Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Suposta denúncia de garoto de programa contra ex-SBT é ponto baixo da imprensa brasileira

Não há a menor prova de nada, e o caso pode ser uma simples armação

Dois homens se beijam
Suposta denúncia de garoto de programa contra ex-SBT é ponto baixo da imprensa brasileira - Sergey Vinogradov/Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os sites que cobrem celebridades são pródigos em manchetes inócuas, que anunciam fatos banais como se fossem notícias relevantes. Um marco do gênero é o célebre "Caetano estaciona no Leblon".

A ânsia de gerar cliques também faz com que a intimidade dos famosos seja devassada. Foi o que aconteceu com a atriz Klara Castanho, que teve um segredo exposto e foi julgada em praça pública.

Algo semelhante está acontecendo agora. Um garoto de programa procurou um jornalista para "denunciar" um cliente, ex-apresentador do SBT, que teria defecado durante o ato sexual. Não demorou para o próprio profissional do sexo revelar o nome do suposto cliente, quebrando o código de honra que rege seu ofício.

Diversos sites repercutiram a "denúncia", como se se tratasse de um crime grave. Não, não é, assim como não é crime contratar os serviços de um prostituto. Grave mesmo é tratar como verdadeira uma história da qual não há a menor prova. Só as palavras do garoto de programa.

Mesmo se houvesse provas, e daí? A quem interessa saber disso? O caso é um exemplo fulgurante da categoria "mais do que queríamos saber".

Figuras públicas estão mesmo mais expostas do que pessoas comuns: é um dos ônus do sucesso. Mas não é possível que não haja limites. O que alguém faz entre quatro paredes, obviamente com o devido consentimento de todos envolvidos, é problema só dele.

O pior é que este episódio pode ser mentira, pura e simples. O tal do apresentador tem lá seus desafetos, e talvez esteja sendo vítima de uma armação. Não tenho a menor admiração profissional pelo cara, mas ninguém merece passar pelo que ele está passando.

Jornalismo sério não publica boatos. Tudo tem que ser checado e rechecado, pois o potencial de dano costuma ser grande. O caso da Escola Base, em que inocentes foram execrados por causa de reportagens mal elaboradas, deveria nos servir de alerta.

Mas, quando o assunto é a vida pessoal de uma celebridade, parece que vale tudo. Muitos famosos contribuíram para isso, ao escancarar detalhes privados nas redes sociais ou em entrevistas a podcasts. Agora o público se acha no direito não só de saber absolutamente tudo, como também de julgar tudo e cancelar quem não andar na linha.

Sim, criamos um monstro. Cabe a nós, jornalistas de entretenimento, manter o nível elevado e não ceder à tentação da baixaria. A lama gera engajamento e repercussão, mas também costuma tragar quem se aproxima dela.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem