Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

'Senti na pele a pressão de participar do programa Um Dia de Chef'

Nova temporada do reality gastronômico de Emmanuel Bassoleil estreia dia 27

Em foto colorida, homem com uniforme de chef de cozinha sorri para foto
O programa Um Dia de Chef é comando pelo chef francês radicado no Brasil Emmanuel Bassoleil - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em agosto do ano passado, recebi um convite inusitado do canal Discovery Home and Health: participar de um webisódio promocional do programa Um Dia de Chef, comando pelo chef francês radicado no Brasil Emmanuel Bassoleil.

Como muita gente, eu desenvolvi alguns dotes culinários durante a pandemia, mas estou a anos-luz de ser um cozinheiro de mão cheia. Não sei fazer arroz, nunca descasquei batatas, tenho aversão a frutos do mar. Ou seja, sou praticamente o candidato ideal a ser humilhado em frente às câmeras por um chef renomado.

Cheguei ao estúdio levemente apreensivo: pronto para me divertir, mas também com medo de pagar um mico gigantesco. Relaxei um pouco assim que fui apresentado a Bassoleil, que me recebeu com muita simpatia. Também respirei aliviado ao saber que a receita do dia seria um prosaico croque madame, um sanduíche muito popular na França, e que os ingredientes já estavam todos limpinhos e picadinhos.

Vesti um dólmã, aquele avental branco e comprido dos chefs profissionais, e imediatamente passei a me sentir um deles. Também achei que impressionei Bassoleil ao me referir ao batedor de ovos pelo nome em francês, "fouet" – hahaha, não contavam com a minha astúcia.

Só que um programa como este precisa confrontar os convidados com obstáculos, senão perde totalmente a graça. O primeiro deles logo ficou evidente: o fogão usado era de cerâmica, sem chama, moderníssimo. Mas quem disse que eu sabia manipulá-lo?

Dois fogões, na verdade: um para mim, outro para Bassoleil. Nossas bancadas eram separadas por uma parede de vidro, que fica embaçada quase o tempo todo. A ideia é que o participante apenas ouça as instruções do chef, e não consiga ver o que este está fazendo. Mas eu tinha o direito de apertar um botão e desembaçar o vidro três vezes ao longo do programa. Em minha defe a, usei deste recurso uma única vez.

Na verdade, o maior obstáculo é mesmo o tempo. Tudo tem que estar pronto e delicioso em meia hora. Parece mais do que o suficiente, até o momento em que começa a gravação.

É neste momento que o simpático Bassoleil, tão afável a princípio, se transforma num sádico carrasco. Eu, que estava tranquilo até então, comecei a ficar nervoso, pois o chef não passa apenas instruções. Ele berra, diz que o tempo está passando, que eu estou atrasado, que não vou conseguir terminar o prato. Afinal, a pressão é um ingrediente indispensável para esse tipo de realtiy.

Bom, eu consegui terminar meu croque madame a tempo. Para quem não conhece: trata-se de um misto quente incrementado, coberto por molho bechamel e um ovo frito. Como eu disse antes, os ingredientes já estavam todos prontos para serem usados, dispostos em cumbuquinhas. Nem precisei sujar as mãos.

Claro que o croque madame feito por Bassoleil ficou muito mais lindo e saboroso do que o meu. O chef achou que eu exagerei um pouco na noz moscada. Mas, de modo geral, escapei do vexame que eu tanto temia.

Alguns dias depois, tentei reproduzir a receita na minha casa. Dessa vez exagerei na manteiga, e o sanduíche ficou enjoativo. Talvez eu tivesse me saído melhor com Emmanuel Bassoleil gritando no meu ouvido.

Um Dia de Chef é uma coprodução da Warner Bros. Discovery e Boutique Filmes, com direção de Joana Mendes da Rocha. A terceira temporada do programa estreia na próxima sexta (27), às 20h40, no canal Discovery Home and Health, e também estará disponível na plataforma discovery+.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem