Celebridades

Jussie Smollett, ator de 'Empire', é preso por reportar queixa falsa de agressão em Chicago

Ator havia sido identificado como suspeito nesta quarta-feira (20)

Jussie Smollett
Jussie Smollett - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator Jussie Smollett, 36, que interpreta Jamal Lyon na série "Empire", foi preso na manhã desta quinta-feira (21) após se entregar à polícia de Chicago.

Smollett se entregou após surgirem acusações de que ele teria registrado um boletim de ocorrência policial falso, segundo mensagem de Anthony Guglielmi, do departamento de comunicação da polícia de Chicago.

Com as novas informações, o ator pode pegar até três anos de prisão e ser forçado a pagar o custo da investigação.

Guglielmi informou na quarta-feira (20) que a prisão de Smollett já havia sido decretada e seria negociada com os advogados do ator. "A acusação criminal contra Jussie Smolett por desordem e falsa denúncia foi aprovada pelo júri. Detetives entrarão em contato com sua equipe de advogados para negociar uma entrega pacífica para sua prisão", disse.

ENTENDA O CASO

O ator afro-americano Jussie Smollett, abertamente gay, relatou à polícia que em 29 de janeiro dois bandidos se aproximaram dele enquanto saia de um restaurante. De acordo com TMZ, ele tentou reagir ao ataque, mas acabou tendo a costela fraturada pelos agressores.

Os homens teriam colocado uma corda em volta do pescoço de Smollett, jogaram água sanitária sobre ele e, antes de sair, teriam gritado: "Faça a América Grande de Novo", slogan usado pela campanha de eleição do presidente Donald  Trump.

Mas, de acordo com a polícia, os irmãos Abimbola “Abel” e Olabinjo “Ola” Osundairo teriam sido contratados por Smollett. Eles são modelos e ambos atuaram como figurantes na série de TV e usam o mesmo ginásio que o ator de "Empire".

No dia 13 de fevereiro, Abimbola e  Olabinjo foram detidos para serem interrogados pela polícia de Chicago, mas foram libertados, dois dias depois, sem acusação, ao concordarem em "confessar a acusação" ou enfrentar acusações de agressão, segundo reportou o canal Fox 32 Chicago.

Ainda  de acordo com o canal americano, os irmãos disseram a policiais que compraram a corda usada no pescoço de Smollett após o ataque. Eles entregaram a polícia o recibo da compra. 

Em entrevista ao Entertainment Weekly, os advogados do ator, Todd S. Pugh e Victor P. Henderson, disseram que  Smollett estava "irritado e abalado" após os investigadores de polícia afirmarem que ele teria orquestrado seu próprio ataque. 

Na noite do último sábado (16), Pugh e Henderson emitiram uma declaração, em nome de Smollett, minimizando a amizade do ator com os irmãos e insistindo que seu cliente é uma vítima de crime de ódio. "Jussie Smollett está furioso e abalado com relatos recentes de que os perpetradores são pessoas com quem ele está familiarizado."

No dia seguinte, Jussie Smollett afirmou ao jornal Daily Mail que não pagou aos irmãos nigerianos para atacá-lo quando deixava um restaurante em Chicago. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem