Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Miss Universo: O Brasil tem reais chances de vencer em 2023? Especialistas analisam

Seis missólogos elencam pontos que podem fazer Maria Brechane quebrar jejum de 55 anos

Miss Universo Brasil 2023, Maria Brechane
Miss Universo Brasil 2023, Maria Brechane - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A final do Miss Universo 2023 bate à porta. Depois de quase duas semanas de confinamento, o show de coroação acontece na noite deste sábado (18) em El Salvador. São 84 misses disputando o trono que hoje pertence à norte-americana R'Bonney Gabriel, 29.

E a pergunta que todos se fazem nesse momento é: "O Brasil tem reais chances de vencer?" Experts em concursos de beleza –chamados de missólogos– acham que a gaúcha Maria Eduarda Brechane, 19, é sim, uma das favoritas (saiba tudo sobre ela aqui).

Se de fato ela for coroada, quebra um jejum de 55 anos desde a última vitória brasileira, com a baiana Martha Vasconcelos, em 1968. Antes dela, nossa primeira Miss Universo foi a também gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963.

Pois como favoritismo não vence concurso, a "De Faixa a Coroa" falou com seis desses especialistas brasileiros no segmento para entender quais as razões que podem fazer Maria conquistar o terceiro título do Brasil na competição. A coluna destrinchou ponto a ponto com eles para saber se, de fato, já podemos criar expectativas de vitória.

1 - ESTUDOU O CONCURSO

Segundo os missólogos, um dos pontos fortes de Maria Brechane é que ela sabe bem o que está fazendo, pois estudou o concurso e se preparou bastante antes de chegar na competição. "Ela gosta de ser miss, por isso tem garra, determinação e vontade", destaca a missóloga e apresentadora de TV Cris Barth, 50, que comanda todos os dias o matutino "Pode Chegar", na emissora gaúcha RDCTV.

"O que mais me impressiona desde que ela venceu o estadual, é que Maria estudou o concurso. Ela tem uma entrega absoluta e isso tem muito mérito. É atitude de uma atleta de alta performance. Ela sabe onde está pisando, qual sua posição no momento e onde quer chegar. Está fazendo tudo certo", emenda.

2- CONFINAMENTO EXEMPLAR

Outro destaque é que a Miss Universo Brasil teve uma postura exemplar durante os quase 20 dias de confinamento. Energia contagiante, performance excelente, respeito, educação e atenção com todos foram seus pontos fortes.

"Ela foi muito efetiva, profissional e sólida em todo o período da competição. Fez um belo confinamento pois participou de todos os eventos muito bem, teve notoriedade, apareceu na mídia local e mundial, esteve presente nas fotos e vídeos", observa Carlos Totti, 43, diretor do canal de streaming UMiss, especializado no universo da beleza.

O paulista Renan Lima, 32, integrante do grupo Universo Miss (@grupouniversomiss), acha que Maria tem um pouco de muitas qualidades, e que esse conjunto ajuda em seu desempenho e postura nos dias de concurso, um ambiente onde há muita pressão. "Jovem, moderna, inteligente, carismática, antenada, bonita, autêntica, simpática. Veja tudo isso em Maria Brechane. Ela é uma raridade e pode mostrar ao mundo o perfil de uma nova líder. Vejo nela uma verdade além do discurso das redes sociais", diz.

3 - COMUNICAÇÃO UNIVERSAL

Segundo o consultor de misses Paulo Filho, 36, que comanda a página "Hora da Miss" (@horadamiss), Maria Brechane é uma comunicadora nata, e isso é uma característica cada vez mais requerida no mundo miss. "Seu ponto forte é a eloquência e poder de argumentação. Acredito que sua entrevista será o momento de maior destaque dentro da competição".

Totti, que está em El Salvador, concorda com Paulo e menciona a autoconfiança da miss. O executivo também destaca que um dos diferenciais de Maria é que ela fala bem diferentes idiomas. "Falei com ela logo após a entrevista preliminar com os jurados, e ela se mostrou confiante e muito segura mesmo. Em nenhum momento disse que poderia ter dito outra coisa ou feito algo melhor", relata.

4- GUARDA ROUPA 'FRESH'

Para a dupla de missólogos piauienses Luís Felipe Bezerra Gaspar, 25, e Samuel Torres dos Santos, 24, que comandam o perfil Com uma Coroa (@comumacoroa), os looks de Maria nos dias de concurso também a levam mais perto da coroa. Eles julgam como acertadas as escolhas das roupas, com opções modernas, fresh e que imprimem a personalidade da miss.

"Tem muita informação legal de moda em seus looks, que foram bem variados e comprovaram o quanto Maria pode ser versátil. Além das roupas, ela demonstrou durante todo o confinamento que merece essa coroa por principalmente se conectar com o público", afirmam.

5- PERFORMANCE DE PALCO

Os missólogos também acham que nos desfiles preliminares, em traje de banho e gala, Maria Brechane foi impactante, o que conta muitos pontos a favor dela.

"Eu gostei muito de sua desenvoltura de passarela e acho que ela soube levar muito bem os trajes. No maiô, fez um malabarismo perfeito com a capa transparente e também fluiu junto com o vestido amarelo esvoaçante. Conseguiu aguentar a pressão no palco com inteligência emocional", analisa a missóloga paulista Iza Garcia, que comanda o perfil "Voz de Miss" (@vozdemiss).

"É inegável que, quando entrou no palco, Maria tomou conta! Estava com uma luz de vencedora desde a apresentação, quando usou a língua de sinais [LIBRAS]", relembra Cris Barth.

6 - PROJETO SOCIAL

Outro mérito da Miss Brasil é que ela se classificou entre as dez finalistas da etapa chamada "Voice for Change", onde as candidatas apresentaram um projeto social que desenvolveram em seus países. A prova conta pontos e mostra que as jovens não só são belas, mas também engajadas.

"É incrível que o projeto de Maria tenha sido visto com bons olhos e está ali no Top 10. Essa classificação prova que a nossa miss tem competitividade e está no jogo para vencer a coroa. Caso contrário, não teria se destacado em uma etapa que é tão criteriosa como essa", analisa Iza Garcia.

"Com certeza, podemos sim voltar a sonhar com a coroa de Miss Universo para o Brasil. E pensar que esse sonho pode se realizar ainda esta noite. Vamos torcer", finaliza a missóloga.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem