Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

A Fazenda 15: Cariúcha larga na frente como a treteira-mor desta edição

Em meio a tanta gritaria, Rachel Sheherazade se destaca pela discrição

Cariúcha é uma das participantes de A Fazenda 15 - Edu Moraes - set.2023/Record
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A 15ª temporada de A Fazenda finalmente começou para valer nesta terça (19), enfiando o pé na porta. O elenco é formado, em sua maioria, por "famosos de nicho", na definição do diretor Rodrigo Carelli. Ou seja, não tem quase ninguém que a sua mãe conheça. Foram-se os tempos em que celebridades para valer, como Gretchen, Rita Cadillac, Theo Becker, Nany People ou Dado Dolabella, abrilhantavam o reality da Record.

O nível geral de fama dos participantes é tão baixo que deixou o grupo Camarote do BBB (Globo) com cara de tapete vermelho do Oscar. E as mulheres, sejam elas cantoras, influenciadoras ou difíceis de classificar, são quase todas muito parecidas entre si: muito botox na testa, muita sobrancelha desenhada, muita (des)harmonização facial, muita bunda pneumática. Estou tendo uma certa dificuldade em identificar quem é quem.

No meio desse grupo, duas peoas se destacam, por razões opostas. Uma delas é a funkeira Cariúcha, também conhecida como "A Garota Da Laje", apesar de ter sido desclassificada desse concurso de beleza em 2009. Foi sua épica reclamação a Caco Barcellos, no programa Profissão Repórter, que a fez virar meme: "sou toda natural, sou bonita pra caramba". E ainda desejou "bom aproveito" (sic) à vencedora do concurso.

Cariúcha resolveu botar pra quebrar antes mesmo da primeira dinâmica. Na noite de segunda (18), sem que nenhum atrito tivesse rolado, alertou os colegas: Kally Fonseca "vai dar trabalho". Na terça, acordou eufórica, berrando ao universo que era seu aniversário. Dois segundos depois, já tretava com Jenny Miranda, que pedia respeito aos peões que ainda dormiam. E ainda avisou que vai malhar muito a língua, para o deleite dos que torcem por fogo no feno.

A gritaria promovida por Cariúcha contrastou com a postura discreta de Rachel Sheherazade. A jornalista é, de fato, o corpo mais estranho entre essa turma de desbocados em busca de mais seguidores na internet. Rachel também tem um objetivo: voltar à evidência. Desde que saiu do SBT, em 2020, ela nunca mais foi contratada por nenhuma emissora de TV, aberta ou fechada.

Mas será que esta jogada dará certo? Rachel corre o sério risco de comprometer sua credibilidade como jornalista. Talvez ela esteja mirando uma carreira como apresentadora de programas de entretenimento? Mais provável, mas isto vai depender de seu desempenho no reality. E, por enquanto, ela foi pouco mais do que uma planta.

A Fazenda tem um lado bagaceiro, que se traduz também na voracidade por reaproveitar ex-participantes de outros realities. Este ano, 10 veteranos do gênero estão confinados no Paiol, patrocinado por uma rede social. Só quatro deles serão escolhidos pelo público para entrar na competição, dois homens e duas mulheres. Para os outros seis, a derrota será meio humilhante. O espectador já os conhece, e preferiu não vê-los de novo.

A Fazenda foi essencial para deslanchar a carreira de Jojo Todynho. Outros vencedores não tiveram tanta sorte e voltaram para o ostracismo. O programa também reabilitou, em termos, a reputação de MC Biel, mas não conseguiu fazer o mesmo por Nego do Borel.

Claro que ainda é cedo para saber quem vai se dar bem e quem vai se dar mal nessa 15ª edição. Ainda temos três longos meses pela frente, e não é raro que supostos favoritos sejam defenestrados de uma hora para a outra. Vamos ver se a estratégia de gritar à toa e criar inimigos do nada dará certo para os mais exaltados.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem