Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu The New York Times Filmes

Mansão de 'Saltburn' atrai fãs do filme para região pouco visitada da Inglaterra

Dono da Drayton House, onde grande parte do filme foi gravado, não tem gostado do interesse

A Drayton House, ao fundo de cena do filme 'Saltburn' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Claire Moses
Londres
The New York Times

A Drayton House, uma mansão particular com mais de 100 quartos, está localizada em Northamptonshire, Inglaterra, há quase 700 anos. Durante a maior parte desses sete séculos, a mansão era uma presença silenciosa no campo, conhecida principalmente pelos moradores locais ou por especialistas com gosto por admirar belas casas pertencentes às classes altas do país.

Mas essa paz e tranquilidade mudaram desde o lançamento de "Saltburn" no passado mês de novembro. Embora o filme não tenha impressionado muito os críticos, ele gerou uma enxurrada de memes, piadas e comentários na internet.

E uma peregrinação à propriedade antes tranquila ficou ainda mais fácil depois que Rhian Williams, que mora nas proximidades, postou um vídeo do TikTok com instruções detalhadas sobre como chegar ao local. Publicado no Dia de Ano Novo, o clipe acabou atraindo mais de 5,5 milhões de visualizações. Desde então, ela fez mais vídeos, incluindo outra visita à casa, bem como uma visita ao pub local.

"Eu não tenho muitos seguidores no TikTok", disse Williams em uma entrevista por telefone. "Eu não previ isso", disse ela.

A casa é o centro de "Saltburn", a casa homônima da família Catton, onde Oliver Quick, interpretado por Barry Keoghan, passa o verão. Muitas das cenas mais memoráveis do filme acontecem dentro da casa e nos vastos e luxuosos terrenos da propriedade.

A Vanity Fair relatou no verão passado que os cineastas, como condição para poderem usar a propriedade, não podiam revelar sua localização ou quem a possuía. Mas em agosto, pouco antes da estreia do filme no Telluride Film Festival, no Colorado, a revista britânica Tatler identificou a casa com base em uma observação detalhada do trailer.

A Drayton House, um edifício de grau 1 (protegido por sua natureza histórica), tem sido de propriedade privada por centenas de anos. Sua posse mudou ao longo dos séculos por herança e, atualmente, pertence a Charles Stopford Sackville, que herdou a casa de seu pai.

A casa está nas mãos da família Sackville desde o final do século 18, quando foi herdada pelo lorde George Sackville, de acordo com o Historic England, a organização pública que rastreia esses edifícios.

No entanto, o atual proprietário está supostamente insatisfeito com toda a atenção que sua casa vem recebendo. Ao jornal britânico The Daily Mail on Sunday, ele disse: "Como você se sentiria se as pessoas estivessem tirando fotos do lado de fora da sua casa?". O Escritório da Propriedade Drayton, localizado na mesma cidade, se recusou a comentar.

A casa está visível a partir de um caminho público, mas alguns visitantes tentaram se aproximar, disse Williams, recorrendo a escalar cercas ou outros métodos para se aproximar da casa particular (Williams disse que não encontrou nenhum invasor durante suas visitas). Outros postaram vídeos de suas próprias visitas no TikTok, muitos posando na frente do portão pelo qual o personagem de Keoghan entra em seu verão transformador.

A Inglaterra está repleta de casas majestosas e dramáticas, algumas das quais já foram locações de filmagens —e dos turistas que as acompanham. Chatsworth House foi vista em "Peaky Blinders" e na versão de 2005 de "Orgulho e Preconceito" e em outras produções. O Highclere Castle, a casa no centro de "Downton Abbey", está aberto ao público.

A popularidade de "Saltburn" atraiu centenas de turistas para uma parte do país que geralmente não é movimentada, especialmente nos sombrios meses de inverno. Steven Hyare, gerente do pub local Snooty Fox, disse que viu um aumento constante de visitantes desde o lançamento do filme no final do ano passado.

Em 2023, o início de janeiro era um período tranquilo, disse ele. Neste ano, os fins de semana em seu estabelecimento foram totalmente reservados duas semanas antes. Muitos dos hóspedes são mais jovens do que sua clientela habitual, disse Hyare.

Hyare disse que, embora receba com satisfação o aumento dos negócios dos turistas de "Saltburn" e os visitantes mais jovens, não planeja fazer nada diferente. "Não estamos lá fora vendendo camisetas", disse ele.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem