Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil

Miss Brasil usa vestido inspirado em Nossa Senhora Aparecida em concurso mundial

Pernambucana Cinthya Moura ficou em 3º lugar no Reina Hispanoamericana 2024

De Faixa a Coroa - Reina Hispanoamericana 2023
A pernambucana Cinthya Moura representou o Brasil no Reina Hispanoamericana 2023 - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na madrugada desta segunda-feira (29), a pernambucana Cinthya Moura, 24, viralizou nas redes sociais após se apresentar na Bolívia com um traje inspirado em Nossa Senhora Aparecida. Ela representou o país no Reina Hispanoamericana 2023, tradicional concurso de beleza latino, que chegou a sua 32ª edição.

Em tons de dourado, o vestido usado pela modelo ostentava uma fenda frontal, uma gola alta e um véu transparente, com fios azuis-claros, que vinham da cabeça aos pés, formando uma cauda que se arrastava ao chão conforme ela caminhava. A roupa foi criada pelo estilista mineiro Hélcio Junior, bastante conhecido por fazer vestidos exuberantes para misses brasileiras.

"Todo bordado a mão, o vestido possui mangas longas e gola alta, com desenhos barrocos e flechas de luz em pedras douradas ao longo do corpo. As pedras azuis bordadas no véu simbolizam as águas, enquanto as tramas em pedras remetem à rede de pesca da história de Nossa Senhora, que foi jogada às águas e encontrou o corpo e a cabeça da imagem da santa", detalha Hélcio em suas redes sociais.

"Durante todo o confinamento, nossa Miss Brasil fez homenagens a 'Reinas' (Rainhas) do Brasil. E para a grande final, Cynthia nos pediu que a criação do vestido de gala fosse uma grande homenagem a nossa 'Reina' brasileira, a Nossa Senhora Aparecida! E assim nossa equipe de costureiras e bordadeiras trabalhou nesse grande desafio e chegou a esse vestido que é uma verdadeira joia", explicou.

Na ocasião, a Miss Brasil ficou em terceiro lugar, enquanto a venezuelana Fernanda Rojas se classificou em segundo. A peruana Maricielo Gamarra, 28, foi a vencedora da noite. Esta é a segunda vez consecutiva que o Peru conquista a coroa, uma vez que a vencedora do ano passado foi a também peruana Arlette Rujel, 24.

Completaram o grupo de seis finalistas as misses Michelle Arceo, das Filipinas (4º lugar), Bianty Gomperts, de Curaçao (5º), e Paula Alarcón, da Colômbia (6º).

Cinthya, que foi vice Miss Grand Brasil 2023, disputou o posto com outras 26 candidatas e tentava conquistar o sexto título brasileiro na competição. Antes dela, cinco brasileiras já conquistaram o título, que teve como primeira vencedora a paulista Patrícia Godói, em 1991. Depois vieram Carolina Muller (1995), Cecilia Valarini (2003), Francine Eickemberg (2006) e Vivian Noronha (2008). O jejum para o Brasil é de 16 anos.

De Faixa a Coroa
Pernambucana Cinthya Moura usou vestido de gala inspirado em Nossa Senhora Aparecida. - Divulgação

Não muito conhecido por aqui, o Reina Hispanoamericana é um concurso latino que faz parte de um circuito importante dentro do setor. Ele surgiu para celebrar a beleza hispânica e tem crescido de forma gradual. Algumas características singulares o destacam para ocupar esse patamar de relevância. Uma delas é que ele acontece religiosamente todos os anos desde que surgiu, e no mesmo lugar.

Com sede na Bolívia, a disputa se passa todos os anos na cidade de Santa Cruz de La Sierra, exceto em 2004 e 2005, quando foi realizado em Cochabamba. Vale lembrar que em 2020 não houve concurso, por conta da pandemia de Covid-19. Sua principal característica é a de oferecer, ao mesmo tempo, oportunidades para misses em diferentes momentos da carreira e também a chance de consolidar a experiência na indústria da beleza.

Exemplo disso é que, entre as brasileiras candidatas, algumas já haviam sido ou depois se tornaram Miss Brasil das franquias Universo ou Mundo, as duas principais vigentes hoje no país. Entre elas estão a paulista Patrícia Godói (Miss Brasil Universo 1991), a goiana Jane Borges (Miss Brasil Mundo 2006), a mineira Tamara Almeida (Miss Brasil Mundo 2008), a amazonense Mayra Dias (Miss Brasil Universo 2018) e a carioca Gabrielle Vilela (Miss Brasil Mundo 2017 e Miss Grand Brasil 2018).

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem