Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Quinta negra eleita Miss SP, Milla Vieira vendia doces em barraca: 'Orgulho das minhas origens'

Modelo e apresentadora se prepara agora para defender o estado no Miss Universe Brasil 2024

Miss Universe São Paulo 2024
Paulistana Milla Vieira é a Miss Universe São Paulo 2024 - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na madrugada desta quinta-feira (24), a modelo e apresentadora Milla Vieira foi coroada a nova Miss Universe São Paulo. A partir de agora ela, que representou a cidade paulista de São Bernardo do Campo, começa a se preparar para defender o estado na final do Miss Universe Brasil, agendada para 19 de setembro, em São Paulo.

"Foi uma emoção muito grande, porque eu me preparei muito e estava disposta a dar o meu melhor. Ter a oportunidade de que meu esforço seja visto e valorizado é muito importante. Fiz aulas de tudo: idiomas, passarela, oratória… então quando ouvi meu nome como vencedora, um filme passou na minha cabeça, com todas as escolhas que fiz até aqui", diz ela, em conversa exclusiva com a coluna.

Com a vitória, Milla se tornou a quinta mulher negra a ser Miss São Paulo (Universo). Antes dela, também usaram a coroa Karen Porfirio (2017), Sabrina Paiva (2016), Sílvia Novais (2009) e Joyce Aguiar (2001). O concurso paulista, que elegeu sua primeira representante em 1954, celebrou sua 68ª edição.

"Sou uma mulher preta, de família humilde, que criou suas próprias oportunidades. Quero humanizar a miss, mostrar que é uma pessoa real. Quero que outras mulheres, não só as paulistas, olhem para mim, se inspirem em minha história de vida e vejam que também podem alcançar seus sonhos", explica a miss, que disputou o posto com outras 31 candidatas e foi coroada por Vitória Brodt, vencedora de 2023.

"Estar de novo com uma coroa na cabeça me faz olhar para trás e entender o quanto sou grata a tudo isso, principalmente neste momento tão especial que é o fim do etarismo no Miss Universo. Acredito que esse fato nos faz ficar mais próximos de mulheres reais", analisa ela, que tem 33 anos.

Natural da capital paulista, Milla é a mais nova de quatro irmãos e começou a trabalhar cedo para ajudar na renda de casa. "Aos 11 anos eu vendia cocada e doces na barraca da minha família, em festas populares. Passei toda minha adolescência no comércio popular. Mas não tenho vergonha e, sim, muito orgulho das minhas origens e de ter chegado onde cheguei", conta.

Uma curiosidade é que a modelo pode ser considerada uma "miss de carreira", uma vez que já participou de outros concursos no passado. Sua jornada entre faixas e coroas começou em 2014, quando foi eleita para representar o país no Miss Supranational daquele ano, na Polônia. A partir daí, começou a receber propostas para trabalhos como modelo em todo o mundo e morou em países como México, Espanha, África do Sul, Estados Unidos, Uruguai e Itália.

"Foi uma experiência muito importante para mim, pois me desenvolvi como pessoa e passei a ver o quanto o mundo é bem maior do que eu imaginava. Mudou minha vida da água pro vinho desde o momento em que eu decidi agarrar as oportunidadea que o mundo miss me proporcionou —e sou eternamente grata", afirma.

Poliglota, Milla fala fluentemente inglês e espanhol, algo que ela acredita que hoje é mais que essencial para uma miss contemporânea. "A miss é brilho, inspiração e conexão. Ter o poder de se comunicar com todos é essencial para a vida. A palavra é a arma mais poderosa que a gente tem. Quero utilizar desse meu conhecimento para conquistar o Miss Brasil e depois o Miss Universo", avisa.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem