Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

'Gosto de abraçar oportunidades', diz Thelma Assis sobre substituir Valéria Almeida no Encontro

Vencedora do BBB 20 também acaba de ter sua primeira experiência como atriz, e quer mais

Thelma Assis, a Thelminha
Thelma Assis, a Thelminha - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde terça (1º), Thelma Assis está no comando do quadro Bem Estar, exibido diariamente pelo programa Encontro com Patrícia Poeta (Globo). A vencedora do BBB 20, médica e apresentadora já faz parte da equipe do Bem Estar e apresenta vídeos sobre saúde no É de Casa, atração da emissora nas manhãs de sábado. Agora cobre as férias da colega Valéria Almeida, e permanecerá no Encontro por duas semanas.

Thelminha, como também é conhecida, conversou com o F5 por videoconferência, logo após sua primeira participação no programa.

"Eu estava num intercâmbio em Nova York, estudando um pouquinho de inglês, correndo atrás do tempo perdido", conta ela. "Aí, recebi essa missão de cobrir minha amiga Valéria Almeida durante as férias dela. Como eu sou essa pessoa que gosta de abraçar oportunidades, estou muito feliz."

Oportunidades não têm faltado na vida de Thelma, que deixou de ser anestesista em tempo integral para se aventurar no mundo da comunicação. Mas ela continua a exercer a medicina, agora na forma de trabalho voluntário.

"Há cerca de um mês e meio, eu fui para Belterra, no interior do Pará. Fiquei dez dias lá, numa expedição médica com outros colegas. A gente realizou aproximadamente 500 atendimentos. Eu devo ter feito de 25 a 30 anestesias, para cirurgias de vesícula, de hérnia."

Ela afirma que se encontrou na ONG Zoé, comandada pelo cirurgião e colonoscopista Marcelo Averbach. "Eles fazem um trabalho muito lindo. Pegam um hospital com poucos recursos que sirva de base e levam carrinho de anestesia, material cirúrgico, tudo. Os médicos também botam a mão na massa. A gente não liga para perrengue nenhum em prol dos pacientes, que estão, às vezes, há muito tempo esperando para fazer uma cirurgia. E, com isso, ajudamos a desafogar a fila do SUS. Fiz esse trabalho agora e me apaixonei. Quero fazer mais vezes."

Thelminha concorda que a experiência como médica a ajudou a vencer o BBB. "Como anestesista, eu dava muitas horas de plantão, e a gente não pode deixar o paciente sozinho por nada. Nem sempre seu colega pode te render ao meio-dia para você almoçar, nem sempre você pode ir ao banheiro. Se há uma cirurgia rolando, você não vai sair no meio. É tudo muito intenso, e eu fui me adaptando. Então, as provas de resistência do programa eram fichinha para mim."

Ela também se prepara para sair na Mocidade Alegre em 2024, escola de samba paulistana pela qual desfila há 18 anos, e acaba de ter sua primeira experiência como atriz, com uma pequena participação na segunda temporada da série "Encantado’s". Adorou, e ressalta a importância da representatividade na TV.

"A gente está num momento de normalização da presença de pessoas pretas e pardas na mídia. Nós somos a maioria neste país, então é normal que estejamos em lugares de prestígio. Mas ainda temos um longo caminho a seguir. Eu sinto que algumas marcas ainda não fazem a lição de casa. Não adianta uma empresa contratar uma pessoa preta em novembro, o Mês da Consciência Negra, só para limpar a própria imagem. Não basta mostrar um rosto preto bonito para uma marca ser inclusiva ou antirracista."

"Não sou muito da polêmica, mas já senti muita dor nos bastidores. Tem marca que oferece um cachê menor para as pessoas pretas, porque elas têm menos seguidores nas redes sociais, justamente porque ainda há muito racismo no Brasil. Eu quero ver as empresas estenderem suas ações para além da propaganda. Quero ver pessoas pretas empregadas nos mais diversos cargos", conclui.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem