Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Globo lança nova campanha pelo jornalismo profissional

Em ano de eleições, profissionais destacam importância da apuração da notícia para a democracia

Cesar Tralli
Cesar Tralli nos bastidores da GloboNews em campanha sobre o jornalismo profissional em véspera de eleições - Daniela Toviansky/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Globo coloca no ar nesta quarta-feira (13) mais uma etapa da campanha disposta a esclarecer a longa distância que separa o jornalismo profissional da larga difusão de informações e opiniões de toda ordem promovida principalmente por redes sociais.

Contra a desinformação e seus males, os critérios que regem a definição do que é ou não notícia, sua relevância para a democracia e os elementos que levam à apuração e análise dos fatos são a essência dos depoimentos dos jornalistas do Grupo Globo nesta nova fase da campanha, que chega às telas a três meses do próximo pleito eleitoral.

Os filmes vêm sendo exibidos nos intervalos dos canais Globo, inclusive na TV aberta, em um total de oito filmes, um de 60 segundos e sete de 30 segundos (com três jornalistas em cada). A veiculação vai se revezar no ar por um mês, antecedendo o início da cobertura diária da cobertura das eleições.

Renata Lo Prete, jornalista
Campanha Eleições - Depoimento Renata Lo Prete - Daniela Toviansky/Divulgação

Na primeira versão desta etapa da campanha, Renata Lo Prete, César Tralli e Milton Jung dão seus depoimentos, enquanto apuram e escrevem matérias, trocam informações com fontes e se preparam para entrar no ar

Essa fase contará ainda com depoimentos pessoais de William Bonner, Renata Vasconcellos, Ana Paula Araújo e Maju Coutinho, representando a TV Globo; Aline Midlej e Nilson Klava, pela GloboNews; Miriam Leitão, Merval Pereira e Lauro Jardim, representando o jornal O Globo; Berenice Seara, Rafael Soares e Paolla Serra, pelo jornal Extra; João Rosa e Maria Cristina, pelo Valor Econômico; Paula Paiva e Luiza Tenente, pelo g1; e Débora Freitas e Carolina Morand, representando a rádio CBN.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem