Renato Kramer

'Os Dois Ladrões' já anuncia 'A Crucificação', episódio final da série 'Milagres de Jesus'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Os Dois Ladrões", de Vivian de Oliveira, levado ao ar na última segunda-feira (23), já desemboca no capítulo final da série "Milagres de Jesus" (Record), "A Crucificação" —que será apresentado nesta terça (24).

Um grande elenco abrilhanta os momentos finais da série. Destacam-se Tereza Seiblitz, Paulo Figueiredo, Luiz Guilherme, Leonardo Rosa, Branca Messina, Clarisse Abujamra, Jaime Leibovitch, Marcelle Bessa, Daniela Galli, Camilo Bevilacqua, Edgard Amorim, Caio Junqueira e Flávio Rocha como Jesus – entre outros. Participam também as crianças: Adam Freitas, Luan Pickler, Kaik Brum e Pedro Enrico.

"Os Dois Ladrões" são os filhos rejeitados do religioso Salomão (Leonardo Rosa) com a sua amante Latife (Branca Messina): Gedeão (Cássio Scapin) e Zanoa (Eduardo Lago). Salomão, embora ame a amante, é ambicioso e egoísta e deixa Latife e as crianças para seguir a sua carreira religiosa. Os meninos amam o pai e não entendem a sua partida.

Para piorar a situação, Latife pega lepra, tenta esconder, mas é rejeitada pela aldeia, que resolve por fogo em sua casa para afastar a possibilidade de contágio. Gedeão e Zanoa, agora órfãos de pai e mãe, saem pelo mundo pedindo esmolas. Mas Gedeão, o mais velho, não tem espírito para aguentar tanta humilhação e parte para cometer pequenos delitos. Rouba comida com a ajuda do irmão, que não concorda muito com tudo isso, mas é levado a participar.

"Quem rouba no pouco, rouba no muito" —diz um velho ditado popular. E os irmãos começam a fazer assaltos mais volumosos, chegando a cometer um primeiro assassinato. Certa vez, Gedeão percebe um casal que viaja em dois burricos, sendo que a mulher carrega um bebê no colo.


Gedeão, sempre o mais perverso, acorda Zanoa para ajudá-lo a assaltar aquela presa fácil. Nos pertences do casal Gedeão encontra "ouro, incenso e mirra" e fica sem entender. "Foi presente que recebemos para o bebê", explica José. Gedeão vai se aproximando da criança que Maria aperta nos braços e arrisca tirá-la da mãe, dizendo: "Essa criança então deve ser muito valiosa!". É quando sente uma paulada forte nas costas que o faz desmaiar. Era Zanoa que não permitiu que o irmão fizesse a atrocidade de tirar aquela criança (Jesus) dos braços da mãe.

Mas a vida de crimes dos irmãos ainda cresceria e, já maduros, acabam presos condenados à morte na cruz. O pai Salomão já velho (Jaime Leibovitch) tenta se aproximar dos filhos que enjeitara no passado. Zanoa o recebe com carinho, mas Gedeão o culpa por tudo de ruim que lhes aconteceu. Salomão vai até o calabouço onde os filhos estão presos com o intuito de pedir-lhes perdão e ajudá-los a fugir.

Zanoa o perdoa na hora, mas Gedeão finge perdoá-lo para em seguida apunhalá-lo até a morte na hora do abraço de despedida. Elisa (Clarisse Abujamra), que acabara de perder um filho, e soubera recentemente que Salomão, seu marido, tinha dois filhos de outra relação, agora fica viúva também.

Os dois ladrões são pegos novamente e jogados no calabouço onde encontram um preso ilustre: Mestre Jesus, que acabara de ser açoitado e espera a sua sentença que, como sabemos, será a crucificação. Boas atuações, sob a batuta precisa de João Camargo. Para hoje à noite, prepare o seu coração: o momento mais triste e glorioso da história de Jesus Cristo —"A Crucificação"— capítulo que encerra a segunda temporada de "Milagres de Jesus".

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias