Celebridades

Donald Trump diz que Jussie Smollett insultou milhões de pessoas com comentários racistas e perigosos

Ator de 'Empire' teria pago para ser agredido por estar insatisfeito com salário

O ator Jussie Smollett em foto para o Departamento de Polícia de Chicago
O ator Jussie Smollett em foto para o Departamento de Polícia de Chicago - Chicago Police Department
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente americano Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (21) que Jussie Smollett, 36, insultou milhões de pessoas com "comentários racistas e perigosos". 

"E quanto à MAGA [abreviação de "Make America Great Again" ("Torne a América Grande Novamente")] e as dezenas de milhões de pessoas que você insultou com seus comentários racistas e perigosos?", questionou Trump, em seu perfil no Twitter.

A declaração de Trump é em resposta à polêmica em cima de uma agressão ao ator Smollett, que relatou ter sido abordado por dois bandidos no dia 29 de janeiro, resultando em uma costela fraturada.

O juiz determinou que o ator poderá ser liberado após assinar título financeiro pelo qual se compromete a pagar US$ 100 mil (R$ 375,8 mil) se não comparecer perante à Justiça. Ele também vai entregar seu passaporte. Enquanto isso, a Fox divulgou um comunicado em que diz que "compreende a seriedade do assunto" e respeita o processo legal. "Nós estamos avaliando a situação e considerando nossas opções."

O ator, que interpreta Jamal Lyon na série "Empire", foi preso na manhã desta quinta (21), ao se entregar na polícia de Chicago depois de surgirem acusações de que ele teria registrado um boletim de ocorrência policial falso sobre o ocorrido. Ele pode pegar até três anos de prisão e ser forçado a pagar o custo da investigação. 

Segundo o ator, os homens chegaram a colocar uma corda em volta do pescoço dele, jogaram água sanitária sobre ele e, antes de sair, teriam gritado: "Faça a América Grande de Novo", slogan usado pela campanha de eleição do presidente Donald Trump.

O superintendente da polícia de Chicago afirmou que o ator disse que simulou seu próprio ataque de ódio porque estava "insatisfeito" com seu salário. "O truque foi orquestrado por Smollett porque ele estava insatisfeito com seu salário", disse Eddie  Johnson, do departamento de política de  Windy City, em uma entrevista coletiva.

ENTENDA O CASO

O ator afro-americano Jussie Smollett, abertamente gay, relatou à polícia que em 29 de janeiro dois bandidos se aproximaram dele enquanto saia de um restaurante. De acordo com TMZ, ele tentou reagir ao ataque, mas acabou tendo a costela fraturada pelos agressores.

Mas, de acordo com a polícia, os irmãos Abimbola “Abel” e Olabinjo “Ola” Osundairo teriam sido contratados por Smollett. Eles são modelos e ambos atuaram como figurantes na série de TV e usam o mesmo ginásio que o ator de "Empire".

No dia 13 de fevereiro, Abimbola e  Olabinjo foram detidos para serem interrogados pela polícia de Chicago, mas foram libertados, dois dias depois, sem acusação, ao concordarem em "confessar a acusação" ou enfrentar acusações de agressão, segundo reportou o canal Fox 32 Chicago.

Ainda  de acordo com o canal americano, os irmãos disseram a policiais que compraram a corda usada no pescoço de Smollett após o ataque. Eles entregaram a polícia o recibo da compra. 

Em entrevista ao Entertainment Weekly, os advogados do ator, Todd S. Pugh e Victor P. Henderson, disseram que  Smollett estava "irritado e abalado" após os investigadores de polícia afirmarem que ele teria orquestrado seu próprio ataque. 

Na noite do último sábado (16), Pugh e Henderson emitiram uma declaração, em nome de Smollett, minimizando a amizade do ator com os irmãos e insistindo que seu cliente é uma vítima de crime de ódio. "Jussie Smollett está furioso e abalado com relatos recentes de que os perpetradores são pessoas com quem ele está familiarizado."

No dia seguinte, Jussie Smollett afirmou ao jornal Daily Mail que não pagou aos irmãos nigerianos para atacá-lo quando deixava um restaurante em Chicago. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem