Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Canja quentinha é a pedida para repor a energia no Carnaval

Sopa de frango e arroz traz sustança, mas sem pesar no estômago

Canja - Marcos Nogueira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O que canja tem a ver com Carnaval? Tradicionalmente, o caldo de galinha era servido nos bares e restaurantes que ficavam abertos na madrugada para atender os foliões.

Faz todo sentido: uma sopinha com arroz e legumes dá aquela forrada depois de uma noite de excessos. Dizem que cura a ressaca, mas é lenda. De qualquer forma, alimenta sem pesar muito no estômago –o que é ótimo para quem vai desmaiar na cama em seguida.

Mesmo sem Carnaval oficial, a canja é uma boa pedida para recarregar a bateria nos dias de folga.

A alma da canja é um bom caldo de frango. E um bom caldo se faz com ossos. Nos restaurantes, onde a cozinha funciona ininterruptamente, esses ossos são cozidos por horas e horas. Em casa, melhor fazer na pressão: ela abrevia o tempo de preparo com ótimos resultados.

Eu costumo congelar ossos e pontas de cebola e de cenoura para fazer caldos. É pouco provável que você tenha essas coisas no freezer, então sugiro que use pedaços de frango com osso e partes dos legumes que entrarão na sopa.

Aliás, não é porque é sopa que vai parecer comida de hospital, pálida e insossa. Gosto da canja bem temperada e colorida. Para dar cor, coloco um pouco de tomate, que não costuma entrar na maioria das receitas. Também asso o frango com osso, antes de cozinhar, para deixar o caldo bem escuro.

Eu prefiro a canja espessa, quase sólida, quase um risoto. Você pode diluir com caldo ou água, se ficar grossa demais para o seu gosto.

Esta é uma receita que não dá para fazer em porção individual. As quantidades abaixo servem bem quatro pessoas, ou até mais. Se estiver só, congele a sobra em vários potinhos. Quebra um galhão quando bate a preguiça de cozinhar.

Congele também o caldo, caso haja sobra. Ele poderá ser usado em risotos, sopas e várias outras preparações.


CANJA CARNAVALESCA

Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Média

Ingredientes
2 coxas de frango (ou 1 coxa e 1 sobrecoxa, ou 4 asas)
2 cebolas
1 cenoura
1 talo de salsão
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho, picados
2 tomates maduros, picados
1 colher (café) de páprica doce ou defumada
1 colher (café) de cominho
1 batata, picada
½ xícara de arroz
Salsinha picada e sal a gosto
Queijo ralado e azeite para servir

MODO DE FAZER

  1. Asse os pedaços de frango, sem tempero. Desfie e reserve a carne. Coloque os ossos na panela de pressão.

  2. Descasque as cebolas e a cenoura. Na panela com os ossos, coloque 1 cebola (cortada em 4), todas as cascas e as extremidades das duas cebolas e da cenoura. Pique a cenoura e a cebola restante. Reserve.

  3. Adicione à panela de pressão o salsão e o louro. Cubra com 1,5 litro de água. Cozinhe por 1 hora após pegar pressão. Descarte os sólidos do caldo.

  4. Em outra panela, refogue no azeite, nesta ordem: alho, cebola, cenoura e tomate. Junte 1 litro de caldo, a páprica e o cominho. Espere ferver.

  5. Acrescente o frango reservado, a batata e o arroz. Deixe em fogo médio até o arroz e os legumes ficarem cozidos, mas ainda firmes. Dilua com caldo ou água, se necessário. Tempere com salsinha picada e ajuste o sal.

  6. Desligue o fogo e sirva quente com queijo ralado e um fio de azeite.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem