Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Salada de legumes grelhados traz para casa o sabor do Mediterrâneo

Receita da mechouia, típica da Tunísia, leva azeite e suco de limão-siciliano

Salada de legumes grelhados (mechouia) - Marcos Nogueira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando alguém abre um restaurante "mediterrâneo" no Brasil, você já sabe o que vai encontrar: culinária italiana, com alguma influência espanhola, pitadas de sul da França e um ou outro tempero do Oriente Médio.

Eles se esquecem que o Mediterrâneo também vai do Marrocos ao Egito, de Israel à Turquia e à Grécia. São muitas cozinhas aparentadas, mas com personalidade própria. Em comum, o uso do azeite de oliva, das ervas e dos vegetais frescos.

A receita de hoje vem da Tunísia, no norte da África, entre a Argélia e a Líbia e a 600 km por mar da Sicília, na Itália.

Chama-se mechouia. É uma salada de vegetais grelhados, com muito azeite e suco de limão-siciliano –outro ingrediente muito típico da região mediterrânea.

A base da mechouia são tomates, pimentões e cebolas. Como se trata de uma preparação muito simples, o ingrediente fica em destaque absoluto.

Por isso, aconselho escolher com muito cuidado os legumes. Bem maduros e, de preferência, orgânicos. Vale o gasto extra.

O jeito óbvio de grelhar os legumes é na churrasqueira. Dá aquele gostinho de fumaça que você não vai conseguir de outro jeito. Aproveite um canto da grelha enquanto faz o churrasco.

Mas não é todo mundo que tem churrasqueira ou está disposto a acendê-la para tostar uns pimentões e cebolas. Dá para se obter bons resultados na chapa ou na frigideira. Legumes assados no forno –ou na air fryer!– também ficam muito bons.

Eu assei os pimentões na air fryer e grelhei tomates e cebolas na chapa.

Atenção ao tempo de preparo de cada vegetal. O tomate fica pronto muito rápido e pode virar purê se você não o remover no tempo certo (quando percebe que a pele começou a se soltar). Depois vem o pimentão, que está nos trinques quando toda a pele se estufa, mas não tem problema se queimar.

Já a cebola precisa ser toda queimada por fora, se feita na churrasqueira, para que as camadas internas estejam cozidas. Você arranca as partes carbonizadas e manda bala. Ou pode cortá-la em pedaços para fazer na chapa, agilizando o processo.

Como eu disse há pouco, o limão amarelo (siciliano) é muito característico do Mediterrâneo. Você pode trocar pelo limão verde, mas tenha em mente que a substituição altera bastante o sabor do prato. O limão-siciliano é mais perfumado e menos ácido do que o taiti.

A mechouia é um prato fresco, leve, perfeito para o calor infernal que tem feito neste começo de março. Também vale para você que gosta de observar a Quaresma cristã: não leva carne.

A versão mais básica é 100% vegana, pode ser comida com um pãozinho ou cuscuz de semolina. Também é bastante comum o acréscimo de ovos cozidos (como eu fiz) ou de atum.


MECHOUIA

Rendimento: 2 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes
4 tomates maduros
1 pimentão vermelho ou amarelo
1 pimentão verde
2 cebolas pequenas (ou 1 grande)
100 ml de azeite extravirgem
1 dente de alho triturado
1 colher (café) de cominho
Pimenta-caiena a gosto (opcional)
Suco de ½ limão siciliano
6 azeitonas verdes, descaroçadas
Coentro a gosto
Sal a gosto

Acrescente as azeitonas e o coentro. Ajuste o sal, se preciso. Sirva em temperatura ambiente.

  1. Grelhe ou asse tomates, pimentões e cebolas. À medida que forem ficando prontos, guarde-os num pote com tampa, para amolecerem no próprio vapor.

  2. Quando os legumes estiverem frios, remova as cascas e as partes queimadas. Tire também as semente e os talos dos pimentões. Pique grosseiramente.

  3. Prepare um molho com o azeite, o alho, o cominho, a pimenta, o suco de limão e um pouco de sal. Regue a salada com esse molho e misture.

  4. Acrescente as azeitonas e o coentro. Ajuste o sal, se preciso. Sirva em temperatura ambiente.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem