Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Bisavó argentina de 72 anos é mulher mais velha da história a se candidatar ao Miss Universo

Regra sobre idade máxima para o concurso mudou neste ano; antes, limite era de 28 anos

A atriz e modelo argentina Iris Amelia Alioto, de 72 anos
A atriz e modelo argentina Iris Amelia Alioto, de 72 anos - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As redes sociais que acompanham os concursos de beleza foram inundadas nesta semana com imagens da atriz e modelo argentina Iris Amelia Alioto. Aos 72 anos e bisavó, ela foi anunciada na segunda-feira (15) como candidata oficial da etapa de Buenos Aires do Miss Universo Argentina 2024.

Professora de dança e tradutora, Iris é a primeira aspirante a Miss Universo do país latino com mais de 50 anos de idade e a mais velha candidata de qualquer instância do Miss Universo em mais de 70 anos de história. Nascida em 1952, ela tem menos de 500 seguidores em seu perfil no Instagram e, em seu currículo, constam participações em produções para o cinema e TV argentinos, ao lado de nomes como Cecilia Roth –uma das atrizes mais famosas do país.

"A idade eu já tenho e sei bem aonde vou. Não tenho medo de qualquer agressão ou hostilidade que eu possa receber do público. Acho que quando me ofenderem, eu vou mandar um beijo!", disse ela quando questionada sobre o desfile de traje de banho em entrevista a um programa da TV local.

Sua candidatura só foi possível após a mudança da regra de idade anunciada em setembro passado pela organização do Miss Universo, que prega o fim dos limites de idade para participar do concurso. A novidade é histórica, uma vez que isso nunca havia ocorrido em mais de 70 anos de existência da competição, criada em 1952, e passou a valer a partir de janeiro de 2024. Antes disso, só podiam estar na competição misses entre 18 e 28 anos.

A iniciativa de Iris, aparentemente, estimulou outras mulheres argentinas acima de 28 a se candidatarem. Além de moças de 20 e poucos anos, também estão na lista do Miss Universo Buenos Aires 2024 a profissional de saúde Maria Alejandra de Pascua, de 54 anos, anunciada na terça-feira (16), e a modelo e professora de inglês Romina Alarcón, de 37 anos, revelada na quarta-feira (17).

Outro destaque do grupo de postulantes à coroa da capital portenha é a neta de Iris: a estudante Abril Ayelen Manfrin, de 20 anos. Ela, que é uma modelo plus size e mãe de um menino de 3 anos, já foi candidata ao mesmo certame em 2023 e diz ter tido que lidar com muitas críticas na internet sobre seu corpo, mas que este ano está mais forte para lidar com isso, ao lado da avó.

Iris, no entanto, não é a primeira miss acima dos 50 anos que utiliza da nova regra em 2024. Na semana passada, a filipina Jocelyn Cubales, 69, tornou-se a pioneira dessa abertura ao ser revelada como uma das candidatas oficiais da etapa de Quezon City para o Miss Universo Filipinas. A final do concurso asiático, considerado um dos maiores e mais importantes nacionais de beleza do planeta, será no dia 31 de janeiro.

Vale lembrar que a notícia da mudança de regras do Miss Universo chegou em um contexto inédito para a marca, que nunca esteve tão próxima dos temas de diversidade e inclusão. O principal motivador dessa disrupção foi a compra do concurso, há quase dois anos, pela empresária tailandesa Anne Jakrajutatip, que é uma mulher transgênero.

Inclusive, a última edição do Miss Universo, em novembro passado, foi considerada a mais "plural", já que além de duas mulheres transêneros (Portugal e Holanda), teve entre as candidatas uma modelo plus size (Miss Nepal) e duas mães (misses Colômbia e Guatemala). A atual vencedora do Miss Universo é a nicaraguense Sheynnis Palacios, de 23 anos.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem