Celebridades

Covid: Relembre quem são as celebridades que morreram em decorrência da doença

Nicette Bruno, Eduardo Galvão e MC Dumel estão entre os mortos

Na imagem, respectivamente, o jornalista Rodrigo Rodrigues, e os atores Daisy Lucidi e Eduardo Galvão.
Rodrigo Rodrigues, Daisy Lucidi e Eduardo Galvão fazem parte da lista de famosos que nos deixaram este ano. - Montagem/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pandemia do novo coronavírus representou um baque para a classe artística. Muito além dos cancelamentos de shows e fechamentos dos cinemas, a perda mais triste foi com certeza a de artistas contaminados pelo vírus que não conseguiram se recuperar.

A morte mais recente foi a do ator Tarcísio Meira, ocorrida nesta quinta-feira (12), aos 85 anos. Ele recebeu diagnóstico positivo para Covid-19 em 6 de agosto e não resistiu às complicações. Meira contraiu o coronavírus junto a sua mulher, Glória Menezes, 86, que permanece internada.

Antes dele, muitos outros artistas já tinham perdido a luta contra a Covid, como Nicette Bruno, Daysi Lucídi, Eduardo Galvão e Paulo Gustavo. Esse último tinha apenas 42 nos quando contraiu a doença e morreu em maio, após quase dois meses internado, o que causou grande repercussão, inclusive internacional.

Já fora do Brasil, um dos casos mais noticiados foi o do ator canadense Nick Cordero, que morreu no dia 5 de julho aos 41 anos, após 95 dias internado. Ele chegou a ser colocado em um respirador e sofreu várias complicações nesse período, como a amputação de uma das pernas, em abril. ​

*

Relembre alguns nomes que nos deixaram devido à Covid-19:

MC Dumel

O funkeiro de 28 anos foi o primeiro artista brasileiro a morrer em decorrência do novo coronavírus. A morte foi confirmada pela família no dia 16 de abril, após o músico receber o resultado positivo para a Covid-19 quatro dias antes.

O cantor carioca ficou internado na UTI do Hospital Couto Maia, em Salvador, e precisou ser sedado. MC Dumel não tinha nenhuma doença preexistente, como hipertensão ou diabetes. Sua esposa também contraiu a doença, mas se recuperou sem maiores complicações

MC Dumel, 28 anos, morre de covid-19 em Salvador - Reprodução/Instagram

Daisy Lúcidi

Ainda no início de maio, a atriz Daisy Lúcidi morreu aos 90 anos devido a complicações causadas pelo novo coronavírus. Ela ficou internada no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, por cerca de 15 dias.

Lúcidi comandou durante 46 anos o programa "Alô Daisy", da Rádio Nacional, atuou em novelas como "Paraíso Tropical", de 2007, "Passione", de 2010, e "Geração Brasil", de 2014.

Em nota, Luiz Claudio Mendes, neto da atriz, disse: "Nos confortamos em saber que ela teve uma vida plena e feliz, cheia de amor, vitórias e realizações, e que seu legado sempre estará presente entre nós."

Daisy Lucidi - Globo

Fabiana Anastácio

A cantora gospel Fabiana Anastácio, conhecida por músicas como “Adorarei”, “Sou Eu” e “É Tudo Dele”, morreu no início de junho aos 45 anos, também em decorrência da Covid-19. “Deus decidiu levar nossa Fabiana Anastácio para seus braços”, afirmou comunicado divulgado com a família.

A família da cantora havia iniciado uma vaquinha online para ajudar a pagar os custos do tratamento, feito inicialmente num hospital particular de São Paulo. A vaquinha chegou a arrecadar R$ 15 mil, mas a cantora não conseguiu se recuperar.

A cantora gospel Fabiana Anastácio, que faleceu na quarta-feira (4) em decorrência da Covid-19
A cantora gospel Fabiana Anastácio, que faleceu na quarta-feira (4) em decorrência da Covid-19 - Divulgação

Aldir Blanc

A Covid-19 também levou um dos mais importantes letristas da música brasileira Aldir Blanc, autor de "O Bêbado e a Equilibrista". Ele tinha 73 anos e estava internado desde 15 de abril na UTI do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Antes da confirmação de que havia contraído o novo coronavírus, Blanc teve uma infecção urinária e pneumonia, o que o fez ficar 24 dias na unidade hospitalar antes de morrer.

O compositor e escritor Aldir Blanc em seus 70 anos
O compositor e escritor Aldir Blanc em seus 70 anos - Leo Martins-25.ago.2016/Agencia O Globo

Miss Biá

Eduardo Albarella, conhecido como Miss Biá, morreu no início do mês de junho, aos 79 anos, também devido à Covid-19. Pioneiro do transformismo e drag queen, o artista ficou internado por cerca de dez dias em um hospital particular em São Paulo antes da morte.

Na época, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, divulgou nota de pesar. "Miss Biá, persona de Eduardo Albarella, começou na arte do transformismo no início da década de 1960 e não parou mais. Arte, irreverência e bom humor. Estamos em luto. A saudade estará sempre presente."

Miss Biá, drag queen pioneira no Brasil, em uma cena do documentário 'São Paulo em Hi-Fi', de Lufe Steffen. Biá morreu na quarta-feira (3), em decorrência da Covid-19
Miss Biá, drag queen pioneira no Brasil, em uma cena do documentário 'São Paulo em Hi-Fi', de Lufe Steffen. Biá morreu na quarta-feira (3), em decorrência da Covid-19 - Lufe Steffen

Rodrigo Rodrigues ​

O jornalista Rodrigo Rodrigues morreu no dia 28 de julho, aos 45 anos, no Rio de Janeiro, cerca de 15 dias depois de ser diagnosticado com a doença. Inicialmente, ele relatou apenas sintomas fracos, como perda de paladar e olfato, mas seu quadro agravou poucos dias antes de sua morte.

Segundo boletim médico divulgado na época, ele manifestou dor de cabeça, vômitos e desorientação. Já internado, os exames constataram que ele teve uma trombose venosa cerebral em decorrência do coronavírus.

O jornalista esportivo Rodrigo Rodrigues, - Reproducao/TV Globo

Gésio Amadeu

O ator Gésio Amadeu morreu no início de agosto, aos 73 anos, após mais de um mês internado em um hospital de São Paulo, por causa do novo coronavírus. “Não perdemos somente um grande ator, um grande amigo, um grande pai, avô e esposo”, dizia o texto compartilhado pela família do artista.

Segundo seu filho Mário Amadeu, o ator precisou ficar na UTI por causa da pressão alta, e quando recebeu alta para o quarto começou a ter febre, que levou à suspeita de Covid-19, confirmada posteriormente. Ele ficou conhecido como Chefe Chico, da novela infanto-juvenil “Chiquititas” (1997).

Gésio Amadeu como Chico Criatura na novela "Velho Chico" (2015)
Gésio Amadeu como Chico Criatura na novela "Velho Chico" (2015) - Globo

Eduardo Galvão

Outro ator cuja morte provocou comoção pública, foi a de Eduardo Galvão, 58, que morreu no início de dezembro, também por complicações causadas pela Covid-19. O ator chegou ao hospital com 50% do pulmão comprometido e acabou não resistindo.

Em uma carreira de três décadas, Galvão fez novelas, séries, programas de TV, cinema e teatro. A última participação na Globo foi na novela "Bom Sucesso", de 2019. Ele era formado pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), no Rio, onde desde jovem ficou conhecido pelo jeito divertido.

Eduardo Galvão - Globo

Paulinho do Roupa Nova

O vocalista da banda Roupa Nova, Paulinho, morreu no dia 14 de dezembro aos 68 anos, no Rio de Janeiro. "As luzes do palco se apagaram. Infelizmente o nosso querido Paulinho não resistiu. Acabamos de receber a notícia que ele veio a falecer de falência múltipla de órgãos após ser acometido pela Covid-19", afirmou a banda em nota.

"Paciente decorrente de outras comorbidades, entre elas um transplante de medula óssea devido a um linfoma. Ele teve uma parada cardiorrespiratória hoje, que levou à parada dos órgãos. Nossos sinceros agradecimentos a todos que oraram e pediram por ele", escreveu a equipe da banda nas redes sociais.

Paulinho do Roupa Nova
Paulinho do Roupa Nova - Instagram/@roupanova

Nicette Bruno

A atriz ​Nicette Bruno, que acumula mais de 70 anos de carreira na TV e no teatro, morreu no dia 20 de dezembro, após quase um mês internada na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Ela estava com 87 anos e chegou a apresentar melhoras durante o tratamento, mas acabou não resistindo.

Uma semana antes, uma notícia falsa sobre a morte da atriz chegou a circular na internet, o que foi desmentido por seus filhos na ocasião. "Estamos vivendo uma perda difícil, dolorida", afirmaram os filhos da atriz ao confirmarem o falecimento. "Mas sabemos que todo o Brasil está junto conosco também, sentindo essa dor."

Nicette Bruno como Estela, em "Malhação Viva a Diferença"
Nicette Bruno como Estela, em "Malhação Viva a Diferença" - João Miguel Júnior/Globo

Paulo Gustavo

A morte de Paulo Gustavo, aos 42 anos de idade, marcou o fim precoce e repentino de uma carreira estelar, com poucos paralelos na indústria do entretenimento do nosso país. Em pouco mais de 15 anos, o ator saiu do anonimato para o posto de maior chamariz de público do cinema brasileiro.

O humorista, que morreu em 4 de maio, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital no Rio de Janeiro desde o dia 13 de março com Covid-19.

Uma semana após a internação, ele teve de ser intubado porque estava com dificuldade para respirar. No dia 2 de abril, piorou e precisou da ajuda de uma espécie de pulmão artificial usado apenas nos casos mais graves. Um mês depois, teve uma embolia gasosa que se espalhou em decorrência de um rompimento do tecido do pulmão.

Dona Hermínia (Paulo Gustavo) com os filhos Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Pandolfo) no filme "Minha Mãe é uma Peça 3" - Daniel Chiacos/Divulgação

Tarcísio Meira

Um dos grandes nomes da TV brasileira, Tarcísio Meira morreu, aos 85 anos, neste dia 12 de agosto de 2021. O ator recebeu diagnóstico positivo para Covid-19 em 6 de agosto e não resistiu às complicaões decorrentes do vírus.

Meira contraiu o coronavírus junto a sua mulher, Glória Menezes, de 86 anos. Eles estavam juntos desde 1962, e haviam tomado a primeira dose da vacina contra Covid-19 em março, e a segunda em abril. Desde então, o casal estava isolado no sítio da família, em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

Tarcísio Meira e Glória Menezes no Programa do Jô - TV Globo / Zé Paulo Cardea/Divulgação
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem