Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Por que Gloria Pires chega aos 60 anos como a maior estrela de novelas da atualidade

Depois de mais de cinco décadas na casa, atriz está prestes a deixar a Globo

Gloria Pires em foto publicada no Instagram - @gpiresoficial no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com apenas 14 anos de idade, Gloria Maria Cláudia Pires explodiu como a grande revelação de 1978, como a instável adolescente Marisa da novela "Dancin’ Days", de Gilberto Braga. Sua atuação como a filha da protagonista Júlia, a ex-presidiária vivida por Sonia Braga, deu ao Brasil inteiro a sensação de ver uma jovem atriz surgir totalmente pronta, qual Vênus emergindo das águas.

Marisa foi o primeiro papel de destaque de Gloria Pires na TV, mas ela já vinha há tempos se preparando para esse momento. Filha do comediante Antonio Carlos, demonstrou com apenas seis anos o desejo de seguir a carreira do pai. Participou ao lado dele de humorísticos da Globo da década de 1970, como Chico City, Faça Humor, Não Faça Guerra e Satiricom.

Mas queria mesmo era atuar em novelas. Em 1972, fez um teste para "O Primeiro Amor", e foi rejeitada por Daniel Filho por não ser "bonita o bastante". Esse trauma levou muitos anos para ser resolvido, mesmo depois de o diretor tê-la escalado para o elenco de "Dancin’ Days".

Após provar seu talento no folhetim de Gilberto Braga, Gloria passou a ser convidada para quase tudo, e a acumular um sucesso atrás do outro. Fez sua primeira protagonista já em 1979, na novela "Cabocla", da faixa das 19 horas, em que conheceu Fábio Junior. Três anos depois, ele se tornaria o pai da primeira filha dela, que hoje atende apenas pelo nome de Cleo.

Os anos 1980 foram movimentados para Gloria. Além de participar de novelas como "Água Viva", "As Três Marias" e "Partido Alto", ainda estreou no cinema em 1981 com "Índia - A Filha do Sol", sob a direção de Fábio Barreto. Salvo engano, foi a única vez em que apareceu nua na tela. E ainda recebeu uma homenagem indireta de Caetano Veloso na letra da canção "Luz do Sol", tema do filme, no trecho que diz "coisa mais querida, a glória da vida".

A atriz ainda faria mais dois longas com Fábio Barreto: "O Quatrilho" (indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 1995) e "Lula, o Filho do Brasil" (2010). Também rodou "Flores Raras" (2013) com o irmão de Fábio, Bruno Barreto. Reconciliada com Daniel Filho, foi dirigida por ele em "A Partilha" (2001), "O Primo Basílio" (2007) e nos dois títulos da franquia "Se Eu Fosse Você" (2003 e 2009), enormes sucessos de bilheteria.

Ao longo de toda sua carreira, Gloria Pires sempre foi muito cobrada por não fazer teatro. Uma única peça consta em seu currículo: a infantil "Era Uma Vez uma Gata", de 1979. Ela alegou diversas vezes que preferia o ritmo da televisão e do cinema, e que não teria a paciência para encenar o mesmo texto todos os dias. Em junho do ano passado, quando a entrevistei, Gloria contou que em breve anunciaria um projeto teatral, mas esse anúncio não veio até hoje.

Seria incrível vê-la em cena, mas Gloria Pires não precisou do teatro para se firmar como uma atriz versátil, capaz de transitar por todos os gêneros. Hoje ela é a maior estrela de novela em atividade, assumindo com garbo o trono que já foi de Regina Duarte e Glória Menezes. Sua personagem em "Terra e Paixão", a vilanesca Irene, é um dos poucos pontos positivos da trama de Walcyr Carrasco.

Que talvez seja o último trabalho de Gloria na Globo durante um bom tempo. Chamada a renovar seu contrato com a emissora no final do ano passado, a atriz preferiu estender seu antigo vínculo por mais um curto período, apenas para participar de "Terra e Paixão". Depois de mais de 50 anos na casa, ela agora quer se aventurar por outras plagas, como as plataformas de streaming.

Além do desgaste natural acumulado durante tantas décadas, um episódio serviu de gatilho para que Gloria Pires quisesse deixar a Globo. Seu nome chegou a ser divulgado para o papel de Zoé, na novela "Todas as Flores", de João Emanuel Carneiro. A atriz ficou sabendo pela imprensa que havia sido substituída por Regina Casé. Na entrevista que me deu em 2022, Glória disse que não sabia a razão dessa troca, e que nenhuma explicação foi dada a ela.

Seja lá como for, é mais do que provável que seu passe seja disputado a tapa. Sua versatilidade e popularidade já passaram por todos os testes. Até mesmo a notória participação na apresentação do Oscar de 2016 rendeu pontos: seu comentário de que não era capaz de opinar virou meme, e acabou estampando camisetas de sua grife Bemglô.

Nesta quarta, 23 de agosto, Gloria Pires completa 60 anos de idade. Mesmo sem pisar num palco, é uma das atrizes brasileiras mais importantes de todos os tempos. Muitos de nós a vimos crescer diante das câmeras, em todos os sentidos, e hoje ela faz parte de nossa memória afetiva. É a glória da vida.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem