Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

Missô é o ingrediente secreto da melhor carne moída do mundo

Típico das culinárias orientais, ingrediente acrescenta complexidade ao 'boi ralado'

Carne moída com missô - Marcos Nogueira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carne moída, o popular "boi ralado", é um dos maiores curingas da cozinha. Uma preparação básica, com tempero conservador, pode virar uma infinidade de comidas: molho de macarrão, lasanha, torta madalena, recheio de pastel, de torta, sanduíche buraco quente, uma boa mistura para comer com batata ou arroz e feijão.

É algo que se guarda em potinhos na geladeira ou no freezer, para depois adicionar mais temperos na finalização –dependendo do prato que você resolva fazer.

Para ser versátil, o tempero da carne moída deve ficar no básico: cebola, alho, um pouco de tomate. Mas aqui eu acrescento um ingrediente "secreto": missô.

Missô, para quem não é familiarizado com as cozinhas asiáticas, é uma pasta de arroz e soja fermentados. Seu uso mais comum é o missoshiro, aquela sopinha que acompanha muitas refeições nos restaurantes japoneses.

Mas o missô, infelizmente, é muito pouco usado fora dos pratos étnicos. Trata-se de um ingredientes fantástico para condimentar quase qualquer coisa: ele é uma bomba de umami, o quinto sabor descoberto pelos japoneses (os outros quatro são doce, salgado, ácido e amargo).

Uma colherada de missô na carne moída não acrescenta nenhuma característica exótica ou desconhecida. Simplesmente adiciona novas camadas de sabor, uma maior complexidade. Vai por mim: fica a melhor carne moída do mundo.

Você pode, obviamente, comprar qualquer corte de carne e pedir para o açougueiro moer. Eu sou fã de carne moída de acém ou de capa de filé, dois pedaços com bastante gordura.

O rendimento vai depender do uso que você der para a carne cozida. Aqui, eu preparei a carne com azeitonas verdes e um ovo cozido de sete minutos, para comer com qualquer coisa. Um simples pão já basta.

Um último aviso: tenha cuidado ao colocar sal. O missô já é algo bastante salgado.


CARNE MOÍDA COM MISSÔ

Rendimento: 4 a 6 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes
1 colher (chá) de óleo vegetal
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
½ cenoura picada
600 g de acém moído
1 lata de tomates pelados
1 colher (sopa) de missô
1 folha de louro
Ervas frescas a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

  1. Aqueça o óleo e refogue alho, cebola e cenoura.

  2. Junte a carne e refogue, sempre mexendo, até todas as partes mudarem de cor.

  3. Acrescente o tomate, o missô e o louro. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente meia hora, até a carne estar solta e com pouco líquido.

  4. Junte as ervas e desligue o fogo. Ajuste sal e pimenta. Coma imediatamente ou guarde sob refrigeração.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem