Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo

William Bonner desmente fake news sobre saúde e esclarece afastamento do JN

Apresentador foi submetido a um procedimento cirúrgico e avisa que voltará ao noticiário na quarta

William Bonner vira meme após abrir latinha de água durante apuração
William Bonner foi alvo de notícia falsa sobre saúde: não houve internação às pressas, esclareceu - Reprodução/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Afastado do Jornal Nacional há alguns dias, William Bonner foi alvo de notícias falsas sobre sua saúde e resolveu se manifestar em seu perfil no Instagram para esclarecer que não houve "internação às pressas", como foi publicado por um site que ele chama "caça-clique". O jornalista informou que foi submetido a um procedimento de laparoscopia para a eliminação de hérnias inguinais, algo relativamente comum. E contou que estará de volta ao expediente na quarta-feira, 22, passado o Carnaval.

Bonner aproveitou o feriado prolongado para resolver a questão, como conta aqui.

"Ninguém me procurou pra verificar a veracidade da fofoca antes de publicar o caça-cliques. Se tivessem feito isso, saberiam que no dia 10 de fevereiro passei por um procedimento de laparoscopia pra eliminar hérnias inguinais. Não foi ontem, mas há 9 dias. E tudo ocorreu dentro do previsto pra casos assim. Sem urgência nenhuma, sem correria. Portanto, nada 'às pressas'."

"No dia seguinte, sábado, 11 de fevereiro, eu já estava em casa. Tirei uma licença do trabalho, porque o procedimento exige repouso de alguns dias - e meus chefes me aconselharam a emendar com a folga do Carnaval. Foi bom, porque o meu umbigo passou a me lembrar a toda hora que ele existe."

O apresentador informa ainda que está muito bem, "obrigado". E deseja "saúde pra todo mundo."

AS PAUSAS DO ÂNCORA

No meio do ano passado, antes de encarar o longo expediente exigido por uma campanha eleitoral à presidência --campanha esta que viria a se mostrar a mais tensa da história democrática do país-- e a consequente posse do novo chefe de Estado, Bonner teve direito a alguns períodos de folga do JN. Na ocasião, também foi alvo de publicações que davam como certo um processo de desaceleração que culminaria com sua saída da bancada do JN ao fim deste ano.

Segundo a tese publicada por outros sites na época, o apresentador ganharia uma nova função na emissora, a fim de encontrar uma rotina menos cansativa. Em declaração a esta coluna, Bonner disse: "Meus planos profissionais estão todos concentrados no Jornal Nacional e em projetos do jornalismo da Globo para os quais fui e ainda vier a ser escalado".

"Estou completando nesses dias de junho exatos 36 anos na Globo e me sinto com energia e disposição para seguir por muito tempo no desempenho de um trabalho que considero de enorme relevância paro o nosso país."

Na ocasião, o jornalista também atribuiu as publicações sobre sua saída do JN à indústria de caça-cliques da internet, um modelo vigente hoje pela distribuição de publicidade do Google, que remunera links de acordo com o número de visualizações daquele endereço. Quanto mais determinada publicação é vista, mais os anúncios nela inseridos são alcançados e mais o proprietário daquele site ganha dinheiro.

"Não sei quem inventa esses botos de que eu pretenderia sair da Globo", afirmou Bonner na época à coluna. "Mas a intenção é óbvia: ganhar dinheiro ao levar pessoas a clicar no link enganoso. Meu nome e os de outros colegas da Globo têm sido usados sistematicamente com esse propósito por sites que vivem desse expediente baixo", disse.

Em novembro, pouco antes de completar 59 anos, Bonner completou 26 anos e 7 meses à frente do JN, superando a marca recorde de Cid Moreira, a quem veio a substituir em 1996.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem