Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Folhajus Jovem Pan YouTube

Jovem Pan tenta acordo com MPF para impedir processo de cassação de concessões

Empresa argumenta que medida é radical e quer chegar em acordo para não perder outorgas

Emílio Surita no Pânico
Emílio Surita no Pânico, da rádio Jovem Pan: emissora tenta acordo na Justiça para evitar cassação de concessões - Instagram/Jovem Pan
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A Jovem Pan está tentando na Justiça chegar a um acordo com o MPF (Ministério Público Federal) para não correr o risco de perder as três concessões públicas que tem, como pediu o órgão em ação civil pública movida no último mês de junho. Uma audiência de conciliação está marcada para o próximo dia 24 entre as duas partes.

Em documento obtido pelo F5, a Jovem Pan manifesta o desejo de ajustar sua conduta e resolver a situação de forma consensual, sem o caso precisar do trâmite judiciário. Para a empresa, a medida é radical e não há precedente no Brasil. O MPF não se opôs.

Por causa do pedido feito pela empresa de comunicação antes mesmo do rito normal acontecer, o encontro das partes será presencial, em São Paulo. Há otimismo nos bastidores da rádio.

Além da possível conciliação, a Justiça também solicitou que o Google entregue ao MPF uma cópia publicada de todos os programas da Jovem Pan News, o canal de notícias da rádio, que estão publicados no YouTube, sua plataforma de vídeos na internet. O pedido tem caráter de urgência e deve ser cumprido pela bigtech até o final desta semana.

O MPF pede a cassação das outorgas públicas de rádio da Jovem Pan. O canal de notícias do mesmo grupo na TV paga não está no pedido. O órgão propõe o pagamento de uma indenização no valor de R$ 13,4 milhões por danos coletivos e a veiculação de mensagens ao longo do dia, em 15 edições diárias de três a quatro minutos, atestando a eficiência do processo eleitoral e de outras instituições.

A CGU (Controladoria Geral da União) avalia o caso, que não tem um prazo para ser julgado. O MPF alega ter mais de 13 mil horas de conteúdos onde a Jovem Pan atacada a democracia e as instituições.

A Jovem Pan diz que o processo é "censura" e lançou a campanha Somos Todos Jovem Pan, para que telespectadores mostrem apoio nas redes sociais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem