Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Programa Silvio Santos faz 60 anos; veja 60 curiosidades sobre o apresentador

Fã de Abraham Lincoln e Woody Allen, homem do Baú já foi apelidado de Peru e fez concurso de nome mais feio que premiou Cólica de Jesus

Silvio Santos no Trofeu Imprensa 2022 - Lourival Ribeiro jun.2022/SBT
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O SBT celebra os 60 anos do Programa Silvio Santos com um especial, exibido neste domingo (4), às 19h15, sob o comando da filha do apresentador, Patrícia Abravanel. O programa vai trazer de volta quadros marcantes como "Qual É a Música" ou "Show de Calouros", mas não vai contar com a presença do homem do Baú.

Aproveitando a ocasião, o F5 publica uma lista com 60 curiosidades sobre a trajetória de Silvio. Veja abaixo.

1 - O nome verdadeiro é uma homenagem a Dom Isaac Abravanel, um ministro que salvou Portugal da falência no século 16. Disseram ao pai de Silvio que no Brasil não havia "dom", só "senhor". Aí virou Senor Abravanel.

2 - A mãe não gostava de Senor e o chamava de Silvio. Em um dos primeiros concursos de rádio, apresentou-se como Silvio Santos, "porque os santos ajudam".

3 - Na infância, ia à matinê do cine Ok todas às quintas. Resfriado, foi impedido pela mãe de ir a uma sessão, apesar de ter protestado; naquele dia, o cinema pegou fogo.

4 - Tem formação de técnico em contabilidade.

5 - Quem primeiro percebeu seu tino para a comunicação foi um fiscal de prefeitura; ainda adolescente, Silvio Santos era camelô e, em vez de ser preso, foi encaminhado a um concurso da rádio Guanabara; venceu 400 candidatos.

6 - Perdeu a virgindade aos 14 anos com uma francesa "que era a alegria da garotada"; conseguiu a façanha na terceira tentativa e se assustou quando ela fez um "bouchet", segundo suas próprias palavras, em uma confissão anos depois, em seu programa de TV.

7 - Ele deixou esse primeiro emprego como locutor para voltar a ser camelô por uma razão simples: na rua, lucrava mais que o dobro.

8 - No início da carreira, ficava tímido diante do público e ruborizava, por isso ganhou o apelido de Peru.

9 - Dividia o quarto com um jogador de futebol; foi expulso por ser flagrado, pela dona da pensão, com uma mulher na escada.

10 - No final dos anos 50, quando entrou na sociedade do Baú da Felicidade, a empresa funcionava no porão de um prédio, com uma caixote servindo de mesa.

11 - O Baú da Felicidade antes de chamava Distribuidora Ali; Silvio mudou porque achou que lembrava "Ali Babá e os 40 Ladrões".

12 - Já consagrado na TV, nos anos 60, teve apenas uma derrota no Ibope, mas foi por pouco; a transmissão da chegada de Neil Armstrong à Lua rendeu 41,4 pontos, contra 40 de Silvio Santos, na mesma semana, com o programa "Cidade Contra Cidade".

13 - Em 1969, fez um concurso para eleger o nome mais feio do Brasil: ganharam Tropicão de Almeira e Cólica de Jesus, em uma polêmica vitória contra Magnésia Bisurada do Patrocínio.

14 - No mesmo ano, ele foi advertido pela censura por realizar um concurso de quem bebia mais purgante ao vivo.

15 - Silvio Santos idolatra Abraham Lincoln e já releu várias vezes sua biografia. Biografia é sua leitura preferida; além disso, gosta de livros técnicos, autoajuda e psicologia

16 - Na mesma semana em que anunciou sua candidatura à Prefeitura de São Paulo pelo PFL, em 1988, declarou que começaria a fazer psicanálise.

17 - Na carta em que falava dos planos políticos, disse que optou pelo PFL, "ora, porque foi o primeiro partido que me mandou carta". "E eu assinaria qualquer ficha, até do Partido Comunista."

18 - Foi em razão de um problema nas cordas vocais que Silvio Santos desistiu de concorrer à Prefeitura de São Paulo, em 1988.

19 - Na década de 70, Roque, o assistente de palco de Silvio Santos, conciliava o trabalho na TV com o de vereador de Carapicuíba; o apresentador o conheceu em 1965, na rádio Nacional, onde era porteiro.

20 - Mede 1,83 m de altura

21 - Em 1985, com a série norte-americana "Pássaros Feridos", inaugurou uma nova estratégia na guerra de audiência: dizia para o público ver a novela "Roque Santeiro" na Globo e depois mudar para o SBT para ver o enlatado.

22 - Depois fã de carteirinha do "patrão", Carlos Alberto de Nóbrega já o chamou de "ladrão" em uma entrevista de rádio, em razão de divergências sobre a sociedade de Silvio Santos com seu pai, Manuel da Nóbrega, no Baú da Felicidade.

23 - Já teve problemas de insônia; no final da década de 80, passou a tomar Rohypnol para dormir.

24 - Tem leve tendência hipocondríaca e já revelou várias vezes ter medo de morrer.

25 - A primeira vez que ele questionou o Ibope publicamente foi em 88, quando o "Veja o Gordo", do SBT, perdeu para o filme "O Retorno de Jedi", da Globo: "Eu acho que o Ibope é ladrão".

26 - Na tentativa de concorrer à Prefeitura de São Paulo, contrata uma macaca, "Xuca", para ser cabo-eleitoral.

27 - Além da filha, Patrícia, sequestrada em 2001, ele teve uma irmã vítima de sequestro.

28 - A separação de Íris Abravanel, em 1992, teve até boletim de ocorrência; ela o acusou de abandono do lar e de retirar bens da casa com um caminhão; já ele afirmou que o sogro trocou as fechaduras da casa do casal e passou a andar armado.

29 - Sula Miranda foi apontada como pivô da crise conjugal, os dois negaram.

30 - "Aqui é o Silvio Santos", disse, ao ligar para o 190, quando foi ameaçado pelo sogro com uma arma; "E aqui é o Chacrinha", respondeu o atendente, que desligou o telefone

31 - O casal se reconciliou publicamente com um beijo em um show do Gipsy Kings, no Olympia.

32 - Jamais gostou muito de jornalistas, mas até a crise conjugal, dava entrevistas regularmente; depois passou a evitá-las ao máximo.

33 - Adora comédias e admira Woody Allen.

34 - Aos 70, havia feito duas plásticas no rosto e fazia bronzeamento artificial em uma máquina instalada em seu escritório.

35 - Pinta o cabelo a cada 15 dias, com a mistura de dois tons de loiro; sem tintura, eles são quase totalmente brancos.

36 - Diz que, se não fosse apresentador, seria pastor.

37 - Nunca foi empregado de televisão; antes de ter sua própria emissora, alugava horários nas outras.

38 - Raramente vai a festas e eventos.

39 - Por mais de três décadas, vestiu-se com roupas da confecção Camelo, da zona norte de São Paulo.

40 - Usa relógios comprados em camelôs nos EUA, que custam no máximo US$ 100.

41 - Guarda seus papéis em uma sacola de papelão.

42 - Entrou para o livro dos recordes em 1993, como a atração de TV mais duradoura do Brasil.

43 - Chegou a distribuir até R$ 10 mil por mês em formato de aviõezinhos para o auditório

44 - Quando Flávio Cavalcanti morreu, Silvio deixou o SBT fora do ar por horas para homenagear o apresentador.

45 - Depois de passar anos dirigindo um Lincoln branco de capota verde, Silvio Santos resolveu adotar modelos menos chamativos de carro em razão de segurança, mas ainda prefere dirigir a andar com motorista.

46 - O fato de ele ser judeu e a mulher e as filhas, evangélicas, já foi motivo de conflito na família; Patrícia, após a libertação do sequestro disse que o pai "não tem Deus".

47 - Já foi o brasileiro que mais contribui com o Imposto de Renda.

48 - O microfone de lapela é inspirado em um original alemão. Quando começou a usá-lo, contratou um funcionário só para cuidar do objeto.

49 - O microfone de lapela foi deixado pelo funcionário em um carro, que foi roubado; o responsável pelo objeto teve um ataque do coração. Silvio foi visitar o funcionário no hospital e, ao sair, disse que descontaria do salário o valor do microfone.

50 - Alérgico a cosméticos, encomendou à sua própria fábrica, a Jequiti, uma linha de produtos antialérgicos.

51 - Na década de 60, para cumprir uma tarefa de seu programa, subiu por uma escada de bombeiros até o 15º andar de um prédio do centro de São Paulo sem cordas de segurança; também desceu por um cabo de helicóptero a 50 metros de altura até um barco na represa Guarapiranga.

52 - A famosa foto em que aparece careca na capa da "Melodias" foi feita para salvar a revista da falência; ele autorizou o truque de imagem feito por Plácio Manaia Nunes, criador do Troféu Imprensa.

53 - Em 1983, o Bozo ocupava diariamente oito horas da programação do SBT, que foi apelidado de Sistema Bozo de Televisão.

54 - Comprou 500 episódios do "Chaves", que passaram três anos sendo dublados e editados na emissora; estreou o programa em 1984, apesar de ouvir de seus funcionários que o programa era de qualidade muito precária.

55 - Com a "Porta da Esperança" entregou, ao longo dos 13 anos no ar, 1.972 presentes, de vestido de noiva a tratores agrícolas.

56 - Leva ao pé da letra o ditado que diz que amigos se contam com os dedos da mão: entre eles estão o cabelereiro Jassa, seus ex-funcionários Luciano Callegari e Rick Medeiros, além do sobrinho Guilherme Stoliar.

57 - Gosta de preparar pratos semiprontos, como pizzas, panquecas e tortas.

58 - Nos intervalos de gravação, chegou a fazer em seu camarim bifes com ovos e queijo.

59 - Tem pavor de engordar

60 - Seu café da manhã tem bife, torradas e café com leite.

O apresentador Silvio Santos. - Roberto Nemanis - 2008/SBT-Divulgação

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem