Celebridades

Jussie Smollett, ator de 'Empire', pode ser preso por reportar queixa falsa de agressão em Chicago

Polícia acredita que ator teria pago a dois amigos para fingir ataque

O ator Jussie Smollett
O ator Jussie Smollett - Danny Moloshok-25.jun.2017/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator Jussie Smollett, 36, que interpreta Jamal Lyon na série "Empire", foi oficialmente classificado nesta quarta-feira (20) como suspeito em uma investigação criminal por supostamente registrar um boletim de ocorrência policial falso, segundo mensagem de Anthony Guglielmi, do departamento de comunicação da polícia de Chicago.

Guglielmi informou também que a prisão de Smollett foi decretada e será negociada com os advogados do ator.  "A acusação criminal contra Jussie Smolett por desordem e falsa denúncia foi aprovada pelo júri. Detetives entrarão em contato com sua equipe de advogados para negociar uma entrega pacífica para sua prisão", infomou.

Mais cedo, Guglielmi explicou que os detetives apresentaram evidências sobre o caso a um grande júri do condado de Cook. 

O ator afro-americano Jussie Smollett, abertamente gay, disse à polícia que havia acabado de sair de um restaurante, em 29 de janeiro, quando dois bandidos se aproximaram. De acordo com TMZ, ele tentou reagir ao ataque, mas acabou tendo a costela fraturada pelos agressores.

Os homens chegaram a colocar uma corda em volta do pescoço de Smollett, jogaram água sanitária sobre ele e, antes de sair, teriam gritado: "Faça a América Grande de Novo", slogan usado pela campanha de eleição do presidente Donald  Trump.

No dia 17 de fevereiro, Jussie Smollett afirmou ao jornal Daily Mail que não pagou US$ 3.500 (R$ 12.950) a dois irmãos nigerianos para atacá-lo quando deixava um restaurante em Chicago. A declaração foi dada depois de a polícia de Chicago afirmar que havia uma linha de investigação na qual apontava que o ator teria arquitetado sua própria agressão no final de janeiro. 

De acordo com a polícia, os irmãos Abimbola “Abel” e Olabinjo “Ola” Osundairo teriam sido contratados por Smollett. Os irmãos são modelos e ambos atuaram como figurantes na série de TV e usam o mesmo ginásio que o ator de "Empire".

No dia 13 de fevereiro, Abimbola e  Olabinjo foram detidos para serem interrogados pela polícia de Chicago, mas foram libertados, dois dias depois, sem acusação, ao concordarem em "confessar a acusação" ou enfrentar acusações de agressão, segundo reportou o canal Fox 32 Chicago.Ainda  de acordo com o canal americano, os irmãos disseram a policiais que compraram a corda usada no pescoço de Smollett após o ataque. Eles entregaram a polícia o recibo da compra. 

Em entrevista ao Entertainment Weekly, os advogados do ator, Todd S. Pugh e Victor P. Henderson, disseram que  Smollett está "irritado e abalado" após os investigadores de polícia afirmarem que ele teria orquestrado seu próprio ataque. 

Na noite do último sábado (16), Pugh e Henderson emitiram uma declaração, em nome de Smollett, minimizando a amizade do ator com os irmãos e insistindo que seu cliente é uma vítima de crime de ódio. "Jussie Smollett está furioso e abalado com relatos recentes de que os perpetradores são pessoas com quem ele está familiarizado."

Eles também afirmaram que um dos homens era o personal trainer de Smollett para um videoclipe. "Um desses supostos suspeitos era personal trainer de Jussie, que ele contratou para prepará-lo fisicamente para um videoclipe."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem