Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Globo ri de ordem de Silvio Santos e não processará SBT por reprise de desfile de 2001

Homenagem feita pela escola de samba Tradição em 2001 ao apresentador foi reexibida com logomarca e imagens feitas pela líder de audiência na época; Globo não autorizou uso

Silvio Santos em desfile da escola de samba Tradição, em 2001: apresentador mandou reprisar transmissão da Globo sem autorização. mas não vai sofrer sanções - Adriana Zehbrauskas/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Incredulidade. Foi assim que grande parte dos funcionários e do corpo jurídico da Globo receberam a pitoresca ordem de Silvio Santos para reprisar no SBT o desfile da escola de samba Tradição, que homenageou o apresentador em 2001.

A reprise usava uma gravação da transmissão feita pela Globo naquela ocasião, com logomarca e patrocinadores da época sendo exibidos normalmente. A exibição foi feita sem qualquer autorização de imagem da TV da família Marinho.

Mesmo com a indicação de "imagem de internet" durante a exibição, o F5 soube que a gravação que foi ao ar estava nos arquivos do SBT para fins jornalísticos, e foi feita durante a exibição ao vivo, em fevereiro de 2001.

Alguns diretores da Globo conversaram sobre o assunto nesta segunda-feira (19), para discutir alguma situação ou alguma notificação judicial.

No fim, todos riram da ordem pitoresca de Silvio Santos, e decidiram encarar o fato assim, sem tomar nenhuma atitude jurídica, apesar da interpretação de que houve, sim, uma usurpação de imagens.

Pela boa relação que as duas emissoras passaram a ter nos últimos tempos, a Globo optou por encarar a situação como uma homenagem ao Silvio. Outro fato que pesou para deixar o caso para lá foi a audiência.

A transmissão do desfile da Tradição em 2001 marcou apenas 2 pontos de média na Grande São Paulo, e empatou com a Band no horário. Cada ponto equivale a 191 mil telespectadores. Normalmente, o SBT costuma alcançar 3 pontos na faixa.

Ou seja, o fato causou um certo ruído nas redes sociais, mas sem render problemas na audiência.

Após a publicação da reportagem, Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e vice-presiente do SBT, confirmou a informação e agradeceu a Globo por levar o caso na esportiva.

"Obrigada Amauri Soares (diretor-geral da TV Globo) e direção da Globo pelo carinho. Vocês conhecem nossa amada figura!! Achei super legal terem levado na esportiva. Foi uma homenagem linda que jamais sairá da nossa memória. Eu e o SBT agradecemos", afirmou.

Veja a publicação:

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem