Silvio Santos: veja 60 curiosidades (realmente curiosas) sobre o apresentador
Fã de Abraham Lincoln e Woody Allen, homem do Baú já foi apelidado de Peru e fez concurso de nome mais feio que premiou Cólica de Jesus
Pouco mais de um ano antes de Silvio Santos morrer, neste sábado (17), o SBT celebrou os 60 anos de seu programa com especial, exibido em junho de 2023, sob o comando da filha do apresentador, Patrícia Abravanel. O programa trouxe de volta quadros marcantes como "Qual É a Música" e "Show de Calouros", mas não contou com a presença do homem do Baú.
Em se tratando de Silvio Santos, curiosidades sobre sua vida e carreira não faltaram. Veja abaixo 60 delas —e olha que foi difícil selecioná-las: a lista inicial partiu de uma centena. Veja abaixo.
1 - O nome verdadeiro é uma homenagem a Dom Isaac Abravanel, um ministro que salvou Portugal da falência no século 16. Disseram ao pai de Silvio que no Brasil não havia "dom", só "senhor". Aí virou Senor Abravanel.
2 - A mãe não gostava de Senor e o chamava de Silvio. Em um dos primeiros concursos de rádio, apresentou-se como Silvio Santos, "porque os santos ajudam".
3 - Na infância, ia à matinê do Cine Ok todas as quintas. Resfriado, foi impedido pela mãe de ir a uma sessão, apesar de ter protestado; naquele dia, o cinema pegou fogo.
4 - Tem formação de técnico em contabilidade.
5 - Quem primeiro percebeu seu tino para a comunicação foi um fiscal de prefeitura; ainda adolescente, Silvio Santos era camelô e, em vez de ser preso, foi encaminhado a um concurso da rádio Guanabara; venceu 400 candidatos.
6 - Perdeu a virgindade aos 14 anos com uma francesa "que era a alegria da garotada"; conseguiu a façanha na terceira tentativa e se assustou quando ela fez um "bouchet", segundo suas próprias palavras, em uma confissão anos depois, em seu programa de TV.
7 - Ele deixou esse primeiro emprego como locutor para voltar a ser camelô por uma razão simples: na rua, lucrava mais que o dobro.
8 - No início da carreira, ficava tímido diante do público e ruborizava, por isso ganhou o apelido de Peru.
9 - Dividia o quarto com um jogador de futebol; foi expulso por ser flagrado, pela dona da pensão, com uma mulher na escada.
10 - No final dos anos 50, quando entrou na sociedade do Baú da Felicidade, a empresa funcionava no porão de um prédio, com uma caixote servindo de mesa.
11 - O Baú da Felicidade antes de chamava Distribuidora Ali; Silvio mudou porque achou que lembrava "Ali Babá e os 40 Ladrões".
12 - Já consagrado na TV, nos anos 60, teve apenas uma derrota no Ibope, mas foi por pouco; a transmissão da chegada de Neil Armstrong à Lua rendeu 41,4 pontos, contra 40 de Silvio Santos, na mesma semana, com o programa "Cidade Contra Cidade".
13 - Em 1969, fez um concurso para eleger o nome mais feio do Brasil: ganharam Tropicão de Almeira e Cólica de Jesus, em uma polêmica vitória contra Magnésia Bisurada do Patrocínio.
14 - No mesmo ano, ele foi advertido pela censura por realizar um concurso de quem bebia mais purgante ao vivo.
15 - Silvio Santos idolatra Abraham Lincoln e já releu várias vezes sua biografia. Biografia é sua leitura preferida; além disso, gosta de livros técnicos, autoajuda e psicologia
16 - Na mesma semana em que anunciou sua candidatura à Prefeitura de São Paulo pelo PFL, em 1988, declarou que começaria a fazer psicanálise.
17 - Na carta em que falava dos planos políticos, disse que optou pelo PFL, "ora, porque foi o primeiro partido que me mandou carta". "E eu assinaria qualquer ficha, até do Partido Comunista."
18 - Foi em razão de um problema nas cordas vocais que Silvio Santos desistiu de concorrer à Prefeitura de São Paulo, em 1988.
19 - Na década de 70, Roque, o assistente de palco de Silvio Santos, conciliava o trabalho na TV com o de vereador de Carapicuíba; o apresentador o conheceu em 1965, na rádio Nacional, onde era porteiro.
20 - Mede 1,83 m de altura
21 - Em 1985, com a série norte-americana "Pássaros Feridos", inaugurou uma nova estratégia na guerra de audiência: dizia para o público ver a novela "Roque Santeiro" na Globo e depois mudar para o SBT para ver o enlatado.
22 - Depois fã de carteirinha do "patrão", Carlos Alberto de Nóbrega já o chamou de "ladrão" em uma entrevista de rádio, em razão de divergências sobre a sociedade de Silvio Santos com seu pai, Manuel da Nóbrega, no Baú da Felicidade.
23 - Já teve problemas de insônia; no final da década de 80, passou a tomar Rohypnol para dormir.
24 - Tem leve tendência hipocondríaca e já revelou várias vezes ter medo de morrer.
25 - A primeira vez que ele questionou o Ibope publicamente foi em 88, quando o "Veja o Gordo", do SBT, perdeu para o filme "O Retorno de Jedi", da Globo: "Eu acho que o Ibope é ladrão".
26 - Na tentativa de concorrer à Prefeitura de São Paulo, contrata uma macaca, "Xuca", para ser cabo-eleitoral.
27 - Além da filha, Patrícia, sequestrada em 2001, ele teve uma irmã vítima de sequestro.
28 - A separação de Íris Abravanel, em 1992, teve até boletim de ocorrência; ela o acusou de abandono do lar e de retirar bens da casa com um caminhão; já ele afirmou que o sogro trocou as fechaduras da casa do casal e passou a andar armado.
29 - Sula Miranda foi apontada como pivô da crise conjugal, os dois negaram.
30 - "Aqui é o Silvio Santos", disse, ao ligar para o 190, quando foi ameaçado pelo sogro com uma arma; "E aqui é o Chacrinha", respondeu o atendente, que desligou o telefone
31 - O casal se reconciliou publicamente com um beijo em um show do Gipsy Kings, no Olympia.
32 - Jamais gostou muito de jornalistas, mas até a crise conjugal, dava entrevistas regularmente; depois passou a evitá-las ao máximo.
33 - Adora comédias e admira Woody Allen.
34 - Aos 70, havia feito duas plásticas no rosto e fazia bronzeamento artificial em uma máquina instalada em seu escritório.
35 - Pinta o cabelo a cada 15 dias, com a mistura de dois tons de loiro; sem tintura, eles são quase totalmente brancos.
36 - Diz que, se não fosse apresentador, seria pastor.
37 - Nunca foi empregado de televisão; antes de ter sua própria emissora, alugava horários nas outras.
38 - Raramente vai a festas e eventos.
39 - Por mais de três décadas, vestiu-se com roupas da confecção Camelo, da zona norte de São Paulo.
40 - Usa relógios comprados em camelôs nos EUA, que custam no máximo US$ 100.
41 - Guarda seus papéis em uma sacola de papelão.
42 - Entrou para o livro dos recordes em 1993, como a atração de TV mais duradoura do Brasil.
43 - Chegou a distribuir até R$ 10 mil por mês em formato de aviõezinhos para o auditório
44 - Quando Flávio Cavalcanti morreu, Silvio deixou o SBT fora do ar por horas para homenagear o apresentador.
45 - Depois de passar anos dirigindo um Lincoln branco de capota verde, Silvio Santos resolveu adotar modelos menos chamativos de carro em razão de segurança, mas ainda prefere dirigir a andar com motorista.
46 - O fato de ele ser judeu e a mulher e as filhas, evangélicas, já foi motivo de conflito na família; Patrícia, após a libertação do sequestro disse que o pai "não tem Deus".
47 - Já foi o brasileiro que mais contribui com o Imposto de Renda.
48 - O microfone de lapela é inspirado em um original alemão. Quando começou a usá-lo, contratou um funcionário só para cuidar do objeto.
49 - O microfone de lapela foi deixado pelo funcionário em um carro, que foi roubado; o responsável pelo objeto teve um ataque do coração. Silvio foi visitar o funcionário no hospital e, ao sair, disse que descontaria do salário o valor do microfone.
50 - Alérgico a cosméticos, encomendou à sua própria fábrica, a Jequiti, uma linha de produtos antialérgicos.
51 - Na década de 60, para cumprir uma tarefa de seu programa, subiu por uma escada de bombeiros até o 15º andar de um prédio do centro de São Paulo sem cordas de segurança; também desceu por um cabo de helicóptero a 50 metros de altura até um barco na represa Guarapiranga.
52 - A famosa foto em que aparece careca na capa da "Melodias" foi feita para salvar a revista da falência; ele autorizou o truque de imagem feito por Plácio Manaia Nunes, criador do Troféu Imprensa.
53 - Em 1983, o Bozo ocupava diariamente oito horas da programação do SBT, que foi apelidado de Sistema Bozo de Televisão.
54 - Comprou 500 episódios do "Chaves", que passaram três anos sendo dublados e editados na emissora; estreou o programa em 1984, apesar de ouvir de seus funcionários que o programa era de qualidade muito precária.
55 - Com a "Porta da Esperança" entregou, ao longo dos 13 anos no ar, 1.972 presentes, de vestido de noiva a tratores agrícolas.
56 - Leva ao pé da letra o ditado que diz que amigos se contam com os dedos da mão: entre eles estão o cabelereiro Jassa, seus ex-funcionários Luciano Callegari e Rick Medeiros, além do sobrinho Guilherme Stoliar.
57 - Gosta de preparar pratos semiprontos, como pizzas, panquecas e tortas.
58 - Nos intervalos de gravação, chegou a fazer em seu camarim bifes com ovos e queijo.
59 - Tem pavor de engordar
60 - Seu café da manhã tem bife, torradas e café com leite.
Comentários
Ver todos os comentários