Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Nova novela das sete, 'Bom Sucesso' promete abordar morte e doença terminal de maneira leve

Antonio Fagundes e Grazi Massafera protagonizam trama

Antonio Fagundes tem doença terminal na novela "Bom Sucesso"
Antonio Fagundes é Alberto, personagem que tem uma doença terminal na novela "Bom Sucesso" - João Cotta/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Está marcada para o dia 29 de julho a estreia de “Bom Sucesso”, novela das sete da Globo que vai substituir “Verão 90” e terá Antonio Fagundes e Grazi Massafera como protagonistas. 

A história principal gira em torno de Alberto (Antonio Fagundes), dono de uma editora que está à beira da morte com uma doença terminal. Quem o ajuda a curtir os poucos meses de vida e a valorizar mais sua família é Paloma (Grazi Massafera), que vai trabalhar na casa dele e, aos poucos, começa um processo para mudar seu jeito de enxergar os obstáculos da vida. Será um “encontro de almas”, como gostam de definir os autores Rosane Svartman e Paulo Halm.

Embora trate de temas pesados, a ideia do folhetim não é causar impacto negativo nos telespectadores. "Apesar da discussão sobre a morte, a abordagem principal é sobre a vida e a vontade de viver. Não vai assustar ninguém”, diz Halm ao citar que, na faixa das 19h, uma das preocupações é entreter o público.

“O Alberto, por mais que esteja em uma cadeira de rodas, doente, rabugento e desgostoso, é muito espirituoso e tem umas tiradas ótimas. Estamos propondo uma novela que cause reflexão, mas não sustos. É uma comédia dramática”, reforça.

Na história, o encontro de Paloma e Alberto acontece de uma forma nada convencional: ambos têm seus diagnósticos trocados no hospital. Paloma, uma passista de escola de samba e costureira, vai acreditar estar doente em estágio terminal.

Dessa situação surgem algumas das cenas mais divertidas do início da trama. A mocinha, que pensa ter apenas seis meses de vida, decide aproveitar o tempo que lhe resta e começa a fazer loucuras. Entre elas, estão uma noite de sexo com o primeiro homem que ela encontra no meio da rua e um escândalo em seu trabalho, com direito a vidraça quebrada, que rende a ela uma demissão por justa causa.

"Queremos que as pessoas comentem sobre esses motes [morte, doença e prazo para morrer] nas mesas de jantares. Nossa ideia é levar a reflexões sobre como é importante aproveitar a vida de verdade. Não terá viés de tema mórbido, a história fala sobre o ato de viver e o quão importante é estar de bem com isso. Claro que pode emocionar, mas vai fazer rir também”, afirma Luiz Henrique Rios, diretor artístico.

Para a autora Rosane, é possível fazer uma novela com uma carga dramática forte sem afugentar as pessoas. Ela cita como exemplo "Totalmente Demais" (Globo, 2015), que o trio conduziu junto. "Naquela ocasião, nós mostramos assuntos como pedofilia e abuso de forma leve. Vamos nesse mesmo caminho."

Outros temas polêmicos serão abordados ao longo da trama, como o uso de drogas e o preconceito. Boa parte do enredo se passa no bairro de Bonsucesso, subúrbio carioca onde vive a mocinha. "Se conseguirmos fazer com que a família reflita, já será um gol”, diz Halm. Ele acrescenta que a novela também abordará a literatura. "Se as pessoas começarem a ler mais será outro golaço."

Na trama, a costureira Paloma (Grazi Massafera) é viciada em leitura e até os nomes de seus três filhos são inspirados em personagens de fábulas literárias: Alice (Bruna Inocêncio), Gabriela (Giovanna Coimbra) e Peter (João Bravo). Os livros, aliás, serão um bom modo de aproximar cada vez mais Paloma de Alberto no tal “encontro de almas”.

Alice, a mais velha, é uma jovem tímida e estudiosa que almeja passar no vestibular. Ela é filha do grande amor de Paloma, Ramon (David Junior), que há quase 20 anos foi morar nos Estados Unidos em busca de realizar o sonho de se tornar jogador de basquete profissional. 

Gabriela e Peter são filhos de outro relacionamento de Paloma. Ao contrário de Alice, Gabriela adora basquete, deseja ser jogadora e é fã de Ramon. Já Peter quer ser influenciador digital e passa mais tempo fazendo vídeos do que estudando. 

A novela “Bom Sucesso” terá ainda no elenco Armando Babaioff, que interpretará o vilão Diogo, um advogado inescrupuloso casado com Nana (Fabiula Nascimento) e que ficará de olho na fortuna do sogro, Alberto. Além dele, a atriz Sheron Menezzes fará Gisele, que também será antagonista da trama. Outro destaque é o ator Rômulo Estrela como Marcos, um bon vivant que tem um bar em Búzios e que formará um triângulo amoroso com Paloma e Ramon em determinado momento da trama. 

Rosane Svartman e Paulo Halm rometem uma trama leve, e a audiência sempre pode influenciar no andamento da novela. Por isso, o futuro dos personagens está em aberto, inclusive com eventual morte do personagem central, o Alberto, que já começa com pouco tempo de vida. 

“Tudo pode acontecer”, despista Svartman. “Estamos felizes por ver que ‘Verao 90’ está bem de audiência. Queremos, claro, que nossa história impressione e mantenha esses bons índices bons." Já é sabido que Antonio Fagundes deve ir até o final da história. A doença que o afeta não será detalhada, mas ficará claro que se trata de um tipo de câncer.

O jornalista viajou a convite da Globo. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem