Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu pantanal

Saudade de 'Pantanal' será um obstáculo para 'Travessia'

Em ação fora do comum, Globo escala elenco da novela que acabou para promover nova trama

Cena de casamento no final de Pantanal
Marcos Palmeira e Dira Paes na novela 'Pantanal' - último capítulo - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando Glória Perez e Mauro Mendonça Filho se veem diante da pergunta que os desafia a responder como suceder uma novela de tamanho engajamento e audiência como "Pantanal", a autora e o diretor de "Travessia", que estreia nesta segunda-feira (10), na vaga das 21h30 da Globo, respondem, com toda a segurança, que é muito melhor substituir um produto de grande ibope do que o contrário.

Em tese, é sempre mais hercúleo assumir a tarefa de reerguer os números do horário. há uma ressaca normal que acomete o público entre uma novela e outra: após passar seis ou sete meses acompanhando diariamente um folhetim, e mais ainda aqueles que geram certa dependência emocional no telespectador, a plateia tende a prometer que não se deixará envolver pela nova história.

No caso de personagens que geraram tamanho envolvimento no público, como Jove, Juma, José Leôncio, Filó, Maria, Trindade e até Tenório, essa ressaca é ainda maior.

A sensação vigente foi bem traduzida pela recente coluna de Rosana Hermann neste F5: "Como vamos viver sem 'Pantanal?" É claro que o nosso emocional estará sempre aberto a receber novas emoções, mas nesse começo de estrada, a missão de "Travessia" será um desafio.

A direção da Globo tem ciência disso, evidentemente, porque pesquisas sobre comportamento de público são o que não faltam ao planejamento da programação da emissora. Não é por outro motivo que parte do elenco de "Pantanal" foi escalado para trabalhar após o fim das gravações da novela, sendo convocado para comparecer ao Domingão com Huck que vai ao ar neste domingo, 9, para formalizar uma espécie de passada de bastão para parte do cast de "Travessia".

Normalmente, o lançamento de uma nova produção da casa é marcado pela presença de seus atores nos programas da emissora, mas as estratégias de promoção nunca incluem nomes da novela que já acabou.

A convocação dos pantaneiros para a véspera da estreia de "Travessia" se explica justamente pela força que o enredo de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi deixa no imaginário das pessoas.

OUTRO REI DO GADO

É também no embalo da saudade deixada por "Pantanal", que a Globo anunciou bem na sexta-feira, 7, poucas horas antes de exibir o último capítulo da novela, que a próxima reprise do Vale a Pena Ver de Novo será "O Rei do Gado", de 1996, outro hit de Ruy Barbosa.

Já revisitada por duas vezes na faixa do Vale a Pena, "O Rei do Gado" sempre elevou a audiência do horário. Dirigida por Luiz Fernando Carvalho, a trama tem na sua primeira fase, com Tarcísio Meira, Eva Wilma, Vera Fischer, Antônio Fagundes, Letícia Spiller, Marcello Antony, Leonardo Brício e Caco Ciocler, uma das produções mais magistrais da história da TV. Vale muito a pena ver de novo.

E a nostalgia que remete a "Pantanal" não fica apenas no texto de Ruy Barbosa, incluindo também Almir Sater, figura icônica das duas versões da saga dos Leôncios, e Sérgio Reis, que na ocasião voltou a fazer dupla com o pai de Gabriel Sater, como na "Pantanal" original.

Estreia em novembro.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem