrar também outras misses, celebrando a trajetória de cada uma.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem