Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu twitter memes

BBB 22 e Twitter reforçam aliança em busca de audiência

Reality mais comentado da web ultrapassou 2,6 mil horas em conversas de áudio

Elenco do BBB 22
Dia de prova do líder no BBB 22 - Globo/Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Há um mês no ar na tela da Globo, o Big Brother Brasil se mantém mais do que nunca nas redes sociais ao longo desse período. Com publicações em tempo real, o Twitter se destaca no bolo de repercussões da internet como plataforma adotada pelos administradores dos perfis oficiais dos participantes para puxar mutirões de votação, onde internautas comentam o reality e cobram atitudes da Globo, como a expulsão de Maria.

De forma simbiótica, o BBB se tornou tão relevante para o Twitter quanto a rede é para o reality. Dados divulgados pela plataforma nesta sexta-feira (18) mostram que o programa de TV é o mais tuitado desde o dia 16 de janeiro, gerando mais de 95 milhões de tuítes no Brasil ao longo de seu primeiro mês.

Alvos de opiniões, discussões e memes, Arthur Aguiar, Linn da Quebrada e Jade Picon se destacaram entre os participantes mais mencionados na rede de microblogs, dado já apontado nos levantamentos semanais.

O tuíte mais compartilhado sobre o programa foi o meme "Jade da fortuna", criado durante a prova bate-e-volta em que os participantes precisavam quebrar porquinhos para achar o cofre recheado com a saída do paredão. ​

Uma publicação sobre mudar de opinião em relação ao programa também se destacou em número de compartilhamentos no país, junto com a torcida pela permanência de Natália no último paredão, que ultrapassou 40,5 mil retuítes e 185,2 mil curtidas. A eliminada foi Bárbara, com 86,2% dos votos.

Os jogos da discórdia marcaram os momentos com maior volume de comentários sobre o reality show em seu primeiro mês. Em primeiro lugar ficou a dinâmica realizada na última segunda-feira (14), que envolvia acusações e banhos de água suja.

O público se mobilizou em massa pedindo um posicionamento da Globo depois que Maria bateu com o balde na cabeça de Natália. No dia seguinte, a cantora e atriz foi comunicada pela produção que estava desclassificada por descumprir a regra que proíbe agressão.

Em segundo lugar, ficou o jogo do dia 31 de janeiro, que consistia em um quadro com palavras negativas que deveriam ser escolhidas pelos participantes para classificar três pessoas. Na ocasião, Naiara Azevedo se destacou por ser apontada como em cima do muro por muitos colegas.

A terceira posição é ocupada pela dinâmica realizada no dia 7 de fevereiro, na qual os participantes precisavam colocar adjetivos negativos nas testas dos outros.

NOVA APOSTA DA PLATAFORMA

A coluna traz ainda números exclusivos sobre os Espaços, no Twitter, uma ferramenta de conversas ao vivo via áudio usada pelos fãs do Big Brother como um meio para colocar o papo em dia sobre o programa.

Entre 17 de janeiro e 16 de fevereiro, foram contabilizados mais de 2,6 mil horas de conversa sobre o BBB, com aproximadamente 1,1 milhão de sintonizações (considerando o total de participantes únicos ao vivo e reproduções da versão gravada).

O Espaço (transmissão) mais longo sobre o programa aconteceu no dia 7 de fevereiro e teve cerca de 12 horas de conversas sobre o paredão entre Naiara Azevedo, Douglas Silva e Arthur Aguiar.

As transmissões de voz iniciadas por Muka do Space (@falamuka), Leticia (@ltcxrbs) e Rafinha Bastos (@rafinhabastos) alcançaram maior número de ouvintes ao vivo.

O recurso é gratuito e público, e pode ser acessado por qualquer pessoa no aplicativo do Twitter para iOS ou Android, onde dá para ouvir e pedir para falar durante as transmissões.

Confira o ranking ds participantes mais comentados até agora:

  1. Arthur Aguiar
  2. Linn da Quebrada
  3. Jade Picon
  4. Douglas Silva
  5. Maria
  6. Pedro Scooby
  7. Tiago Abravanel
  8. Natália Deodato
  9. Naiara Azevedo
  10. Jessilane Alves

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem