Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Salada de macarrão com abacate é o prato perfeito para o verão; aprenda

Refrescante e muito saborosa, receita é muito fácil e admite substituições

Salada de macarrão com abacate - Marcos Nogueira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O verão finalmente chegou chegando e, com ele, a vontade de comer coisas refrescantes.

Aproveitei as altas temperaturas para resgatar do baú uma receita que eu inventei muitos anos atrás: a salada de macarrão com abacate.

É um prato que eu criei para aproveitar algo que eu tinha comprado numa viagem ao Chile: óleo extravirgem de abacate, algo que então não se achava no Brasil (hoje é relativamente comum).

Juntei a ele macarrão frio e outros sabores típicos do Pacífico sul-americano (em particular, o Peru e o próprio Chile): cebola roxa, limão, coentro, azeitona, pimenta. Essa salada é algo como um macarrão acevichado, ou um ceviche de macarrão. Fica uma delícia.

Também é uma receita muito, muito fácil, mas que tem os truquinhos de costume.

O mais importante deles: transfira o macarrão cozido para uma bacia com gelo e água imediatamente após escorrer. Isso interrompe o cozimento da massa e baixa rapidamente sua temperatura –este é um prato para ser comido frio.

Outra dica é misturar os ingredientes com uma ou duas horas de antecedência, para que os sabores penetrem na massa e a cebola crua, mergulhada em caldo ácido e salgado, se torne mais suave. Mas é melhor não prolongar demais essa marinada, pois o suco de limão –essencial para impedir o escurecimento do abacate– vai ficando amargo enquanto oxida.

Como disse, eu faço esta salada há muitos anos. Com o passar do tempo, meu óleo de abacate acabou e eu mudei a receita para azeite de oliva e pedaços de abacate. Fica ótimo. Também fica ótimo com óleo de abacate e pedaços da fruta.

Acho que já deu para perceber que se trata de uma receita bem maleável, que permite substituições e acréscimos. Não gosta de coentro? Troque por salsinha ou manjericão. Quer um toque marítimo? Acrescente camarão, lula ou atum.

Só recomendo não fazer sem macarrão, porque aí deixa de ser uma salada de macarrão.


SALADA DE MACARRÃO COM ABACATE

Rendimento: 1 a 2 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes
100 g de macarrão curto (penne, fusilli, orecchiette)
½ cebola roxa fatiada fino
2 tomates médios maduros, sem sementes, em cubos
½ abacate pequeno (avocado), em cubos
Suco de ½ limão
2 colheres (sopa) de óleo de abacate ou azeite de oliva
5 azeitonas pretas sem caroço
Sal, coentro e cebolinha a gosto
Pimenta vermelha a gosto (opcional)

MODO DE FAZER

  1. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e transfira imediatamente para uma bacia com água e gelo.

  2. Pique a cebola e o tomate. Transfira-os para uma travessa. Pique o abacate, leve-o para a travessa e regue tudo com o suco de limão.

  3. Junte o óleo, a azeitona, o coentro, a cebolinha e o macarrão. Misture bem. Ajuste o sal e apimente a gosto. Deixe pegar gosto por pelo menos uma hora antes de servir.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem