Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo miss brasil

Miss Universo 2022: Mia Mamede, a Miss Brasil, usará traje típico inspirado na lenda folclórica da sereia Iara

Organização revela ainda, com exclusividade, nome do estilista dos dois vestidos de gala de Mia, além de detalhes do guarda-roupa que será usado na disputa, dia 14 de janeiro, nos Estados Unidos

Croqui do traje típico que a capixaba Mia Mamede vai usar no Miss Universo
Croqui do traje típico que a capixaba Mia Mamede vai usar no Miss Universo - Bruno Oliveira
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ano de 2023 mal começou e o mundo miss já volta a se ouriçar. Isso porque nesta segunda (2), as 86 candidatas do Miss Universo 2022 iniciaram seus embarques rumo a New Orleans, nos Estados Unidos, para dar entrada no confinamento da competição. A representante do Brasil, a capixaba Mia Mamede, 27, é uma delas e está levando consigo um total de 120 kg de roupas e acessórios, distribuídos em seis malas, fora as bolsas de mão.

O estilo que Mia vai apresentar em seus looks até a final, agendada para o dia 14 de janeiro, será bastante colorido, com alguns vestidos curtos e muito salto alto, conta com a diretora geral do Miss Brasil Universo, a modelo Marthina Brandt, 30, em conversa com a coluna.

A diretora também revelou, com exclusividade, dois segredos guardados a sete chaves: o nome do estilista escolhido para criar os vestidos moda noite e o tema do traje típico de Mia. Enquanto as duas peças de gala – da preliminar e da final – são assinadas pelo Ateliê Junior Concept, de Uberlândia (MG), a fantasia é do designer paulista Bruno Oliveira.

"Junior é um profissional extremamente dedicado, que ama o que faz. Sobre o Bruno, ele tem um talento fora do comum, e sabe trabalhar como ninguém mesclando dois temas diferentes. No nosso caso, ele juntou o folclore brasileiro com o oceano, que é algo que a Mia se identifica bastante. A inspiração foi a lenda folclórica da sereia Iara, mesclada com uma deusa da água".

Na organização do concurso desde 2020, Marthina é dona do título de Miss Universo Brasil 2015 e trabalha como modelo há mais de dez anos. Sua parte favorita da preparação é, justamente, o guarda-roupa, e todo o processo que envolve a escolha das roupas que a miss usará.

Miss Brasil 2022, Mia Mamede, embarca no aeroporto de Guarulhos (SP) rumo aos EUA, onde vai disputar o Miss Universo
Miss Brasil 2022, Mia Mamede, embarca no aeroporto de Guarulhos (SP) rumo aos EUA, onde vai disputar o Miss Universo - Reprodução/Instagram

"Eu gosto de participar ativamente de todos os setores da empresa, mas com certeza a mala para o Miss Universo é uma das coisas que me deixam mais confortável e animada. Muitas pessoas acham que é algo fácil, que é só colocar vestidos brilhosos, saltos e está tudo certo. Mas não é nada disso", explica.

"É um processo bem mais complexo, já que essas roupas precisam trazer a identidade da miss que vai usá-las. É nosso papel respeitar isso, trazendo modernidade, por isso, ao longo dos últimos meses, lapidamos o guarda-roupa de Mia, mostrando a ela tendências e limpando um pouco da imagem que traziam antes do título nacional", completa.

Desde que foi eleita em julho do ano passado, Mia Mamede vem se preparando para representar o país no Miss Universo com ajuda de Marthina e uma série de experts. Técnicos de desfile, oratória e idiomas, além de profissionais de saúde fizeram parte desse time.

Jornalista graduada na Universidade de Nova York, a Miss Brasil fala fluentemente inglês, é apresentadora, influenciadora digital e se considera uma comunicadora nata. Se vencer, ela quebra um jejum de mais de 50 anos no certame, já que a última vez que o Brasil venceu foi em 1968, com a baiana Martha Vasconcellos.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem