Miss Universo: O Brasil tem reais chances de vencer em 2023? Especialistas analisam
Seis missólogos elencam pontos que podem fazer Maria Brechane quebrar jejum de 55 anos
A final do Miss Universo 2023 bate à porta. Depois de quase duas semanas de confinamento, o show de coroação acontece na noite deste sábado (18) em El Salvador. São 84 misses disputando o trono que hoje pertence à norte-americana R'Bonney Gabriel, 29.
E a pergunta que todos se fazem nesse momento é: "O Brasil tem reais chances de vencer?" Experts em concursos de beleza –chamados de missólogos– acham que a gaúcha Maria Eduarda Brechane, 19, é sim, uma das favoritas (saiba tudo sobre ela aqui).
Se de fato ela for coroada, quebra um jejum de 55 anos desde a última vitória brasileira, com a baiana Martha Vasconcelos, em 1968. Antes dela, nossa primeira Miss Universo foi a também gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963.
Pois como favoritismo não vence concurso, a "De Faixa a Coroa" falou com seis desses especialistas brasileiros no segmento para entender quais as razões que podem fazer Maria conquistar o terceiro título do Brasil na competição. A coluna destrinchou ponto a ponto com eles para saber se, de fato, já podemos criar expectativas de vitória.
1 - ESTUDOU O CONCURSO
Segundo os missólogos, um dos pontos fortes de Maria Brechane é que ela sabe bem o que está fazendo, pois estudou o concurso e se preparou bastante antes de chegar na competição. "Ela gosta de ser miss, por isso tem garra, determinação e vontade", destaca a missóloga e apresentadora de TV Cris Barth, 50, que comanda todos os dias o matutino "Pode Chegar", na emissora gaúcha RDCTV.
"O que mais me impressiona desde que ela venceu o estadual, é que Maria estudou o concurso. Ela tem uma entrega absoluta e isso tem muito mérito. É atitude de uma atleta de alta performance. Ela sabe onde está pisando, qual sua posição no momento e onde quer chegar. Está fazendo tudo certo", emenda.
2- CONFINAMENTO EXEMPLAR
Outro destaque é que a Miss Universo Brasil teve uma postura exemplar durante os quase 20 dias de confinamento. Energia contagiante, performance excelente, respeito, educação e atenção com todos foram seus pontos fortes.
"Ela foi muito efetiva, profissional e sólida em todo o período da competição. Fez um belo confinamento pois participou de todos os eventos muito bem, teve notoriedade, apareceu na mídia local e mundial, esteve presente nas fotos e vídeos", observa Carlos Totti, 43, diretor do canal de streaming UMiss, especializado no universo da beleza.
O paulista Renan Lima, 32, integrante do grupo Universo Miss (@grupouniversomiss), acha que Maria tem um pouco de muitas qualidades, e que esse conjunto ajuda em seu desempenho e postura nos dias de concurso, um ambiente onde há muita pressão. "Jovem, moderna, inteligente, carismática, antenada, bonita, autêntica, simpática. Veja tudo isso em Maria Brechane. Ela é uma raridade e pode mostrar ao mundo o perfil de uma nova líder. Vejo nela uma verdade além do discurso das redes sociais", diz.
3 - COMUNICAÇÃO UNIVERSAL
Segundo o consultor de misses Paulo Filho, 36, que comanda a página "Hora da Miss" (@horadamiss), Maria Brechane é uma comunicadora nata, e isso é uma característica cada vez mais requerida no mundo miss. "Seu ponto forte é a eloquência e poder de argumentação. Acredito que sua entrevista será o momento de maior destaque dentro da competição".
Totti, que está em El Salvador, concorda com Paulo e menciona a autoconfiança da miss. O executivo também destaca que um dos diferenciais de Maria é que ela fala bem diferentes idiomas. "Falei com ela logo após a entrevista preliminar com os jurados, e ela se mostrou confiante e muito segura mesmo. Em nenhum momento disse que poderia ter dito outra coisa ou feito algo melhor", relata.
4- GUARDA ROUPA 'FRESH'
Para a dupla de missólogos piauienses Luís Felipe Bezerra Gaspar, 25, e Samuel Torres dos Santos, 24, que comandam o perfil Com uma Coroa (@comumacoroa), os looks de Maria nos dias de concurso também a levam mais perto da coroa. Eles julgam como acertadas as escolhas das roupas, com opções modernas, fresh e que imprimem a personalidade da miss.
"Tem muita informação legal de moda em seus looks, que foram bem variados e comprovaram o quanto Maria pode ser versátil. Além das roupas, ela demonstrou durante todo o confinamento que merece essa coroa por principalmente se conectar com o público", afirmam.
5- PERFORMANCE DE PALCO
Os missólogos também acham que nos desfiles preliminares, em traje de banho e gala, Maria Brechane foi impactante, o que conta muitos pontos a favor dela.
"Eu gostei muito de sua desenvoltura de passarela e acho que ela soube levar muito bem os trajes. No maiô, fez um malabarismo perfeito com a capa transparente e também fluiu junto com o vestido amarelo esvoaçante. Conseguiu aguentar a pressão no palco com inteligência emocional", analisa a missóloga paulista Iza Garcia, que comanda o perfil "Voz de Miss" (@vozdemiss).
"É inegável que, quando entrou no palco, Maria tomou conta! Estava com uma luz de vencedora desde a apresentação, quando usou a língua de sinais [LIBRAS]", relembra Cris Barth.
6 - PROJETO SOCIAL
Outro mérito da Miss Brasil é que ela se classificou entre as dez finalistas da etapa chamada "Voice for Change", onde as candidatas apresentaram um projeto social que desenvolveram em seus países. A prova conta pontos e mostra que as jovens não só são belas, mas também engajadas.
"É incrível que o projeto de Maria tenha sido visto com bons olhos e está ali no Top 10. Essa classificação prova que a nossa miss tem competitividade e está no jogo para vencer a coroa. Caso contrário, não teria se destacado em uma etapa que é tão criteriosa como essa", analisa Iza Garcia.
"Com certeza, podemos sim voltar a sonhar com a coroa de Miss Universo para o Brasil. E pensar que esse sonho pode se realizar ainda esta noite. Vamos torcer", finaliza a missóloga.
Comentários
Ver todos os comentários