Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Famosos expõem suas próprias intimidades, e contam mais do que queríamos saber

Até que ponto é seguro exibir para o público a própria vida privada?

Deborah Secco com o marido, Hugo Moura - @dedesecco no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não faz muito tempo, as celebridades reclamavam do assédio da imprensa. Queixavam-se de que eram perseguidas nas ruas por paparazzi, e que não conseguiam fazer coisas banais como ir à padaria sem ser incomodadas.

As redes sociais mudaram tudo. Alguns famosos logo perceberam que, quanto mais exibissem suas vidas privadas, mais seguidores conquistariam, atraindo o interesse de anunciantes. Tornaram-se paparazzi de si mesmos. E dá-lhe foto tomando banho, dormindo no sofá, comendo qualquer coisa. Tudo em busca de engajamento, quer dizer, dinheiro.

Hoje já estamos numa outra fase, em que atores e apresentadores revelam detalhes íntimos, às vezes sem que ninguém tenha perguntado nada.


Como bem apontou meu colega Leonardo Volpato em sua matéria sobre o Dia do Sexo, agora sabemos que o marido de Deborah Secco é bem-dotado, que Sandy poderia dar aulas de masturbação e que Susana Vieira adoraria participar de uma suruba.

Claro que é engraçado conhecer esses detalhes picantes. Eles humanizam as celebridades, pois mostram que elas são tão taradas quanto qualquer um de nós. E uma sociedade em que o sexo é discutido à luz do dia é um milhão de vezes melhor do que a repressão que estava em vigor algumas décadas atrás.

Nem tudo é divertido nessas revelações. Nos últimos dias, o comediante Marcus Majella publicou um longo "exposed" contra seu ex-namorado Guilherme Castro, tema da coluna mais recente da Rosana Hermann. Parecia o tipo de coisa que a gente faz quando não está no total domínio das faculdades mentais, tanto que a postagem foi apagada logo depois. Tarde demais, evidentemente.

O tiro meio que saiu pela culatra. Majella foi atacado nas redes sociais por se fazer de vítima de uma situação da qual ele também era cúmplice. Também houve quem o acusasse de ter se rendido ao "padrão", a preferência por corpos esculturais, agora que ele mesmo emagreceu. Ou seja: ninguém saiu ganhando.

Preta Gil é outra que está em vias de transformar a própria vida em reality show. A cantora vem enfrentando uma barra inimaginável, lidando com um câncer e um divórcio conflituoso ao mesmo tempo. Ainda convalescendo da cirurgia a que foi submetida no final de agosto, Preta revelou no Instagram a armação que o ex-marido e a amante dele estariam preparando contra ela.

É o tipo de coisa que, antigamente, seria mantida em total segredo, até um repórter abelhudo descobrir a história e publicá-la na imprensa, para o desgosto de todos os envolvidos. Hoje, esse tipo de reportagem está cada vez mais rara, porque os próprios envolvidos se encarregam de contar tudo.

Acho totalmente compreensível que esses famosos machucados queiram desabafar e conquistar o apoio dos fãs. Mas, ao desnudarem suas intimidades online, também ficam expostos ao tribunal da internet, onde nem todo mundo é amiguinho. A maldade de algumas pessoas não tem limite, e não poupa nem quem ainda está no hospital se recuperando de uma operação delicada.

Fica então a questão: vale a pena se expor tanto? Até que ponto é seguro mostrar sua casa, revelar suas preferências na cama, expor suas dores mais íntimas, para uma multidão de desconhecidos?

Não há uma resposta definitiva para esta pergunta, até porque ainda estamos aprendendo a lidar com o poder das redes sociais. Para o bem e para o mal.

Enquanto isto, ficamos sabendo do apetite sexual de Xuxa, que Lázaro Ramos gosta de exibir seu órgão em riste para Taís Araújo e que o ex-namorado de Marcus Majella não pagava nenhuma conta. É um pouco difícil entender o que os famosos ganham com tanta exposição.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem