Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Jovem Pan

Pedido de desculpas a Flávio Dino acirra briga nos bastidores entre Jovem Pan e CNN Brasil

Comentarista da JP ofendeu o indicado ao STF e a jornalista Basilia Rodrigues, do canal concorrente, mas só se retratou com o atual ministro da Justiça

Basília Rodrigues: comentarista da CNN é ofendida na Jovem Pan junto com Flávio Dino, mas não recebe desculpas - basiliarodriguesoficial no Insta
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Um pedido de desculpas para o atual ministro da Justiça e possível futuro ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino, causou uma nova briga nos bastidores entre CNN Brasil e Jovem Pan. O que acirrou a rivalidade entre os canais não foi propriamente as escusas da Jovem Pan ao político, mas a não extensão do ato à jornalista Basília Rodrigues.

O canal de notícias de Rubens Menin tem exigido que a concorrente peça desculpas também a Basília, comentarista da CNN, citada em uma crítica feita por Paula Schmidtt, no programa Linha de Frente do último dia 29 de novembro.

Na ocasião, Paula foi convidada para comentar a indicação de Dino ao STF. Para ela, tanto Dino, no supremo, como a contratação de Basília Rodrigues, que trabalha na CNN Brasil desde 2020, foram para preencher "uma cota".

"Eu até admiro o fato de ele ter sido colocado por uma cota. Não foi isso? É... Obesidade. Não sei se é obesidade. Eu ouvi dizer que tem que ter representatividade. Teve uma jornalista da CNN que falou sobre isso. Acho que ela entrou em uma cota também. Então eu sei que ela queria que ele fosse coleguinha de cota. Aí falaram que ele era pardo, né? As ideias assim que saem da cabeça de uns jornalistas é uma coisa fascinante até", afirmou Paula.

Paula se referia a uma declaração de Basília na CNN Brasil, que noticiou que o ministro se identifica como pardo.

A indicação, segundo Basília em um vídeo compartilhado por Paula em suas redes sociais, seria de uma pessoa não branca, "ampliando, querendo ou não, a diversidade, pelo menos no ponto de vista de cor e não de gênero, do STF".

Após a repercussão ruim da fala, a Jovem Pan pediu desculpas para Flávio Dino e disse não compactuar com as críticas feitas por Paula Schmidtt. Mas não houve menção ou qualquer pedido para Basília.

"Em meu nome, mas principalmente em nome do grupo Jovem Pan, digo que não compactuamos com nenhuma forma de preconceito e desrespeito. Esse posicionamento que eu e o grupo avaliamos como equivocado e infeliz da nossa convidada", disse o apresentador Fernando Capez, em nota lida na última quinta-feira (30).

Desde então, profissionais da CNN Brasil têm falado com executivos da Jovem Pan. Eles querem uma retratação também para Basília Rodrigues, que não tem escondido nos bastidores a mágoa com o ataque que sofreu.

Basília é uma das poucas jornalistas negras dos canais de notícias da TV brasileira, e após a fala de Paula Schmidtt, tem recebido ataques nas redes sociais. Basília estuda o que fazer com isso. Não é descartado que o caso pare na Justiça.

Em nota, a CNN Brasil defendeu a jornalista. "Basília Rodrigues é hoje uma das profissionais mais competentes do Brasil, mérito reconhecido por meio de premiações como o Troféu Na Telinha 2023, que fez dela a Melhor Analista do ano por meio de voto popular. Em recente eleição promovida pelo Portal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia., ela também figura na lista de Jornalistas Negros e Negras Mais Admirados do país, sendo ainda finalista ao Prêmio Engenho de Comunicação, tradicional premiação de Brasília aos melhores profissionais do segmento".

"As conquistas são fruto única e exclusivamente da credibilidade alcançada por Basília junto à nossa prestigiosa audiência, capital do qual a CNN Brasil muito se orgulha. Qualquer insinuação ou declaração de caráter discriminatório é inadmissível e inegociável", finalizou a emissora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem