Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Omelete de batatas é a alma da cozinha espanhola; aprenda a fazer

Tortilla aparece em 'Mães Paralelas', filme de Almodóvar atualmente em cartaz

Tortilha de batatas - Marcos Nogueira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu planejava fazer algo totalmente diferente nesta semana, mas aí fui assistir a "Mães Paralelas", filme novo de Almodóvar. Sem dar nenhum spoiler sobre a história, é Espanha na veia. Com a aparição recorrente, embora coadjuvante, da comida espanhola.

Janis, a personagem de Penélope Cruz, tem um presunto inteiro em casa. Um "jamón ibérico", com a pata negra e tudo. E também um belo pedaço de queijo manchego, feito com leite de ovelhas na região de Castilla-La Mancha, vizinha a Madri.

Ela assa peixe. Ela vai à bodega tomar vinho. Ela se encanta com os quitutes regionais quando vai visitar a família no interior.

Mas a cena que me deixou babando é aquela em que Janis frita uma tortilla –lê-se "tortilha".

Se na comida mexicana tortillas são discos finos de massa de milho ou trigo, a tortilla espanhola é uma omelete ou fritada de batatas. Coisa mais simples do mundo, surpreendentemente deliciosa.

A tortilha de batatas é onipresente na Espanha. Está nas casas, nos cafés, nos bares, nos restaurantes. Em alguns lugares, você pede uma taça de vinho e ganha um naco de tortilla para petiscar.

É algo que você pode comer quente ou frio, em qualquer refeição ou sem refeição envolvida.

Os ingredientes essenciais são ovos, batatas e azeite. Você vai precisar de muito azeite e não vale substituir por óleo comum. Tortilla sem azeite equivale a acarajé sem dendê.

O preparo da tortilla é algo muito tranquilo, exceto por um procedimento: você vai precisar virar a omelete num prato e recolocá-la na frigideira para cozinhar o outro lado.

A operação exige atenção total, e sinto dizer que talvez você erre antes de pegar o jeito. Eu sempre fico tenso nessa hora.

A tortilla pode ser incrementada com linguiça, presunto cru, pimentão, ervilhas e um montão de coisas. Eu fiz uma versão bem básica, apenas com uma quantidade de cebola bem acima da habitual. Corte pela metade, se quiser.

Para acompanhar, um pouco de jamón de uma fatia de pan tomaca –pão com tomate ralado, salgado e escorrido na peneira, regado com muito azeite.


TORTILLA DE PATATAS (Tortilha de batatas)

Rendimento: 2 a 4 porções
Dificuldade: Média

Ingredientes
2 batatas grandes
200 ml de azeite de oliva, aproximadamente
2 cebolas em fatias
4 ovos
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

  1. Você vai precisar de uma frigideira antiaderente com borda alta e reta. Para estas quantidade, o diâmetro deve ter 20 cm a 25 cm.

  2. Descasque as batatas e corte-as em fatias de 5 mm de espessura. Deixe-as de molho em água fria para soltar parte do amido.

  3. Na frigideira, coloque as cebolas e despeje azeite até cobri-las. Refogue em fogo baixo até começarem a dourar. Reserve a cebola numa bacia, removendo-a com uma escumadeira para preservar o máximo de azeite na frigideira.

  4. Escorra a batata e coloque-a na frigideira com o azeite. Junte mais azeite, se necessário, até cobrir toda a batata. Frite em fogo baixo até começar a mudar de cor. Reserve a batata na mesma bacia da cebola, também escorrendo o azeite.

  5. Enquanto a batata esfria, bata ligeiramente os ovos. Junte-os aos vegetais, misture e tempere com sal e pimenta.

  6. Retire o excesso de azeite da frigideira. Despeje nela a mistura da bacia e frite em fogo baixo.

  7. Quando a parte superior da tortilla der sinais de que começou a se solidificar, tire a frigideira do fogo. Cubra a frigideira com um prato grande e raso e vire a tortilla nesse prato.

  8. Deslize a tortilla de volta para a frigideira para cozinhar o outro lado, coisa de 5 minutos no fogo baixo. A tortilla deve ter uma casquinha dourada; se estiver clara demais, vire-a novamente para passar mais (com os ovos já cozidos, a operação fica fácil).

  9. Sirva a tortilla quente ou em temperatura ambiente

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem