Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Novo jornal da GloboNews livra Júlia Duailibi de acordar de madrugada

Lançamento de GloboNews Mais valoriza corrida eleitoral em cenário tecnológico

A jornalista Júlia Duailibi
Júlia Duailibi em evento da Globonews no Museu da Casa Brasileira - Globo / Daniela Tovianksy
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Após quase cinco anos acordando bem antes de o sol nascer, Júlia Duailibi recupera o fuso horário de gente dita normal e passa a comandar uma nova faixa na GloboNews, bem no meio da tarde, a partir desta segunda-feira (15). Isso significa a chance de poder tomar café da manhã, almoçar e até jantar com os filhos, sem ter de madrugar às 3h para estar nos estúdios a partir das 6h, como acontecia desde 2017, primeiro na Band, e logo na GloboNews.

Se antes os anseios do púbico incluíam elementos de quem está começando o dia e preparando o café para iniciar a jornada de trabalho, o GloboNews Mais agora alcançará o telespectador em pleno voo dos acontecimentos do dia e, a essa altura de agosto, do cenário pré-eleitoral.

Julia Duailibi e Tiago Eltz comandam o novo jornal vespertino GloboNews Mais
Julia Duailibi e Tiago Eltz comandam o novo jornal vespertino GloboNews Mais - Divulgação

"Tem uma mudança de conteúdo, agora muito mais centrado em política", diz ela em conversa com a coluna. Júlia terá a companhia de Tiago Eltz e dois colunistas fixos na nova faixa: Mauro Paulino, especializado em pesquisas eleitorais, e Otávio Guedes, com quem ela já formava uma das duplas mais ricas em repertório de argumentos nos debates exibidos ao longo da jornada à frente do Em Ponto, de manhãzinha.

Como novidade no novo expediente, o GloboNews Mais terá uma bancada, ainda que os apresentadores não fiquem engessados à presença desse elemento. O posicionamento de câmeras valoriza a presença de quem estiver no estúdio e do telão, espaço que serve de vitrine a recursos tecnológicos, com direito a imagens de realidade aumentada.

"O jornal é muito conversado, fazendo pouco recurso de teleprompter, é um jornal que acontece na hora", ela explica.

Uma das grandes aflições dos jornalistas nesse período pré-eleitoral diz respeito à habilidade em driblar notícias falsas. Para tanto, a GloboNews conta com a equipe de checagens do Fato ou Fake, que auxilia todos os telejornais do canal, com dados e análises, além da autonomia para inspirar a pauta, quando necessário.

A nova faixa também jogará holofotes sobre os palanques regionais, em cada estado, como, por exemplo, o embate entre Arthur Lira (PP-AL) e Renan Calheiros (MDB-AL), mergulhando nas questões locais que interferem no cenário nacional.

ELAS MANDAM

O GloboNews Mais virá logo na sequência do Estudio i com Andréia Sadi, reforçando a predominância feminina no canal. "Eu sinto um retorno do público que gosta dos assuntos de política serem tratados por mulheres e, sinto um carinho especial pelo Papo de Política", diz Júlia sobre o programa comandado com Sadi, Natuza Nery e Flávia Oliveira.

"Sinto como homens e mulheres nos abordam, e esse carinho do Papo de Política acaba se refletindo no meu trabalho e no trabalho de cada uma de nós." Com carreira construída em jornais impressos, Júlia sabe que o público valoriza a informação, a análise e o furo jornalístico de quem domina o assunto com segurança e boas fontes.

Na segunda-feira (1º), as meninas do Papo de Política fizeram uma conversa presencial no Museu da Casa Brasileira, performance especial para anunciar a nova linguagem visual da GloboNews frente a anunciantes. Na ocasião, o quarteto sublinhou o momento pré-eleitoral e a importância do voto para deputados e senadores, e Júlia fez questão de ressaltar que muito poucos eleitores escolhem seu senador com ciência sobre o suplente de cada candidato, figura que muito frequentemente já está escalada para algum cargo no futuro governo, atendendo às alianças feitas nesse período pré-eleitoral.

"Tem que saber em quem vai votar, mas também quem você estará levando para a cadeira de fato", alertou ela.

Para Sadi, qualquer que seja o presidente eleito, o povo terá uma conta a pagar. "Precisamos saber se vamos querer pagar a conta do orçamento secreto ou a da fome", disse ela, reconhecendo que prefere se debruçar sobre a segunda opção.

No aclamado grupo feminino em destaque hoje na GloboNews, que inclui ainda Aline Midlej e Leilane Neubarth, um ponto masculino foge da curva. Após o Globonews Mais, Cesar Tralli segue com o Edição das 18, sendo hoje o nome masculino mais bem quisto pela audiência do canal de notícias da Globo, segundo pesquisas internas.

Não à toa, Tralli é o único profissional que hoje dá duplo expediente no comando diário de noticiários de rede pela TV aberta, onde apresenta o Jornal Hoje, e pela TV fechada do grupo Globo.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem