Big Brother Brasil: Relembre misses e misters que entraram no programa
Grazi Massafera, Bia do Brás, Joseane Oliveira e Jonas Sulzbach são alguns deles
Ao longo das 24 edições de Big Brother Brasil (Globo) já exibidas, em quase todas houve pelo menos uma miss ou um mister entre os confinados. Virou, de fato, uma tradição do programa incluir uma personagem do mundo miss no seu elenco de participantes. Alguns são de franquias famosas, com faixas cobiçadas, outros nem tanto, porém não menos importantes.
O BBB 25 estreia na segunda-feira (13) e a atriz gaúcha Vitória Strada, 28, é a representante das misses na edição deste ano do reality. Afinal de contas, em 2014 ela disputou o Miss Brasil Mundo e foi vice-campeã do concurso (saiba mais aqui). Antes dela, outros 24 misses e misters já estiveram na casa mais vigiada do país, relembre abaixo alguns destaques e, ao final, a lista completa.
Bia do Brás, Alane e Matheus (BBB 24)
O BBB 24 teve duas misses e um mister no elenco. Do lado feminino, uma delas é a Bia do Brás, que representou o bairro de Jardim Marilena no municipal Miss Guarulhos 2022 —valendo vaga para o Miss Universo São Paulo daquele ano. Bia não levou a coroa da edição, mas ganhou a faixa de Miss Simpatia. No mesmo BBB 24, a paraense Alane Dias também tem histórico no mundo miss, já que venceu em 2018 o concurso regional de seu estado Rainha das Rainhas, também considerado parte do setor.
Do lado masculino, o gaúcho Matteus Amaral vestiu a faixa de Pampa Gaúcho no Mister Brasil CNB 2020. Ele conquistou a vaga após ficar entre os cinco finalistas do estadual no Rio Grande do Sul. Já no nacional, Matteus fez o primeiro corte de 21 semifinalistas mas não avançou para o seguinte, que contemplou apenas 11 rapazes.
Domitila, Tina e Cristian Vanelli (BBB 23)
Em 2023, o BBB teve três representantes de concursos de beleza competindo. A principal delas foi a pernambucana Domitila Barros que, radicada na Alemanha, venceu o nacional europeu em 2022. A vitória de uma brasileira em outro país ganhou alta repercussão na imprensa brasileira e mundial. O concurso que participou, no entanto, não garantia vaga para nenhum mundial.
Outra miss internacional da edição foi a angolana Tina Calamba, que em 2012 foi eleita Miss Benguela e disputou o Miss Universo Angola 2013. Em entrevistas à imprensa, ela revelou que ama o mundo miss e que é especialista em concursos.
Quem representou o lado masculino no BBB 23 foi o gaúcho Cristian Vanelli, que foi Mister Caxias do Sul em 2015 e disputou o regional do Rio Grande do Sul na franquia Universo.
Joseanne Oliveira (BBB 3 E BBB 10)
A gaúcha Joseanne Oliveira é até hoje lembrada por ter perdido o seu título nacional pouco depois de entrar no reality show. A gaúcha foi Miss Brasil 2002 e defendeu o país no Miss Universo daquele ano, mas durante seu primeiro BBB, no início de 2003, deixou escapar que era casada –até aquele momento, o concurso ainda não permitia mulheres com esse estado civil.
Joseanne também foi a primeira participante a entrar no reality como detentora de um título nacional vigente. Ela foi eleita em abril de 2002 e o evento de 2003 aconteceu também em abril, pós-BBB –e sem Jose, como ela era chamada. Vale lembrar: a ex-miss participou também do BBB 10.
Grazi Massafera (BBB 5)
Sem dúvidas, Grazi Massafera é a miss mais icônica a passar pelo Big Brother Brasil. Finalista do BBB 5, Grazi representou o estado do Paraná no Miss Brasil 2004, no qual ficou em terceiro lugar. Na ocasião, ela conquistou o título de Miss Brasil Beleza Internacional, garantindo vaga para defender o país no Miss International em outubro daquele ano, na China. Quem venceu foi a colombiana Jeymmy Vargas e Grazi não se classificou entre as 15 semifinalistas.
Kamilla Salgado e Andressa Ganacin (BBB 13)
A paraense Kamilla Salgado, coroada Miss Mundo Brasil 2010, integrou o elenco do BBB 13. A paraense, que representou o Brasil no Miss Mundo, destacou-se no reality por sua personalidade expansiva e polêmicas dentro da casa. Ela também é vencedora do Rainha das Rainhas em 2008.
Na mesma edição, a participante Andressa Ganacin ostentava o título de Miss Brasil Glamour 2012. Ela venceu o concurso na categoria adulto, enquanto sua irmã, Suellen, ganhou na categoria teen.
Jonas Sulzbach (BBB 12)
Em 2012 quem representou o mundo miss no BBB foi um homem: o modelo gaúcho Jonas Sulzabch, vencedor do Mister Brasil CNB 2010. Ele concorreu ao lado de outro ex-BBB, o Rodrigão (da edição de 2011), que ficou em terceiro lugar no nacional. Com isso, Jonas garantiu vaga para defender o país no Mister World 2010, em Seul, na Coreia do Sul. Uma curiosidade é que o muso fitness é ex-noivo de uma miss que também é ex-BBB: Mari Gonzalez.
Mari Gonzalez (BBB 20)
Natural de Salvador (BA), a participante Mari Gonzalez, 30, que é influenciadora fitness, concorreu aos 19 anos no Miss Bahia 2013, representando a cidade de Lauro de Freitas. Mari não se classificou entre as 30 candidatas da competição e, no ano seguinte, se tornou uma das panicats do extinto Pânico na Band, ficando nacionalmente conhecida como Mari Baianinha.
Adriana Sant’Anna e Rodrigão (BBB 11)
A participante carioca Adriana Sant’Anna foi eleita Miss Universo Campos dos Goytacazes 2011, pouco antes de entrar no programa. Como após sair do BBB ela posou nua para a revista Playboy, quebrando uma das regras do Miss Universo sobre nudez, ela foi destituída do título de miss e, portanto, não chegou a disputar o estadual do Rio de Janeiro.
Outro representante dos concursos no elenco de 2011 foi o paranaense Rodrigão Gomes (BBB 11), que defendeu o seu estado no Mister Brasil CNB 2010. Na ocasião, ele se classificou em terceiro lugar –o vencedor foi o gaúcho Jonas Sulzabch, que participou do BBB 12.
Renan Oliveira (BBB 16)
O paulista Renan Oliveira, do BBB 16, em 2011 defendeu a faixa de Mister Atol das Rocas/RJ no Mister Brasil CNB daquele ano. Na época com 24 anos, ele conquistou o título de Mister Fotogenia e se classificou em quarto lugar na final da disputa nacional, que foi vencida pelo modelo e ator Lucas Malvacini. Natural de Amparo, no interior de São Paulo, Renan também não foi vencedor do BBB daquele ano, que consagrou como campeã a goiana Munik Nunes.
OUTRAS MISSES E MISTERS
- Natalia Cassasola (BBB 8 E BBB 13) - Miss Rio Grande do Sul Juvenil 2000
- Michelle Costa (BBB 9) - Miss Universo Pernambuco 2008
- Francine Piaia (BBB 9) – A paulista foi eleita Miss ABCD 2007 e, com o título, garantiu vaga no Miss Universo São Paulo 2008, no qual representou São Bernardo do Campo. Na ocasião, ela não se classificou no primeiro corte de 12 semifinalistas.
- Eliéser Ambrósio (BBB 10 e BBB 13) - O paranaense ostentou a faixa municipal de Mister Goioerê em 2009 e foi candidato do Mister Paraná CNB daquele ano – o vencedor da edição foi Rodrigão Gomes (BBB 11).
- Amanda Gontijo (BBB 14) - Miss Universo Divinópolis (MG) 2012
- Tatiele Polyana (BBB 14) - Miss Universo Cianorte (PR) 2011
- Ieda Wobeto (BBB 17) - Miss Universo Canoas (RS) 1964
- Vivian Amorim (BBB 17) - Miss Universo Amazonas 2012
- Isabella Cecchi (BBB 19) - Miss Universo Canguaretama (RN) 2017
MISSES EM OUTROS REALITIES
O BBB criou, de certa forma, uma tendência e outros realities da TV brasileira também levaram misses e misters aos seus respectivos confinamentos. A vencedora do Miss Brasil 2013, a mato-grossense Jakelyne Oliveira -- que foi quinto lugar no Miss Universo daquele ano --, por exemplo, esteve no elenco da 12ª edição de A Fazenda (Record TV), em 2020.
No ano anterior, na 11ª edição de A Fazenda, estava presente a Miss São Paulo 2016 (Universo), a modelo Sabrina de Paiva. Fora as participantes do Miss Bumbum, além de Paiva também são ex-misses-peoas: Rayanne Morais, Miss Rio de Janeiro 2012 (Fazenda 8) e Débora Lyra, Miss Brasil 2010 (Fazenda 7).
Do lado masculino, a casa da Record recebeu em 2023 o Mister Brasil CNB daquele mesmo ano, o nadador olímpico Henrique Martins. Também entraram na casa misters de franquias não tão conhecidas, como o Mister Brasil do sindicato Pró-Beleza. Entre eles estão Caíque Aguiar da Fazendo 2018 (Mister Brasil 2016) e Lucas Viana (Mister Brasil 2015), que estava na edição de 2019, ao lado de Paiva.
Comentários
Ver todos os comentários