Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas

Rafaella Santos, a nepo sister do Neymar

Influencer, que compartilha 74% dos seguidores com o irmão famoso, viralizou nesta semana

Rafaella Santos (dir.) com o irmão Neymar Jr. - @rafaella no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No final do ano passado, o termo nepo baby viralizou no Brasil. A expressão, importada da imprensa americana, vem de nepotismo, o favorecimento de familiares em cargos públicos, e foi adaptada para descrever os filhos de celebridades e poderosos do entretenimento, que começam suas carreiras não do zero, mas bem do alto, herdando privilégios de seus pais. Teve até lista de nepo babies em rede social.

Pois, assim como um pokémon, o termo evoluiu e um dos exemplos mais icônicos dessa nova safra é a influenciadora Rafaella Santos, a nepo sister do jogador Neymar. Rafaella atua como modelo e é conhecida por usar sua influência para fazer lives beneficentes e ajudar ONGs. Nesta semana, no entanto, ela se destacou por outro motivo.

Pelo segundo ano consecutivo, a nepo sister foi criticada por sambar mal em um vídeo registrado no ensaio da Salgueiro, escola carioca na qual vai desfilar como musa. As piadas foram muitas. As críticas também.

Rafaella foi chamada de "inimiga de bateria", disseram que ela nunca foi apresentada ao ritmo, que em um ano não aprendeu nada e que a nota que merecia por seu samba no pé só poderia ser a nota "dó". Teve gente querendo chamar Alcione para denunciar que Rafaella estava "deixando o samba morrer".

Um dos comentários mais espirituosos descreveu a modalidade praticada por Rafaella como "samba culposo, quando não há intenção de sambar". Eu ri.

As críticas também foram associadas ao fato da família de Neymar ter doado R$ 500 mil para a escola, ligando o valor ao fato de Rafaella ter sido convidada para ser musa da escola.

É evidente que ser uma nepo sister tem vantagens, como ter mais de seis milhões de seguidores no Instagram. Inclusive, se você clicar nas reticências do perfil e depois em "sobre essa conta" e "contas com seguidores compartilhados", verá que 74% dos seguidores de Rafaella também seguem NeymarJr.

Além de serem irmãos e compartilharem laços de sangue e seguidores, os dois também usam versículos bíblicos em suas bios, talvez para garantir blindagem divina de tantos ataques.

Em seu perfil, Neymar escreve "Isaías, 54:17", referindo-se a este trecho do Livro de Isaías: "Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda a língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás: esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que vem de mim".

Rafaella também cita a Bíblia em sua bio, com um versículo dos Salmos 17:8 em inglês, traduzido como: "Guarda-me como à menina dos Teus olhos, esconde-me debaixo da sombra das tuas asas".

Com tanta proteção, certeza que Rafaella, a nepo sister, vai se dar bem no Carnaval, apesar do desafio de sambar no chão. Resta saber qual a modalidade ela vai apresentar na avenida: se continuará no samba culposo ou atenuará para um bom samba doloso, cheio de boas intenções de sambar.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem