Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Mais do que molho de tomate com carne, veja como fazer molho à bolonhesa

Chamado de ragu italiano, prato não costuma ser servido com espaguete

Macarrão com molho à bolonhesa - Marcos Nogueira 11.mar.2022/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tenho certa antipatia quando alguém prega que essa ou aquela comida só é boa se seguir a receita autêntica, original, verdadeira, o escambau a quatro. Soa como um truque para vender o próprio peixe (em geral, o purista oferece aquilo que defende).

É também uma postura excludente. Desestimula as pessoas a cozinharem e provarem novos sabores caso não usem o ingrediente x produzido na região y, muitas vezes indisponível ou caro demais.

Os italianos são craques do preciosismo gastronômico. A carbonara precisa ser com guanciale (papada de porco), pizza precisa seguir as normas do sindicato dos pizzaiolos etc. etc.

Às vezes, porém, vale a pena relaxar e entrar na brincadeira dos caras. Em especial quando a receita autêntica tem ingredientes acessíveis e não exige virtuosismo do cozinheiro. É o caso da bolonhesa. Molho à bolonhesa não é sinônimo de molho de tomate com carne moída –simplificação que corresponde a 99% dos pratos "à bolonhesa" servidos fora da região de Bolonha.

Nessa cidade italiana, o molho é simplesmente conhecido por ragu. O ragu bolonhês é um guisado de lenta cocção em que a carne, o tomate e uma trinca de legumes (cebola, cenoura e salsão) representam papéis igualmente importantes.

O bolonhês é tão cioso de seu ragu que existe uma receita oficial registrada na câmara de comércio da cidade. É uma fórmula um tanto imprecisa, que eu já publiquei em meu blog, mas que não é seguida à risca nem pelo italiano mais cricri.

A receita do ragu admite algumas variações. Você pode usar só carne bovina ou uma mistura de boi e porco. Pode moer ou picar a carne miudinha na faca, um trabalho cão. Às vezes vai javali, lebre, coelho, cabrito.

Pode tacar um pouquinho de leite no molho –ou não. Pode temperar com vinho tinto, vinho branco ou nenhum vinho. Pode calibrar as quantidades de acordo com o que tem e o que gosta.

O que não pode nunca, em hipótese alguma, é servir a bolonhesa com espaguete. Isso é o que mais enerva os italianos. Espaguete é tradição do sul da Itália, e Bolonha fica no norte.

O molho costuma ser servido com tagliatelle (massa longa e achatada de farinha comum e ovos), nhoque ou lasanha. Agora... se você só tiver espaguete e não houver nenhum italiano por perto, manda bala que eu não conto para ninguém!


RAGU À BOLONHESA

Rendimento: 4 porções
Dificuldade: média

Ingredientes
1 cebola
½ cenoura
2 talos de salsão
2 colheres (sopa) de azeite
200 g de carne moída (acém, paleta ou peito)
2 colheres (sopa) de leite
1 lata de tomates pelados
200 ml de vinho branco ou tinto
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparar

  1. Pique a cebola, a cenoura e o salsão o mais miúdo que você conseguir. Refogue os legumes no azeite por 5 minutos.

  2. Acrescente a carne, acrescente uma pitada de sal e refogue até evaporar a água que se soltará. Junte o leite e cozinhe até reduzir pela metade.

  3. Acrescente o tomate. Para “lavar” a lata dos tomates, encha-a até a metade com vinho. Complete com água e despeje o conteúdo na panela.

  4. Cozinhe o ragu em fogo bem baixo, com a panela destampada, por cerca de 3 horas. Adicione água sempre que secar e mexa frequentemente.

  5. Ajuste o sal, tempere com pimenta e sirva quente, com a massa de sua preferência e queijo parmesão ralado.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem