Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Assim como Neymar, algumas celebridades aparecem mais pelo que fazem fora do trabalho

Única ligação das manchetes que envolvem o jogador com o futebol, são as 'bolas fora'

Neymar - Josep Lago - 18.out.2022/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neymar é, indiscutivelmente, um dos melhores jogadores de futebol do mundo. Figura entre os mais bem-pagos e mais premiados. É rico, famoso, uma celebridade que tem lugar garantido na história dos esportes. Realmente, um ídolo.

E, no entanto, quase todas as notícias que vemos sobre Neymar Jr. não têm nenhuma ligação com sua principal atividade. Na verdade, a única ligação das manchetes que envolvem Neymar com a bola, são as "bolas fora" que ele dá em sua vida pessoal.

As mais recentes envolvem um caso de traição de sua noiva grávida com uma modelo, uma multa de R$ 16 milhões pela obra de um lago artificial em sua propriedade em Mangaratiba e uma suposta confusão entre o craque e fãs durante um show de Thiaguinho por causa de um boné.

E, claro, justamente por ser uma pessoa de tamanho destaque, seus parentes e agregados também merecem atenção da mídia, como as incontáveis notinhas sobre sua mãe, além de variações tais como "o namorado da mãe de Neymar", "o ex-namorado da mãe de Neymar" e "o novo namorada da Neymãe".

Futebol que é bom, nada.

Numa escala menor, mas com o mesmo princípio, aparece o cantor Belo. Sim, Belo é um cantor, um bom cantor, embora eu não me lembre qual foi a última vez em que ouvi o nome de Belo ligado à música. Em geral, Belo só aparece perto de outra palavra proparoxítona: dívida.

O credor mais famoso de Belo, no caso, é Denilson, que comprou os direitos do grupo Soweto em 1999. Em 2000, Belo saiu do Soweto para fazer carreira solo. Denilson alegou quebra de contrato e outros prejuízos, e tenta receber alguns milhões em indenização desde então. E, para azar de Denilson, a Justiça autorizou que outro músico que está processando Belo por direitos trabalhistas recebesse uma indenização antes que ele. E mais não digo, porque meu advogado está de férias. Mas fica provado o ponto.

Já a Gracyanne, casada com Belo, é um exemplo um pouco mais ameno desse mesmo efeito de ocupar o noticiário por assuntos não-ligados a seu trabalho. Gracyanne passou quase uma década, entre 1999 e 2009, como dançarina do Tchakabum. Depois, tornou-se adepta do fisiculturismo, e sua forma física passou a ser o principal motivo de sua notoriedade. Mas, junto com seu treino e o resultado de seus músculos, a grande estrela de sua vida é sua alimentação, com destaque para seu consumo de ovos.

Não sei como não lançaram uma granja, um omelete, um carro do ovo com a marca GB, Gracyanne Barbosa. Porque todas as emissoras de TV, revistas, canais de YouTube, portais, podcasts, já abordaram a pauta do número de ovos que Gracyanne consome por dia. É um tal de Gracyanne come oito ovos pela manhã, Gracyanne ingere quarenta ovos por dia, nutricionista comenta a dieta de ovos de Gracyanne e por aí vai. A minha favorita é "Gracyanne consome oito mil ovos durante a pandemia".

Ultimamente, os ovos saíram de cena, estamos mais na era das marmitas mesmo. Os dois expoentes foram a dica da musa fitness para comer marmita estragada (não tente fazer em casa!) e a marmita que Gracyanne levou para comer na festa na mansão Luciano Huck, para não sair da dieta. Aliás, ela é tão xiita com sua dieta que quando eventualmente decide jantar com o marido Belo, numa ocasião especial, ela também vira notícia.

A pergunta que fica é: por que nos apegamos tanto aos detalhes da vida pessoal dos famosos? Porque cada injeção de botox, cada corte de cabelo, cada viagem que um ídolo mundial ou uma influenciadora local faz nos interessa tanto?

Talvez porque a vida dos outros parece ser melhor que a nossa. Mais glamorosa, mais agitada, mais cheia de novidades. Até a rotina dos famosos parece mais exótica. E tudo, no final, vira assunto para gente conversar, para se comparar, para fofocar.

No fundo, usamos essas pessoas para preencher os nossos vazios, os nossos dias sem grandes acontecimentos.

E também como forma de alívio para nossa inveja. Porque, se não temos aquela fama, aquela fortuna, aquele corpo, aquela mansão, e nem podemos levar aquela vida, pelo menos também não temos que pagar aquela dívida gigante ou aquela multa estratosférica. E ainda podemos dormir felizes sabendo que amanhã não teremos que comer quarenta ovos cozidos com batata-doce.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem