Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

'Quero ser lembrado como um velho amigo', diz Lima Duarte no primeiro episódio de 'Tributo'

Série documental ainda terá entrevistas com Zezé Motta, Manoel Carlos e Laura Cardoso

Lima Duarte em 'Tributo' (Globo)
Lima Duarte em 'Tributo' (Globo) - Raphael Dias/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aos 94 anos de idade e mais de 70 de profissão, Lima Duarte é o entrevistado do primeiro episódio de "Tributo", que vai ao ar nesta sexta-feira (19) na Globo.

O ator, que trabalha na televisão brasileira desde o primeiro dia de sua inauguração, falou sobre sua relação com a telinha e com os telespectadores.

"Sou um cara que trabalhou muito, desde o primeiro dia de televisão, e até hoje está por aí fazendo umas caretas, em comunhão com o povo. Quero ser lembrado como um velho amigo que vem todas as noites contar, viver e ouvir histórias", falou o veterano.

Ele ainda citou o poeta português Fernando Pessoa: "As coisas que errei na vida / Sei que as terei na morte / Porque a vida é dividida / Entre quem sou e a sorte / As coisas que a sorte me deu, levou-as consigo / Mas as coisas que sou eu, guardei-as todas comigo".

No episódio, Lima Duarte recebe a equipe em seu sítio em Indaiatuba (SP), conta "causos" do passado e fala sobre a família. O episódio é dedicado à filha do ator, Júlia, que morreu precocemente aos 46 anos.

A série ainda tem depoimentos de amigos e colegas falando sobre o ator, como o vizinho dele, Sérgio Guizé. A dupla atuou junta em ‘Caminho das Índias’ (2009) e em ‘O Outro Lado do Paraíso’ (2017). Lima lembra com carinho das gravações dessa última, que aconteceram no Jalapão (TO).

"Andávamos naquele calorão, naquela poeira imensa, esbatida sempre pelos sorrisos de compreensão e piadas que contávamos dia e noite. É muito prazeroso que eu, um velho ator, ouça o que pensam de mim os jovens. Pode ser muito bom, terrível ou surpreendente, mas sempre será útil e profundamente humano", contou o ator.

O ator falou ainda que adorou participar de "Tributo" e agradeceu o convite. "Fiz com muito amor, mesmo porque, nesse momento da minha vida, só me restou a paixão pelas coisas finas. Como dizia Carlos Drummond de Andrade: "As coisas finas, essas ficarão".

"Tributo" é uma série original Globoboplay com redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich, direção artística de Antonia Prado, direção de Matheus Malafaia e direção de gênero de Mariano Boni.

Ainda na primeira temporada, serão homenageados Laura Cardoso, Manoel Carlos e Zezé Motta. Os episódios dedicados a Fernanda Montenegro, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Ary Fontoura irão ao ar na TV aberta em outras datas.

A entrevista com Lima Duarte vai ao ar nesta sexta (19) após o Globo Repórter.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem