Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Arroz com curry é comida japonesa caseira, reconfortante e fácil de cozinhar

Kare raisu pode ser feito com boi, porco, frango ou sem nenhuma carne

Kare raisu e carne com legumes - Marcos Nogueira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nada mais equivocado do que achar que os japoneses almoçam sushi e jantam sashimi, todo dia e toda noite. O peixe cru é apenas um dos tipos de comida da variadíssima dieta nipônica, e costumam ser reservados para ocasiões um pouco mais formais.

Em casa, na rua, na correria rotineira, a comida do Japão é cheia de pratos de arroz, de macarrão, sopas, conservas, omeletes, grelhados e ensopados.

Dessas refeições cotidianas, talvez a mais reconfortante seja o kare raisu –jeito japonês de se falar "curry rice", arroz com curry. Trata-se de um ensopadão de legumes com carne (ou sem) temperado, logicamente, com curry.

O curry japonês é bastante diferente dos múltiplos curries da Tailândia e da Índia –esta, sua provável origem. As especiarias aparecem de forma bem mais discreta. O conjunto é sutilmente adocicado e totalmente equilibrado em aromas e sabores.

Em São Paulo e outras cidades com comunidades de origem nipônica, encontrar o preparado para o curry é tarefa fácil. Compram-se os tabletes –que lembram barras de chocolate– em lojas de produtos orientais e até mesmo em algumas redes de supermercado.

Dá para fazer com pó de curry e engrossar com maisena ou farinha, mas vai ficar algo totalmente diferente.

Ao escolher o curry, é importante procurar o nível de pimenta: ele vai do suave até o extrapicante. Eu prefiro o curry "medium hot", o segundo na ordem crescente de calor, que insinua o coice da pimenta sem causar sofrimento. Mas gosto é gosto.

Tabletes em mãos, o preparo é moleza. Você faz um rápido refogado com cebola e carne de boi, frango ou porco. Pode pular a carne se quiser, substituir por cogumelos. Ou por coisa nenhuma.

Aí acrescenta água, cenoura, batata e o cubo de curry.

O tempo de cozimento vai depender do tipo de carne escolhido –ou não. Um curry com músculo vai demorar muito mais a ficar pronto do que um com filé. Ambos ficam bons. O músculo é mais saboroso, mas carnes macias tornam o prepara mais prático.

Tudo cozido, caldo engrossado (os tabletes contêm amido), é só mandar bala.

O acompanhamento clássico é arroz. Idealmente, arroz japonês cozido ao modo japonês, sem temperos nem sal. Se não tiver ninguém olhando, pode aproveitar as sobras do arroz que acompanhou o feijão no almoço. Juro que não espalho.


KARE RAISU

Rendimento: 2 a 3 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes
200 g de carne picada em cubinhos
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1 cebola grande ou 2 pequenas
½ cenoura picada
1 batata pequena ou ½ grande, picada
2 cubos (55 g) de curry japonês
Sal a gosto

MODO DE FAZER

  1. Frite a carne no óleo. Acrescente uma pitada de sal para soltar água e deixe no fogo até todo o líquido evaporar. Reserve a carne.

  2. Na mesma panela, refogue metade da cebola, picadinha. Jogue 2 xícaras de água para deglaçar o fundo da panela e espere ferver.

  3. Se usar uma carne dura, cozinhe-a nesse caldo até amaciar. Depois junte a cenoura, a batata e a outra metade da cebola, em pétalas. Cozinhe até tudo ficar macio.

  4. Se usar carne macia, cozinhe primeiro os legumes. Quando estiverem prontos, depois devolva a carne à panela.

  5. Acrescente o curry e cozinhe até encorpar. Coma imediatamente, muito quente, com arroz.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem