Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Mano a Mano é Top 3 no Spotify e garante continuação em 2023

Em 2022, podcast de Mano Brown só perde para o Podpah e 'A Mulher da Casa Abandonada', da Folha

O rapper Mano Brown no documentário sobre o grupo
Mano Brown no documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo, da Netflix - Netflix/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com oito episódios da terceira temporada já disponíveis, Mano Brown faz uma pausa de final de ano e retorna no início de 2023 com episódios inéditos para encerrar esta safra, tendo boas perspectivas para uma 4ª temporada de conversas.

O rapper fecha 2022 na 3ª posição entre os podcasts mais ouvidos no Spotify no Brasil. A liderança no segmento foi do Podpah, de Mítico e Igão, que emplaca um honroso 24º lugar no ranking mundial. O segundo lugar do ano ficou com o hit "A Mulher da Casa Abandonada", enredo produzido por Chico Felitti para a Folha. Em 4º lugar vem o Café da Manhã, outro podcast da Folha.

Na Bahia, Mano a Mano é vice-líder no segmento, ficando em 3º em São Paulo e no Rio de Janeiro, com vaga assegurada no Top 5 dos rankings em Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Neste ano que vai chegando ao fim, as ótimas conversas guiadas pelo músico tiveram duas temporadas, uma estreando em 24 de março, e outra, em 27 de outubro.

Em 2021, o encontro entre Mano Brown e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na primeira temporada do podcast foi o episódio de podcast mais escutado no Spotify no país.

Sem botar no convidado aquela pressão de entrevistado, Mano puxa uma conversa capaz de deixar as pessoas muito à vontade para relatar histórias, episódios e análises pouco exploradas em entrevistas convencionais.

Com vivência preta periférica, e protagonista de uma história vitoriosa no ativismo contra segregação e o racismo velado no Brasil, Mano traz aos ouvintes um universo historicamente ignorado pelas grandes vitrines de mídia no país. Mesmo quem se avizinha desse cenário encontra na sua prosa elementos úteis, normalmente camuflados pela segregação estrutural em que o Brasil foi forjado, para a reflexão que pode transformar tantas distorções sociais ao nosso redor.

Nesta 3ª temporada, Brown já conversou com Gregório Duvivier, Djavan, Linn da Quebrada, Silvio Almeida, Walter Casagrande Jr., colunista da Folha, Padre Júlio Lancellotti, Charles do Bronx e Txai Suruí.

Da 2ª safra, guarda diálogos com Emicida, Jojô Todynho, Seu Jorge e Jeferson De, Yuri Marçal e Felipe Kot, Sidarta Ribeiro, Dilma Rousseff, Cecília Olliveira e André Caramante, Thiaguinho, Salgadinho e Marquinhos Sensação, Rabino Ventura, Sueli Carneiro, Kondzilla, Mãe Carmen de Oxum e Ebomi Cici de Oxalá, Dom Filó, Katiuscia Ribeiro e Salloma Salomão, Luizão Chic Show e Zeca Pagodinho.

Com direção criativa de Spotify Studios e Gana e produção de Spotify Studios, MugShot e Boogie Naipe, Mano a Mano é um podcast Original Spotify com episódios inéditos todas às quintas-feiras, grátis, só no Spotify.

NA TELA

Aproveito a carona deste texto para lembrar sobre o bom documentário sobre os Racionais, "Das Ruas de São Paulo para o Mundo", disponível na Netflix, que traz a trajetória do grupo, suas raízes com a periferia e uma boa radiografia sobre o poder de se comunicar com a massa periférica, operando transformações positivas.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem