Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Folhajus

TV de Collor consegue liminar para manter contrato de afiliação com Globo até 2028

Decisão foi dada pela Justiça de Alagoas e faz TV Gazeta continuar como parceria da emissora carioca por mais cinco anos; Empresa da família Marinho vai recorrer na Justiça do Rio

0
O ex-senador Fernando Collor: TV Gazeta de Alagoas, que é sua, consegue liminar para manter contrato com a Globo até 2028 - Roque de Sá/Agência Senado
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A TV Gazeta de Alagoas conseguiu uma liminar na noite da última segunda (4) que obriga a Globo a renovar o contrato de afiliação, que terminaria no próximo dia 31, por mais cinco anos. A decisão foi da 10ª Vara Cível do TJ-AL (Tribunal de Justiça de Alagoas).

A decisão favorável à TV do ex-senador e ex-presidente Fernando Collor foi dada pelo juiz Leo Dennison Bezerra de Almeida. A emissora da família Marinho confirmou ao F5 que irá recorrer da decisão na Justiça do Rio de Janeiro.

Em seu despacho, Dennison afirma que a TV Gazeta terá sérias consequências financeiras se a Globo abandonar a parceria neste momento.

No documento da decisão favorável, o juiz também cita que sua interpretação não é inédita. Desde agosto, a TV Tribuna do Espírito Santo mantém sua parceria com o SBT por força de liminar judicial. A Tribuna também está em recuperação judicial.

A decisão da Justiça de Alagoas atende recomendação do Ministério Público do estado, que pediu na semana passada que a Globo fosse obrigada a renovar o acordo com a TV Gazeta. A recomendação, porém, era de apenas mais três anos de vínculo.

Como informou o F5 em outubro, a Globo comunicou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, iniciado em 1975, por conta de escândalos envolvendo a emissora nos últimos anos.

Entre eles, está o seu uso por parte de Collor para receber propina em um esquema de corrupção. Collor foi condenado a oito anos de prisão no STF (Supremo Tribunal Federal) em julho por conta do fato.

No início de novembro, como informou o jornalista Carlos Madeiro, do UOL, a TV Gazeta entrou com um pedido judicial para que a Globo não finalize o contrato de afiliação. Segundo a emissora, sem ter o aporte da maior emissora do país, a empresa não vai conseguir cumprir acordos para pagamento de dívidas.

Caso o contrato não seja renovado, a TV Gazeta diz ainda que haverá demissões em massa com a extinção de ao menos 209 dos 279 postos de trabalho da empresa.

A Globo já tem uma substituta engatilhada no estado. Trata-se de uma TV comandada pelo Grupo Nordeste de Comunicação, que tem como acionista principal Vicente Jorge Espíndola. O grupo já é dono da TV Asa Branca de Caruaru, cidade do agreste de Pernambuco, e afiliada da Globo desde 1991.

Nas últimas semanas, o TV do grupo passou a operar em fase de testes em um prédio comprado no bairro do Farol, zona nobre de Maceió. O transmissor já foi instalado e os testes começaram.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem