Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Universo já tem data e local; veja agenda de concursos de 2023 e as representantes do Brasil

Segundo semestre vai concentrar as disputas dos principais títulos de beleza mundiais

Da esq., a misses Adriana Yanca, Mari Brechane e Letícia Frota
Da esq., a misses Adriana Yanca, Mari Brechane e Letícia Frota - Montagem
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após a correria do primeiro semestre, no qual foram eleitos as misses e os misters nacionais ao redor do mundo, os olhos agora se voltam para os concursos de beleza mundiais. A maioria das datas já foi anunciada.

Boa parte dos representantes brasileiros também já foram eleitos. Com isso, haverá tempo para eles se prepararem para representar o país da melhor forma possível a fim de conquistar boas colocações.

Confira abaixo uma lista dos principais concursos que já estão com data e locais anunciadas —e saiba quem representa o Brasil em cada disputa.

MISS UNIVERSO 2023

O concurso de beleza mais conhecido pelos brasileiros teve sua data anunciada no final da semana passada. A coroação da Miss Universo 2023 será no dia 18 de novembro e acontecerá, pela primeira vez, em El Salvador, na América Central.

A 72ª edição do mundial será a primeira 100% sob a gestão da empresária tailandesa transgênero Anne Jakrajutatip. Ela adquiriu a marca em meados do ano passado e promete impulsionar o Miss Universo como nunca antes.

Quem passa a coroa é a norte-americana R’Bonney Gabriel, 29, eleita em janeiro deste ano em Nova Orleans (EUA). A defensora do Brasil é a modelo gaúcha Maria Eduarda Brechane –ou apenas Mari Brechane–, de 19 anos. Natural de Rio Grande (RS), ela foi eleita no mês de julho, em São Paulo.

MISS MUNDO 2023

Um dos mais tradicionais concursos de beleza do planeta volta a acontecer após um hiato de pouco mais de dois anos. A atual vencedora, a polonesa Karolina Bielawska, 24, foi eleita em março de 2021. A final da 71ª edição está agendada para o dia 9 de dezembro em Mumbai, na Índia.

A Miss Brasil Mundo é a amazonense Letícia Frota, 20, eleita em agosto de 2022, em Brasília. Ela é a primeira mulher do estado a vencer o título nacional.

MISS GRAND INTERNATIONAL 2023

A 11ª edição do Miss Grand International, o mais novo queridinho da indústria dos concursos de beleza, vai acontecer no Vietnã. A final será no dia 25 de outubro, quando a brasileira Isabella Menin, atual vencedora, passa a coroa. Isabella é natural de Marília, no interior paulista, e venceu o mundial em outubro passado, na Indonésia.

Quem defende o país e tem a difícil missão de conquistar a segunda coroa seguida para o Brasil é a modelo fluminense Adriana Yanca, 26, eleita em junho passado em Foz do Iguaçú (PR). Adriana é cirurgiã-dentista e venceu o título nacional após disputar dez concursos de franquias diferentes.

MISS INTERNATIONAL 2023

O tradicional concurso de beleza feminina, que tem sede no Japão, tem sua 61ª coroação agendada para o dia 26 de outubro em Tóquio –um dia depois da final do Miss Grand International.

A atual vencedora é a alemã Jasmin Selberg, 23, que se despede do trono na ocasião. A defensora do país, que ganha o título de Miss Brasil Beleza Internacional, ainda não foi eleita e será conhecida no final de agosto.

MISS TERRA 2023

A final do mundial que destaca misses que se envolvem com a causa ambiental será no dia 16 de dezembro, também no Vietnã. Quem passa a coroa é a coreana Mina Sue Choi, 24, eleita em novembro passado, nas Filipinas.

Quem defende o Brasil é a cearense Morgana Carlos, 27, eleita em maio deste ano, em São Paulo.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem