Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu pantanal

'Pantanal': último capítulo ultrapassa 34 pontos em SP

Saldo total da novela supera 'Um Lugar ao Sol', 'Amor de Mãe' e 'A Força do Querer'

Cena de casamento no final de Pantanal
Marcos Palmeira e Dira Paes na novela 'Pantanal' - último capítulo - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O último capítulo de "Pantanal" rendeu pico de 34,5 pontos na Grande São Paulo, região com maior investimento publicitário do país, chegando perto do patamar alcançado no final de "Amor de Mãe", que obteve 35,7 pontos.

No saldo total de seus 168 capítulos, o folhetim de Bruno Luperi baseado na obra do avô, Benedito Ruy Barbosa, chegou perto de um nível que a Globo não via desde "A Força do Querer", de 2017.

"Pantanal" se manteve nos 30 pontos de média ao longo de toda a novela, segundo dados do PNT, o Painel Nacional de TV da Kantar Ibope Media, que mensura as 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país.

Cada ponto em São Paulo corresponde a 205.755 pontos, e no PNT, a 713.821 pessoas, segundo dados da Kantar Ibope Media.

A novela de Bruno retomou não só índices que a Globo não via havia quatro anos, como trouxe uma plateia jovem para a frente da TV.

De acordo com pesquisas internas da emissora, "Pantanal" atraiu uma geração que nunca antes havia parado para acompanhar um folhetim.

A direção da emissora atribui isso ao protagonismo jovem de Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen), a estratégias de lançamento casadas com o BBB, que tem larga audiência de baixa faixa etária, e à própria idade do autor, Luperi, 34 anos.

Além de tudo isso, evidentemente, fica a convicção de que estávamos diante de um clássico, ou de um fenômeno, história que arrancou uma fatia de audiência da Globo há 32 anos e voltou a mobilizar o público agora, com um adendo: a viralização de situações nas redes sociais, universo inexistente em 1990.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem