Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música

Katy Perry, Lionel Richie e artistas farão show em coroação do rei Charles 3º

Concerto não contará com estrelas britânicas e está marcado para o dia 7 de maio, um dia após a nomeação

Katy Perry marca presença no Met de 2022 Gala - 2.mai.2022-AFP/Angela Weiss
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Katy Perry, Lionel Richie e Andrea Bocelli serão os headliners do concerto de coroação de Charles 3º em Londres em maio, de acordo com a BBC nesta sexta-feira (14). O evento não terá artistas britânicos. O evento também contará com a banda Take That e o compositor de música clássica Alexis Ffrench, para um público esperado de 20 mil pessoas no Castelo de Windsor, cerca de 40 quilômetros a oeste de Londres, um dia após a coroação no dia 6 de maio.

"O concerto celebrará um novo capítulo na história da nação, com temas de amor, respeito e otimismo, celebrando as quatro nações, suas comunidades e a Commonwealth", disse a BBC, que transmitirá o evento.

Está previsto também um coral formado por fãs de diferentes profissionais, incluindo salva-vidas, taxistas e bandas de reggae, além de um coral virtual formado por representantes da Commonwealth, aliança de nações formada principalmente por ex-colônias britânicas.

O anúncio do programa confirma os relatos da imprensa de que os grandes astros britânicos, como Elton John, Adele, Ed Sheeran e Harry Styles, se recusaram a participar. No ano passado, por ocasião do 70º aniversário do reinado de Elizabeth 2ª, eles se apresentaram no Palácio de Buckingham - artistas como Queen, com Adam Lambert, até Duran Duran, Alicia Keys e Rod Stewart. Elton John gravou uma homenagem.

REALIDADE

A coroação de Charles 3º, o primeiro evento do gênero desde o da nomeação de Elizabeth em 1953, não parece animar os britânicos no momento. Agora, a população parece mais preocupada com uma inflação extremamente alta que causou uma grave crise social, além de o país ter passado pelo jubileu de Elizabeth 2ª em junho passado e seu funeral em setembro.

De acordo com uma pesquisa YouGov publicada nesta sexta-feira (14), quase dois terços dos britânicos (64%) e 75% dos jovens não estão interessados, mas 46% acham que assistirão à transmissão ou participarão de uma das comemorações planejadas.

A coroação propriamente dita, no dia 6 de maio, será realizada na Abadia de Westminster para 2 mil convidados e deve durar uma hora, em um formato mais modesto que o de Elizabeth 2ª (com 8 mil convidados e três horas de duração).

Diversos reis e líderes estrangeiros comparecerão. O presidente dos EUA, Joe Biden, já afirmou que será representado por sua esposa Jill, e o príncipe Harry, filho mais novo de Charles 3º em desacordo com a família real, comparecerá sem sua esposa Meghan.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem