Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Globo define título de sucessora de 'Travessia'; conheça a trama

Novela de Walcyr Carrasco é ambientada no Mato Grosso do Sul, mesmo estado que sediou 'Pantanal'

Cauã Reymond, Bárbara Reis e Johnny Massaro
Caio (Cauã Reymond), Aline (Barbara Reis) e Daniel (Johnny Massaro) fazem o trio amoroso central da novela 'Terra e Paixão', da Globo - João Miguel Jr./Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de cogitar "Terra Vermelha", marca que já tem dono, e "Terra Bruta" como títulos de sua próxima novela das nove, a Globo definiu "Terra e Paixão" como nome definitivo da história que Walcyr Carrasco escreve para suceder "Travessia", de Gloria Perez, atualmente no ar.

O batismo foi antecipado pela jornalista Carla Bittencourt no site Notícias da TV e confirmado pela Globo junto às primeiras informações sobre a novela difundidas pela emissora.

A estreia está prevista para a primeira semana de maio e as gravações estão em andamento desde janeiro, nas cidades de Dourados e Deodápolis, no Mato Grosso do Sul, mesmo estado que serviu de cenário a "Pantanal".

Dessa vez, teremos Tony Ramos como o grande fazendeiro cuja herança é alvo de discórdia na família, papel que já foi de Antonio Fagundes em outros enredos semelhantes, como "Renascer" e "O Rei do Gado", e de Marcos Palmeira em "Pantanal", todas de Benedito Ruy Barbosa.

CLICHÊS REPAGINADOS

A divergência, na nova trama, é mais provocada pela esposa, Irene, vivida por Glória Pires, que tenta emplacar seu filho, Daniel (Johnny Massaro), como sucessor do pai, em detrimento de Caio (Cauã Reymond). Caio é filho do primeiro casamento de Antonio La Selva, o patriarca de Tony Ramos, que ganhou de Carrasco esse sedutor batismo para o mercado de TV hispânico e poderia bem ser um herói mexicano.

Mas os irmãos se amam, esse é um ponto fora da curva de enredos semelhantes a esse. A questão, de novo aproximando o folhetim dos scripts mais manjados, é que eles vão se apaixonar pela mesma mulher, sem noção da coincidência.

NEGRITUDE NO PROTAGONISMO E ATRÁS DAS CÂMERAS

A mocinha é Aline, papel de Barbara Reis, que ganha aí sua primeira protagonista e recoloca no horário mais nobre da TV uma protagonista negra.

Nesse quesito, vale destacar as presenças de Jeferson De e Juliana Vicente, dois cineastas negros e prontos para trazerem sua vivência à obra, na equipe de direção liderada por Luiz Henrique Rios.

"Aline começa uma trajetória para defender seu legado e construir um futuro melhor para si e para sua família", informa o primeiro texto distribuído pela Globo sobre a história. "Após o assassinato do marido em uma tentativa de invasão das terras onde vivem, a professora se torna produtora agrícola sem nunca ter plantado uma semente, enfrentando tudo e todos para realizar seu novo sonho."

A história também promete contemplar a diversidade por meio de personagens indígenas, uma lacuna deixada por "Pantanal", e agora conta inclusive com consultoria do escritor Daniel Munduruku.

O elenco que foi até o Mato Grosso do Sul para gravar contou ainda com Agatha Moreira, Debora Ozório, Inez Viana, Charles Fricks, Tatiana Tibúrcio, Flávio Bauraqui, Amaury Lorenzo e Tairone Vale. Susanna Vieira também estará em cena.

O AGRO É POP

Carrasco e Rios, autor e diretor, se dizem fascinados com o avanço tecnológico que hoje norteia a produção agrícola, e prometem escancarar longos planos de plantações na tela do horário. O espectador dos grandes centros urbanos há de se sentir confortado com o que lhe parece um certo escapismo, ao menos no que diz respeito ao cenário.

Carrasco escreve com colaboração de Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti e Cleissa Regina. A equipe de direção tem também Tande Bressane, Joana Clark e Felipe Herzog, com direção-geral de João Paulo Jabur.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem