Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Arroz com lentilha, louro e romã: Três simpatias de Ano-Novo em um prato

Receita simples e milenar é chamada de mjadra no Oriente Médio

Arroz com lentilha, louro e romã Marcos Nogueira 31.dez.2021/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A virada do ano é uma ocasião cheia de superstições. São rituais para ganhar dinheiro e se dar bem no amor, roupa dessa ou daquela cor, pular ondinhas. A comida do Ano-Novo tem sua própria coleção de simpatias: lentilhas, romãs e louro são alimentos considerados de boa sorte.

Não acredito em nada disso, mas tampouco vejo mal em participar dessas brincadeiras. Assim, hoje temos uma receita que traz os três ingredientes mencionados acima.

O mjadra é um prato do Oriente Médio cujo primeiro registro vem de um livro de receitas publicado em 1226, em Bagdá, no Iraque. Com pequenas variações na receita e no nome (nos sites gringos, buque por "mujaddara"), consiste em arroz com lentilhas e cebola frita.

É algo rápido e fácil de fazer, não precisa de muito planejamento. Como regra geral, use uma medida de lentilhas, duas medidas de arroz e seis de água.

A maioria das receitas pede para cozinhar as lentilhas antes de juntá-las ao arroz. Eu não vejo essa necessidade, mas eu gosto das lentilhas firmes, al dente, e fica bem mais prático cozinhar tudo junto. Deixar os grãos de molho por algumas horas já basta para amaciá-los um bocado.

Caso você decida ferver antes as lentilhas, sugiro que você use o caldo para cozer o arroz. Não faz sentido jogar no ralo tantos nutrientes e sabor.

A romã é algo bem caro, eu sei. Mas uma fruta rende um montão, o sabor é um negócio louco de bom e, bem, trata-se de uma ocasião especial. Também deixa a comida muito mais bonita. Apesar disso, não há grande perda em fazer este prato sem a romã.

O que não pode faltar de jeito nenhum é a cebola. Se você não gosta de cebola, cozinhe outro prato. É melhor preparar o arroz de lentilha sem a lentilha do que deixar a cebola de fora. Fiz também um molhinho de coalhada com alho e páprica para deixar a comida mais molhadinha.

A mjadra serve tanto como prato principal vegetariano quanto como acompanhamento universal de carnes. Menos de frango, que cisca para trás, né? Brincadeira. Feliz ano novo!


MJADRA COM ROMÃ

Rendimento: 2 porções

INGREDIENTES
¼ de xícara de lentilhas
200 g de coalhada seca ou iogurte grego não-adoçado
2 dentes de alho
1 colher (chá) de páprica
3 cebolas médias
Óleo para fritar}
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
½ xícara de arroz
2 folhas de louro
1 colher (chá) de cominho ou pimenta síria (mistura de especiarias)
2 colheres (sopa) de sementes de romã
Sal a gosto

MODO DE FAZER

  1. Deixe a lentilha de molho por 2 ou 3 horas.

  2. Misture à coalhada um dente de alho triturado e a páprica. Corrija o sal, se preciso. Reserve.

  3. Corte duas cebolas em tiras. Frite em óleo suficiente para cobri-las, até dourar. Escorra e reserve.

  4. Numa panela, derreta a manteiga. Pique o alho e a cebola restantes. Refogue-os junto com o louro, o cominho e uma pitada de sal.

  5. Adicione as lentilhas e o arroz, refogue rapidamente e junte 1 ½ xícara de água. Cozinhe como arroz comum: estará pronto quando não houver mais água no fundo da panela.

  6. Acerte o sal e sirva o mjadra com cebola frita, molho de iogurte e romã.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem