Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

X de Sexo Por Bruna Maia
Descrição de chapéu Todas

Cenas de sexo de 'Pobres Criaturas' provam que as pessoas se chocam com pouca coisa

Tanto no contexto quanto na performance, trechos sexuais de filme são leves e banais

Emma Stone em cena do filme 'Pobres Criaturas'
Emma Stone em cena do filme 'Pobres Criaturas' - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Emma Stone andou se justificando, dizendo por que fez cenas de sexo tão explícitas em "Pobres Criaturas", filme do cineasta Yorgos Lanthimos. Quando o filme foi exibido em Veneza, portais correram para noticiar que alguns espectadores teriam abandonado a sessão por causa de tais momentos.

Como colunista de sexo –sim, isto é uma coluna de sexo, ainda que muitos equivocados chamem de "matéria" e reclamem que só fala de sexo–, eu fiquei empolgadíssima e cheia de expectativas. Eis que assisti e achei tudo muito banal, quase inocente, e talvez fosse essa mesmo a intenção. O pessoal se impressiona com tão pouco! O texto a seguir tem spoilers!

Dirigido por um homem, baseado em um romance escrito por outro homem, "Pobres Criaturas" conta a história de Bella Baxter, uma mulher que está à mercê dos homens do início até quase o fim. Ela se suicidou, mas não pode nem morrer em paz sem que a medicina, sempre ela, decidisse ditar o destino de seu corpo. Um médico colocou o cérebro do bebê que a suicida esperava em sua cabeça e a reanimou, resultando em uma mente de criança no corpo de uma mulher adulta.

Evidentemente, ao longo do seu rápido do desenvolvimento, ela começa a descobrir a própria sexualidade. E começa com a masturbação, quando ela, ainda com a cognição de uma criança pequena, percebe que sente prazer esfregando a vulva nas coisas e esfregando coisas na vulva. As cenas de siririca não são nada pornográficas. É bastante poético como mostram o orgasmo chegando por meio dos movimentos da boca de Emma Stone, que está ótima no papel.

Bella cresce mais e mais e, em algum momento, fica sabendo que sexo é gostoso demais. Ela parte em uma jornada pelo mundo com o picareta Duncan, vivido por Mark Ruffalo, e eles trepam bastante no caminho. É aí que aparecem as cenas que algumas pessoas teriam achado desnecessárias ou demasiado fortes. São momentos em que vemos Bella quicando muito e Duncan metendo muito, em algumas posições diferentes e durante pouco tempo –ainda mais se tivermos como referência o filme "Azul É a Cor Mais Quente" (2013), que tem uma cena de sexo de mais de seis minutos.

As cenas com Ruffalo são lúdicas, mostram o sexo, até aquele momento, como uma brincadeira para a personagem. Isso é perfeitamente coerente com aquilo que ela é: na prática, uma adolescente infantilizada em corpo adulto. Elas não são desnecessárias e estão de acordo com o objetivo do filme, que é narrar a história de uma mulher abusada de várias formas possíveis.

Nos momentos em que Bella está em um puteiro, as cenas foram criadas para mostrar o descaso com o prazer feminino da maioria dos homens que frequentava o lugar, e cumprem bem esse propósito. Não, ser prostituta naquele contexto não foi uma escolha livre e ousada de Bella, não há nenhuma emancipação naquilo. Mas a maioria dos trabalhos também não são fruto de uma escolha ou emancipação.

Apesar de não ser um filme feminista, como alguns querem tanto que seja, a consultoria feminina no roteiro fica clara quando percebemos que o sexo que Bella tem com homens é meteção atrás de meteção. O bom oral, seguido de boa gozada, vem de outra mulher. Não me julguem mal, meteção é uma delícia, com o Mark Ruffalo então nem se fala, mas como já repeti exaustivamente aqui, dedo e língua são órgãos sexuais também.

Minha avaliação sob o aspecto que aqui me cabe –SEXO— é de que as cenas cumprem um propósito narrativo, não destoam do resto da obra. Elas não têm o intuito de excitar ou ser sexy, e sim de mostrar como Bella se relaciona com a própria sexualidade em cada momento da sua vida.

Se eu achei o filme bom? Não, achei bobo, ainda que muito bem fotografado e com belos figurinos. É uma jornada da heroína que mostra a exploração do corpo feminino sob a ótica de um homem –ainda que seja um homem relativamente bem orientado.

"Pobres Criaturas" contém sim uma romantização da infantilização e narra uma história de emancipação que só se dá sob autorização patriarcal. O único diretor que está merecendo o biscoito feminista nos últimos tempos é David Fincher, por ter filmado "Garota Exemplar" (esse, sim, escrito por mulher).

X de Sexo por Bruna Maia

Bruna Maia é escritora, cartunista e jornalista. É autora dos livros "Parece que Piorou" e "Com Todo o Meu Rancor" e do perfil @dabrunamaia nas redes sociais. Fala de tudo o que pode e do que não pode no sexo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem